Relação entre os níveis hierárquicos em uma unidade de negócio de uma metalúrgica brasileira e sua competitividade na percepção dos funcionários

Autores/as

  • Antonio Fernandes Barreto FIPEN - Instituto Paulista de Ensino
  • Djair Picchiai FACCAMP - Faculdade Campo Limpo Paulista

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v9i0.94

Palabras clave:

nivelamento organizacional, modelo de gestão, unidade de negócio

Resumen

O mercado e a competição levam a empresa a desenvolver seu plano estratégico, o desafio está em desdobrar este plano na organização e envolver seus profissionais, a fim de obter comprometimento no cumprimento das ações, e principalmente no alinhamento dos objetivos e seus respectivos níveis hierárquicos na organização. Esta pesquisa revela o modelo de gestão empregado em uma unidade de negócio de uma indústria metalúrgica e o relacionamento entre os principais níveis hierárquicos. Utilizando um instrumento de avaliação denominado modelo organizacional flexível desenvolvido por Mendes (2002), aplicou-se um questionário tipo likert de cinco escalas, o número um representava total discordância e o cinco a total concordância. Foram calculadas as medianas do grau de concordância na escala likert e o grau de concordância e discordância por meio de dicotomização dos dados. O estudo apontou um elevado grau de concordância com o modelo organizacional flexível aplicado a esta unidade de negócio, além de confirmar seu nivelamento entre os níveis hierárquicos pesquisados, como elementos do aumento da competitividade na percepção dos respondentes.

Biografía del autor/a

Antonio Fernandes Barreto, FIPEN - Instituto Paulista de Ensino

Mestre em Administração das Micro e Pequenas Empresas (2011); Especialista em Administração  Geral (1997); Bacharel em Administração (1989). * Professor Universitário na Disciplina Organização  Sistemas e Métodos. * Experiência profissional nas áreass de Gestão de Suprimentos, Pessoas, Educação e Cooperativismo de Crédito. * Atuação como: Auditor da Qualidade e Housekeeping; Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores; Redução de Custos Industriais; Implantação  de Sistemas da Qualidade, Ambiental, Saúde e Segurança com foco em Aquisição; Implementação e Gerenciamento via Sistema SAP - MM; Processo de Simplificação de Compras; Compras eletronicas - B2B; MRP em Materiais de reparo e operações; Negocios de Insumos, Serviços.

Djair Picchiai, FACCAMP - Faculdade Campo Limpo Paulista

Professor do Mestrado Profissional na FACCAMP “ Faculdade Campo Limpo Paulista, Possui mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (1983) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1991). Atualmente é professor da Fundação Getúlio Vargas - SP (desde 1987). Tem experiência na area de administração, com enfase  e em administração  estratégica e de  pequenos negócioss, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão  estratégica, estrutura organizacional, gestão de pessoas, administração  hospitalar e gestão pública. Desde março de 2007 estÃo colaborando na formulação e implantação do mestrado profissional de administração das Faculdades Campo Limpo Paulista, que foi aprovado pela Capes-Mec em 2008, começando a funcionar em 2009. Tem mais de 36 anos de experiência no setor público como executivo público. Tem 34 anos como professor universitá¡rio. Tem publicações  desde 1977, artigos em revistas qualis e vários relatórios de pesquisas publicados pelo núcleo de publicações e pesquisas da EAESP-FGV.

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Publicado

2013-07-04

Cómo citar

Barreto, A. F., & Picchiai, D. (2013). Relação entre os níveis hierárquicos em uma unidade de negócio de uma metalúrgica brasileira e sua competitividade na percepção dos funcionários. Revista Científica Hermes, 9. https://doi.org/10.21710/rch.v9i0.94

Número

Sección

Artigos Temáticos