Uma empresa sustentável e suas contribuições à sociedade: estudo do caso da edp-energias do Brasil S.A

Autores

  • Leonardo Fabris Lugoboni FEA-USP - DOUTORANDO FECAP - PROFESSOR INSPER - PROFESSOR
  • Marcus Vinicius Moreira Zittei Fecap - professor Furb - doutorando
  • Raquel da Silva Pereira USCS - PROFESSORA
  • Magno Coelho Dias Amorim FECAP - ESPECIALISTA
  • Leticia Sakamoto Soares FATEC Estacio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v10i0.136

Palavras-chave:

sustentabilidade, benefícios, setor de energia elétrica

Resumo

A sustentabilidade é uma realidade que pode ser compreendida como a utilização dos recursos para atender as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender suas próprias necessidades. Esta pesquisa, por sua vez, procura evidenciar a importância da sustentabilidade no contexto empresarial e como as empresas são pressionadas pelo mercado, pela sociedade que está mais consciente de seu papel e agentes reguladores que, além de alertar e educar, estão mais rigorosos em suas fiscalizações para que suas atividades sejam permeadas de responsabilidade social e ambiental. É um estudo de cunho exploratório-descritivo, pois aborda de forma geral a importância da sustentabilidade para a perenidade dos negócios, proporcionando, entre outros, benefícios relacionados à imagem da empresa ante a sociedade, incentivos fiscais e facilidade na concessão de crédito, bem como contribui com a sociedade por meio de projetos culturais e políticas ambientais.

Biografia do Autor

Leonardo Fabris Lugoboni, FEA-USP - DOUTORANDO FECAP - PROFESSOR INSPER - PROFESSOR

Doutorando em Administração, Mestre em Administração, Professor

Marcus Vinicius Moreira Zittei, Fecap - professor Furb - doutorando

Empresario Contabil, Contador, Professor, Mestre em Ciências Contábeis, Doutorando em Ciências Contábeis e Administração

Raquel da Silva Pereira, USCS - PROFESSORA

Doutora em Ciências sociais

Magno Coelho Dias Amorim, FECAP - ESPECIALISTA

Especialista em Controladoria

Leticia Sakamoto Soares, FATEC Estacio de Sá

Graduada em Gestão Financeira

Referências

ADAMI, Humberto. A Responsabilidade Ambiental dos Bancos. Disponível em: <http://www.ibap.org/direitoambiental/artigos/ha.htm> . Acesso em 18 set. 2011.

AKATU. Responsabilidade Social das Empresas: Percepção do Consumidor Brasileiro. [2010]. Disponível em: <http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/file/10_12_13_RSEpesquisa2010_pdf.pdf> . Acesso em 09 out. 2011.

ALBUQUERQUE, José de Lima (Org.). Gestão Ambiental e Responsabilidade Social. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Sistemas de Gestão Ambiental – Diretrizes Gerais sobre Princípios, Sistemas e Técnicas de Apoio. mai. 2007. Disponível em: <http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=38563> . Acesso em 23 out. 2011.

BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

BRASIL. Decreto n. 11.196, de 21 de novembro de 2005. Dispõe sobre incentivos fiscais para a inovação tecnológica. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11196.htm> . Acesso em: 18 set. 2011.

BOVESPA. Índice de Sustentabilidade Empresarial. Disponível em: <http://www.bmfbovespa.com.br/indices/ResumoIndice.aspx?Indice=ISE&idioma=pt-br> . Acesso em 24 jun. 2011.

COMPÊNDIO PARA SUSTENTABILIDADE. IFC – Princípios do Equador. Disponível em: <http://www.institutoatkwhh.org.br/compendio/?q=node/41> . Acesso em 16 set. 2011.

FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Incentivo à Leitura. Disponível em: <http://www.fvc.org.br/letras-de-luz.shtml>. Acesso em 19 set. 2011.

INSTITUTO ETHOS. O que é responsabilidade social. Disponível em: <http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/29/o_que_e_rse/o_que_e_rse.aspx> . Acesso em 25 de jun. 2011.

MARTINELLI, Antônio Carlos. Empresa Cidadã:uma visão inovadora para uma ação transformadora. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

MEGLIORINI, Evandir (Org.). Contabilidade Gerencial. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

OLIVEIRA, José Antônio Puppim de. Empresas na Sociedade: Sustentabilidade e Responsabilidade Social. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

PINHEIRO, Renata Rollin. A Sustentabilidade como um Atributo de Marca. Disponível em: <http://www.slideshare.net/renatarollin/a-sustentabilidade-como-um-atributo-de-marca> . Acesso em: 18 set. 2011.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE. Relatório de Sustentabilidade 2009. Disponível em: <http://energiasdobrasil.infoinvest.com.br/static/ptb/relatorios-anuais-de-sustentabilidade.asp?language=ptb> . Acesso em: 20 set. 2011.

RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE. Relatório de Sustentabilidade 2010. Disponível em: <http://energiasdobrasil.infoinvest.com.br/static/ptb/relatorios-anuais-de-sustentabilidade.asp?language=ptb> . Acesso em: 20 set. 2011.

REIS, S.G. et al. Crédito Ambiental: Análise para Concessão de Créditos sob a Ótica da Responsabilidade Socioambiental. abr. 2009. Disponível em: <http://www.base.unisinos.br/pdf/57.pdf> . Acesso em: 16 set. 2011.

SILVA, A.C.R. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da Inovação: A Economia da Tecnologia do Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Downloads

Publicado

2014-06-10

Como Citar

Lugoboni, L. F., Zittei, M. V. M., Pereira, R. da S., Amorim, M. C. D., & Soares, L. S. (2014). Uma empresa sustentável e suas contribuições à sociedade: estudo do caso da edp-energias do Brasil S.A. Revista Científica Hermes, 10. https://doi.org/10.21710/rch.v10i0.136

Edição

Seção

Artigos Temáticos