Mudanças climáticas na visão de estudantes do ensino médio de escolas da cidade de São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v16i0.295Palabras clave:
mudanças climáticas, estudantes, ensino médio, COP 21Resumen
Este texto trata de um projeto de pesquisa, em rede internacional, concomitantemente desenvolvido em escolas de São Paulo, no Brasil e em outros doze países. O referencial norteador é a epistemologia da complexidade, de Edgar Morin, e a metodologia multidimensional consiste em pesquisa bibliográfica e de campo: observação, grupos focais, entrevistas e seminários com estudantes de três escolas de Ensino Médio, de São Paulo. A pesquisa, em fase final, tem duração de quatro anos letivos e a primeira fase culminou com a apresentação dos resultados na Conferência Mundial de Mudanças Climáticas (COP 21), em Paris, no ano de 2015. A partir de abordagens inter e transdisciplinares do conhecimento sobre mudança climática, entendemos que a escola pode sensibilizar os estudantes para a ampliação da visão ecológica da realidade. A intenção deste texto é apresentar os primeiros resultados de observações do estudo, cujo objetivoprimordial é estabelecer ações responsáveis para o exercício da cidadania planetária, entre estudantes do Ensino Médio. Que os jovens se tornem cidadãos conscientes em suas escolhas e em seus compromissos sociais, éticos e políticos.
Citas
DE MELLO-THÉRY, N.A.; CAVICCHIOLI, A.; DUBREUIL, V. Controvérsias ambientais frente à complexidade das mudanças climáticas, Mercator, Fortaleza, v. 12, n. 29, p. 155-170, set./dez. 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação 2013. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao> . Acesso em: 15 mar. 2015.
MORIN, E. Além do progresso. In: MORIN, E.; WULF, C. Planeta: a aventura desconhecida. Trad. Pedro Goergen. São Paulo: Ed. Unesp, 2003.
______. Para além da globalização e do desenvolvimento: sociedade mundo ou império mundo? In: CARVALHO, E.; MENDONÇA, T. (Orgs.). Ensaios de Complexidade 2. Porto Alegre: Sulina, 2004.
______. Penser global. L’humain et son univers. Paris: Editions Robert Laffon; Editions de la Maisons des Sciences de l’Homme, 2015.
______.; KERN, A.B. Terra-Pátria. Trad. Paulo Neves, Porto Alegre: Sulina. 1995.
MMA – Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). Disponível em: <http://www.mma.gov.br/clima/convencao-das-nacoes-unidas> . Acesso em: 20 abr. 2016.
OLIVEIRA, D.L. et al. Rio + 20 – uma abordagem sobre os principais temas e as ações do Brasil para promover o desenvolvimento sustentável. Revista Inovação Tecnológica, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 29-50, jan./jun. 2013.
Organização das Nações Unidas (ONU). A ONU e a mudança climática. 2016. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/acao/mudanca-climatica/> . Acesso em: 20 abr. 2016.
PENA-VEGA, A. O despertar ecológico: Edgar Morin e a ecologia complexa. Rio de Janeiro: Garamond, 2003.
PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A nova aliança: metamorfose da ciência. Trad. Miguel Faria e Maria Joaquina Machado Trincheira. Brasília: Ed. UnB, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Marcel Sena Fernandes, Alfredo Pena-Vega, Alessandro Marco Rosini, Izabel Petraglia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.