Relação entre os níveis hierárquicos em uma unidade de negócio de uma metalúrgica brasileira e sua competitividade na percepção dos funcionários
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v9i0.94Palavras-chave:
nivelamento organizacional, modelo de gestão, unidade de negócioResumo
O mercado e a competição levam a empresa a desenvolver seu plano estratégico, o desafio está em desdobrar este plano na organização e envolver seus profissionais, a fim de obter comprometimento no cumprimento das ações, e principalmente no alinhamento dos objetivos e seus respectivos níveis hierárquicos na organização. Esta pesquisa revela o modelo de gestão empregado em uma unidade de negócio de uma indústria metalúrgica e o relacionamento entre os principais níveis hierárquicos. Utilizando um instrumento de avaliação denominado modelo organizacional flexível desenvolvido por Mendes (2002), aplicou-se um questionário tipo likert de cinco escalas, o número um representava total discordância e o cinco a total concordância. Foram calculadas as medianas do grau de concordância na escala likert e o grau de concordância e discordância por meio de dicotomização dos dados. O estudo apontou um elevado grau de concordância com o modelo organizacional flexível aplicado a esta unidade de negócio, além de confirmar seu nivelamento entre os níveis hierárquicos pesquisados, como elementos do aumento da competitividade na percepção dos respondentes.
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