Saúde e segurança no trabalho – na percepção dos alunos de uma faculdade paulista

Autores

  • Antonio Fernandes Barreto FIPEN - Instituto Paulista de Ensino
  • Ailton Alexandre FIPEN - Instituto Paulista de Ensino
  • Aline Gabriela Almeida Santos FIPEN - Instituto Paulista de Ensino
  • Diego Rodrigo da Silva FIPEN - Instituto Paulista de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v12i0.140

Palavras-chave:

saúde e segurança no trabalho, condições de trabalho, Alpha de Cronbach

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é investigar na percepção dos alunos de uma faculdade localizada na região da grande São Paulo, as condições de trabalho que esses foram submetidos como trabalhadores nas suas empresas contratantes. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário, adaptado, desenvolvido por Miranda Junior (2009), com escala de concordância tipo Likert de cinco pontos, e por meio de pesquisa bibliográfica buscou-se conhecer a importância do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho. A pesquisa caracteriza-se como de natureza exploratória, cujos métodos empregados são o qualitativo e o quantitativo na avaliação do modelo utilizado. Os resultados foram analisados com a aplicação de estatística não paramétrica pela análise das medianas e comparação de dados, obtendo-se como resultado a neutralidade das condições de Segurança e Saúde do Trabalho demonstrada pela amostra pesquisada, além da confiabilidade no instrumento utilizado e confirmação da literatura pesquisada.

Biografia do Autor

Antonio Fernandes Barreto, FIPEN - Instituto Paulista de Ensino

Mestre em Administração das Micro e Pequenas Empresas (2011); Especialista em Administração Geral (1997); Bacharel em Administração (1989). * Professor Universitário na Disciplina Organização Sistemas e Métodos. * Experiência profissional nas Ãreas de Gestão de Suprimentos, Pessoas, Educação e Cooperativismo de Crédito. * Atuações como: Auditor da Qualidade e Housekeeping; Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores; Redução de Custos Industriais; Implantação de Sistemas da Qualidade, Ambiental, Saúde e Segurança com foco em Aquisições; Implementação e Gerenciamento via Sistema SAP - MM; Processo de Simplificação de Compras; Compras eletrônicas - B2B; MRP em Materiais de reparo e operações; Negociações de Insumos, Serviços, Peças Especiais e Equipamentos no Mercado Interno.

Ailton Alexandre, FIPEN - Instituto Paulista de Ensino

Discente

Aline Gabriela Almeida Santos, FIPEN - Instituto Paulista de Ensino

Discente

Diego Rodrigo da Silva, FIPEN - Instituto Paulista de Ensino

Discente

Referências

ALMEIDA, C.L. Proposta de indicadores para avaliação de desempenho dos sistemas de gestão ambiental e de segurança e saúde no trabalho de empresas do ramo de engenharia consultiva. Dissertação (Mestrado) – Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2013.

BRASIL. Portal Brasil. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/saude-do-trabalhador/acidentes-de-trabalho>, Acesso em: 9 set. 2013.

BRASIL. MPS – Ministério da Previdência e Assistência Social, Disponível em: <http://www.mpas.gov.br/conteudoDinamico.php?id=500>, Acesso em: 9 set. 2013.

COSTA, Maria Carolina Maggiotti. A gestão da segurança e saúde no trabalho: a experiência do arranjo produtivo local do setor metal-mecânico da região paulista do Grande ABC. Dissertação (Mestrado) – São Paulo: Centro Universitário Senac, 2006.

DA COSTA, D.D.C.; MENEGON, N.L. Condução de ações em Saúde e Segurança do Trabalho em pequenas e médias empresas: análise de três casos. Rev. bras. Saúde ocup., v. 32, n. 116, p. 60-71, 2007.

DA SILVA, E.H.D.R.; DANIEL, B.H.; DE OLIVEIRA, D.B. (2012). Os sistemas de gestão em segurança e saúde no trabalho em auxílio à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, v. 1, n. 2, p. 157-172, 2012.

FREITAS, A.L.P.; RODRIGUES, S.G. A avaliação da confiabilidade de questionário: uma análise utilizando o coeficiente alfa de Cronbach. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 12., nov. 2005, Bauru: Unesp, 2005.

GUIMARÃES, T.; BRANDON, B.; GUIMARÃES, E.R. Empirically testing some major factors for bank innovation success. Journal of Performance Management, v. 23, n. 2, 2010, p. 34-48. Disponível em: <http://search.proquest.com/docview/856125539?accountid=34749> . Acesso em: 13 jan. 2015.

DA HORA, H.R.M.; REGO MONTEIRO, G.T.; ARICA, J. Confiabilidade em questionários para qualidade: um estudo com o coeficiente alfa de Cronbach. Produto&Produção, v. 11, n. 2, 2010.

KHOURY, G.; ANALOUI, F. How Palestinian managers cope with stress. Journal of Management Development, v. 29, n. 3, 2010, p. 282-291.

MIRANDA JR., Luiz Carlos de. Avaliação do sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho: um estudo de caso em empresa distribuidora de energia elétrica. Dissertação (Mestrado) – São Paulo: Centro Universitário Senac, 2009.

MORGAN, G. Imagens da organização edição executiva. São Paulo: Atlas, 2007.

MUKAI, H. Sistemas integrados de gestão de design, qualidade, ambiente, saúde e segurança no trabalho: aplicação às pequenas e médias empresas do setor moveleiro. Tese (Doutorado), Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2013.

OIT – Organização Internacional do Trabalho. Cartilha OIT. Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho: um instrumento para uma melhoria contínua. Turim: Ciência Gráfica, 2011. Disponível em: <http://www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/---ed_protect/---protrav/---safework/documents/publication/wcms_154878.pdf>. Acesso em: 22 set. 2013.

OHSAS 18001: 2007. Norma Técnica Colombiana NTC 180001- Sistema de Gestión en seguridad y Salud Ocupacional. 2007.

PEREIRA, D.A.P.; AMARAL, V.L.A.R.D. Escala de avaliação de depressão para crianças: um estudo de validação; Children depression evaluation scale: a validity assessment. Estud. psicol., v. 21, n. 1, p. 5-23, 2004.

PEREIRA, J.C.R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas ou sociais. São Paulo: Edusp, 2004.

SANTOS, C.D.S.; CERCHIARI, E.A.N.; ALVARENGA, M.R.M.; FACCENDA, O.; OLIVEIRA, M.A.D.C. (2010). Avaliação da confiabilidade do mini-exame do estado mental em idosos e associação com variáveis sociodemográficas. Cogitare Enfermagem, v. 15, n. 3, p. 406-412, 2010. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/cogitare/article/viewFile/18879/12189>. Acesso em: 30 out. 2014.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 2009.

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

Barreto, A. F., Alexandre, A., Santos, A. G. A., & da Silva, D. R. (2014). Saúde e segurança no trabalho – na percepção dos alunos de uma faculdade paulista. Revista Científica Hermes - Fipen, 12. https://doi.org/10.21710/rch.v12i0.140