Educação Ambiental por meio de horta comunitária: estudo em uma escola pública da cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v16i0.270Palavras-chave:
sustentabilidade, educação ambiental, políticas públicas, PAVS, hortas escolaresResumo
Este artigo apresenta pesquisa realizada sobre Educação Ambiental e tem por finalidade disponibilizar novos conhecimentos e proporcionar à sociedade informações que promovam, fortaleçam e integrem, de forma mais harmoniosa, o ser humano e o meio ambiente. Nesse contexto, políticas públicas são necessárias, sobretudo para que garantam a transmissão de saberes para a ampla conscientização acerca das questões ambientais, dentre as quais se inclui a alimentação saudável. A pesquisa objetivou analisar a aplicação do Programa Ambiente Verde e Saudável (PAVS) em uma escola da rede estadual localizada no município de São Paulo, por meio da verificação da percepção dos professores envolvidos no referido programa. A abordagem é qualitativa e de caráter exploratório e descritivo. Os resultados apresentados permitem afirmar que a percepção dos professores é favorável à adesão e à manutenção do programa, pois fortalece conhecimentos sobre meio ambiente e saúde humana, ao mesmo tempo que fortalece o espírito de equipe na comunidade escolar. Vale ressaltar que o envolvimento docente é voluntário e parcial, não tendo o envolvimento da totalidade do corpo docente. Também foi observado como resultado dessa ação na escola: o aumento no consumo de hortaliças pelos alunos, a criação de subprojetos sustentáveis e aquisição de assistência financeira, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para as escolas consideradas sustentáveis. Por outro lado, cabe destacar que a unidade escolar iniciou as atividades com parcos recursos adquiridos da comunidade escolar e local.
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