Mudanças climáticas na visão de estudantes do ensino médio de escolas da cidade de São Paulo, Brasil

Autores/as

  • Marcel Sena Fernandes Pesquisador do GEPEC
  • Alfredo Pena-Vega Professor do Centro Edgar Morin – EHESS – Paris
  • Alessandro Marco Rosini Centro Universitario das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Izabel Petraglia Doutora em Educação pela USP Professora da UniFMU e do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade/CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v16i0.295

Palabras clave:

mudanças climáticas, estudantes, ensino médio, COP 21

Resumen

Este texto trata de um projeto de pesquisa, em rede internacional, concomitantemente desenvolvido em escolas de São Paulo, no Brasil e em outros doze países. O referencial norteador é a epistemologia da complexidade, de Edgar Morin, e a metodologia multidimensional consiste em pesquisa bibliográfica e de campo: observação, grupos focais, entrevistas e seminários com estudantes de três escolas de Ensino Médio, de São Paulo. A pesquisa, em fase final, tem duração de quatro anos letivos e a primeira fase culminou com a apresentação dos resultados na Conferência Mundial de Mudanças Climáticas (COP 21), em Paris, no ano de 2015. A partir de abordagens inter e transdisciplinares do conhecimento sobre mudança climática, entendemos que a escola pode sensibilizar os estudantes para a ampliação da visão ecológica da realidade. A intenção deste texto é apresentar os primeiros resultados de observações do estudo, cujo objetivoprimordial é estabelecer ações responsáveis para o exercício da cidadania planetária, entre estudantes do Ensino Médio. Que os jovens se tornem cidadãos conscientes em suas escolhas e em seus compromissos sociais, éticos e políticos.

Biografía del autor/a

Marcel Sena Fernandes, Pesquisador do GEPEC

Mestre em Educação pela UNINOVE

Pesquisador do GEPEC

 

Alfredo Pena-Vega, Professor do Centro Edgar Morin – EHESS – Paris

Centro Edgar Morin – EHESS – Paris 
Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris VII

Alessandro Marco Rosini, Centro Universitario das Faculdades Metropolitanas Unidas

Professor Mestrados Administração FMU

Izabel Petraglia, Doutora em Educação pela USP Professora da UniFMU e do GEPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Complexidade/CNPq.

Endereço para correspondência: Rua Albuquerque Lins, 993 apto 172 – São Paulo/SP – CEP – 01230-001 – Brasil.

Citas

DE MELLO-THÉRY, N.A.; CAVICCHIOLI, A.; DUBREUIL, V. Controvérsias ambientais frente à complexidade das mudanças climáticas, Mercator, Fortaleza, v. 12, n. 29, p. 155-170, set./dez. 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação 2013. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao> . Acesso em: 15 mar. 2015.

MORIN, E. Além do progresso. In: MORIN, E.; WULF, C. Planeta: a aventura desconhecida. Trad. Pedro Goergen. São Paulo: Ed. Unesp, 2003.

______. Para além da globalização e do desenvolvimento: sociedade mundo ou império mundo? In: CARVALHO, E.; MENDONÇA, T. (Orgs.). Ensaios de Complexidade 2. Porto Alegre: Sulina, 2004.

______. Penser global. L’humain et son univers. Paris: Editions Robert Laffon; Editions de la Maisons des Sciences de l’Homme, 2015.

______.; KERN, A.B. Terra-Pátria. Trad. Paulo Neves, Porto Alegre: Sulina. 1995.

MMA – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Disponível em: <http://www.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas> . Acesso em: 20 abr. 2016.

OLIVEIRA, D.L. et al. Rio + 20 – uma abordagem sobre os principais temas e as ações do Brasil para promover o desenvolvimento sustentável. Revista Inovação Tecnológica, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 29-50, jan./jun. 2013.

Organização das Nações Unidas (ONU). A ONU e a mudança climática. 2016. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/acao/mudanca-climatica/> . Acesso em: 20 abr. 2016.

PENA-VEGA, A. O despertar ecológico: Edgar Morin e a ecologia complexa. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.

PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliança: metamorfose da ciência. Trad. Miguel Faria e Maria Joaquina Machado Trincheira. Brasília: Ed. UnB, 1991.

Publicado

2016-10-22

Cómo citar

Fernandes, M. S., Pena-Vega, A., Rosini, A. M., & Petraglia, I. (2016). Mudanças climáticas na visão de estudantes do ensino médio de escolas da cidade de São Paulo, Brasil. Revista Científica Hermes, 16, 223–245. https://doi.org/10.21710/rch.v16i0.295

Número

Sección

Artigos