Princípios e práticas de educação corporativa em indústria farmacêutica

Autores

  • Carlos Vital Giordano Centro Paula Souza.
  • Luiz Claudio Gonçalves Centro Paula Souza.
  • Maressa Priscila Daga de Souza Ribeiro Fundação Armando Alvares Penteado.

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v16i0.278

Palavras-chave:

princípio, sucesso, educação corporativa, práticas

Resumo

Em ambientes de constantes mudanças, aumento de competitividade e inovação, o desenvolvimento de indivíduos se torna desafiador, quando se almeja crescimento sustentável e posicionamento de mercado. O modelo de educação corporativa intenta facilitar esse processo por meio da cultura de aprendizagem, alinhada aos objetivos estratégicos da organização. Assim, este artigo identifica, descreve e analisa as práticas de treinamento e desenvolvimento utilizadas por uma organização, à luz dos princípios de sucesso propostos no modelo de educação corporativa. A fim de atender a esses objetivos, realizou-se entrevista semiestruturada com colaboradores da empresa. Após a entrevista, elaborou-se a transcrição e análise do mencionado pelos entrevistados, apoiadas pelo arcabouço teórico proposto. Identificou-se que a organização apresenta diversas ações estruturadas e alinhadas às práticas dos princípios de sucesso de educação corporativa, possuindo o conceito excelente em dois princípios, conceito bom em outros dois princípios e, por fim, conceito regular em três princípios. De forma geral, a pontuação total obtida na somatória dos sete princípios de sucesso credita o conceito bom à organização, demonstrando a busca por práticas de sucesso, que a colocam em situação de vantagem frente a outras empresas. No entanto, deve ainda fortalecer e reestruturar alguns pontos frágeis, a fim de que todos os princípios de sucesso sejam explorados e os resultados sistêmicos sejam obtidos pelo negócio.

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Publicado

2016-10-22

Como Citar

Giordano, C. V., Gonçalves, L. C., & Ribeiro, M. P. D. de S. (2016). Princípios e práticas de educação corporativa em indústria farmacêutica. Revista Científica Hermes, 16, 132–159. https://doi.org/10.21710/rch.v16i0.278

Edição

Seção

Artigos