Relação entre os níveis hierárquicos em uma unidade de negócio de uma metalúrgica brasileira e sua competitividade na percepção dos funcionários

Autores

  • Antonio Fernandes Barreto FIPEN - Instituto Paulista de Ensino
  • Djair Picchiai FACCAMP - Faculdade Campo Limpo Paulista

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v9i0.94

Palavras-chave:

nivelamento organizacional, modelo de gestão, unidade de negócio

Resumo

O mercado e a competição levam a empresa a desenvolver seu plano estratégico, o desafio está em desdobrar este plano na organização e envolver seus profissionais, a fim de obter comprometimento no cumprimento das ações, e principalmente no alinhamento dos objetivos e seus respectivos níveis hierárquicos na organização. Esta pesquisa revela o modelo de gestão empregado em uma unidade de negócio de uma indústria metalúrgica e o relacionamento entre os principais níveis hierárquicos. Utilizando um instrumento de avaliação denominado modelo organizacional flexível desenvolvido por Mendes (2002), aplicou-se um questionário tipo likert de cinco escalas, o número um representava total discordância e o cinco a total concordância. Foram calculadas as medianas do grau de concordância na escala likert e o grau de concordância e discordância por meio de dicotomização dos dados. O estudo apontou um elevado grau de concordância com o modelo organizacional flexível aplicado a esta unidade de negócio, além de confirmar seu nivelamento entre os níveis hierárquicos pesquisados, como elementos do aumento da competitividade na percepção dos respondentes.

Biografia do Autor

Antonio Fernandes Barreto, FIPEN - Instituto Paulista de Ensino

Mestre em Administração das Micro e Pequenas Empresas (2011); Especialista em Administração  Geral (1997); Bacharel em Administração (1989). * Professor Universitário na Disciplina Organização  Sistemas e Métodos. * Experiência profissional nas áreass de Gestão de Suprimentos, Pessoas, Educação e Cooperativismo de Crédito. * Atuação como: Auditor da Qualidade e Housekeeping; Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores; Redução de Custos Industriais; Implantação  de Sistemas da Qualidade, Ambiental, Saúde e Segurança com foco em Aquisição; Implementação e Gerenciamento via Sistema SAP - MM; Processo de Simplificação de Compras; Compras eletronicas - B2B; MRP em Materiais de reparo e operações; Negocios de Insumos, Serviços.

Djair Picchiai, FACCAMP - Faculdade Campo Limpo Paulista

Professor do Mestrado Profissional na FACCAMP “ Faculdade Campo Limpo Paulista, Possui mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (1983) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1991). Atualmente é professor da Fundação Getúlio Vargas - SP (desde 1987). Tem experiência na area de administração, com enfase  e em administração  estratégica e de  pequenos negócioss, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão  estratégica, estrutura organizacional, gestão de pessoas, administração  hospitalar e gestão pública. Desde março de 2007 estÃo colaborando na formulação e implantação do mestrado profissional de administração das Faculdades Campo Limpo Paulista, que foi aprovado pela Capes-Mec em 2008, começando a funcionar em 2009. Tem mais de 36 anos de experiência no setor público como executivo público. Tem 34 anos como professor universitá¡rio. Tem publicações  desde 1977, artigos em revistas qualis e vários relatórios de pesquisas publicados pelo núcleo de publicações e pesquisas da EAESP-FGV.

Referências

Anbreu, M.J.C. & Silva, G.A.V. 2006. Contratos psicológicos nas organizações: bases de sua construção. Revista de Gestão USP 13: 93-104.

Barreto, A.M. 2006. Gestão da informação: ferramenta da produção ou da significação? Informação & Sociedade: Estudos 16(2): 51-61.

Barreto, A.F. & Pozo, H. 2011. A Flexibilidade Organizacional como Fator Estratégico para a Obtenção de Vantagem Competitiva: um Estudo nas Pequenas Indústrias Metalúrgicas da Região de Osasco-SP. Gestão & Regionalidade 27(80).

Davenport, T.H. 1994. Reengenharia de processos. Campus, Rio de Janeiro.

Golla, E. & Johnson, R. 2013. The Relationship between Transformational and Transactional Leadership Styles and Innovation Commitment and Output at Commercial Software Companies. The Business Review 21(1): 337-343.

Ignatiadis, I. & Nandhakumar, J. 2007. The impact of enterprise systems on organizational resilience. Journal of Information Technology 22(1): 36-36.

Mendes, P.J.V. 2002. Flexibilidade organizacional análise de uma experiência de organização e divisão do trabalho por processo em ambiente de P&D. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Mintzberg, H. 2009. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. Atlas, São Paulo.

Morgan, G. 1996. Imagens da organização. Atlas, São Paulo.

Motta, F.C.P. & Vasconcelos, I.F.G. de. 2006. Teoria geral da administração. Cengage Learning, São Paulo.

Nonaka, I. & Takeuchi, H. 1997. Criação de conhecimento na empresa. Campus, São Paulo.

Oliveira, D.P.R. de. 2002. Planejamento Estratégico: conceitos; metodologia e práticas. Atlas, São Paulo.

Oliveira, R.R. & Alves Filho, B.F. 2007. Gestão do Conhecimento Organizacional no nível técnico-gerencial de uma empresa. Um estudo do Serpro-Recife. Anais do 31º ENANPAD. Rio de Janeiro.

Soares, D.P.S.; Silva, C.L.O. & Castro, J.M. 2012. A influência do ambiente e da cultura organizacional no papel da área de recursos humanos: um estudo comparativo de casos em duas empresas de médio porte. Revista Alcance – Eletrônica 19(4): 441-460.

Storbacka, K. 2012. Strategic account management programs: alignment of design elements and management practices. The Journal of Business & Industrial Marketing 27(4): 259-274.

Sveiby, K.E. 1998. A Nova Riqueza das Organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Campus, Rio de Janeiro.

Toffler, A. 1985. A empresa flexível. Record, Rio de Janeiro.

Wright, D.B. 2009. Care in the Country: A Historical Case Study of Long-Term Sustainability in 4 Rural Health Centers. American Journal of Public Health 99(9): 1612-1618.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Barreto, A. F., & Picchiai, D. (2013). Relação entre os níveis hierárquicos em uma unidade de negócio de uma metalúrgica brasileira e sua competitividade na percepção dos funcionários. Revista Científica Hermes, 9. https://doi.org/10.21710/rch.v9i0.94

Edição

Seção

Artigos Temáticos