As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social

Autores

  • Alessandro Marco Rosini Centro Universitario das Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Ana Cristina Limongi França FEA USP

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v11i0.166

Palavras-chave:

redes sociais na internet, tecnologias educacionais, cultura organizacional, inclusão social

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar o quão importante é uma escola de samba para a sociedade local, com relação à inclusão social e ao resgate de valores humanos; refletir sobre a aplicação do aprendizado gerado na comunidade (organização formal); e adicionalmente discutir a importância das pessoas no contexto do fortalecimento cultural e organizacional em um ambiente de redes sociais e como as tecnologias da informação e comunicação (tics) podem contribuir de forma inovadora para a evolução do cenário da educação nessas comunidades. O método científico utilizado nessa pesquisa concede por intermédio de estudo de caso, aplicando-se a técnica Delphi, onde os principais stakeholders dessa comunidade são entrevistados. Constatamos nesse estudo que o carinho, o respeito, a consideração pelas pessoas que integram esse meio são fatores importantes nessas comunidades sociais. O aprendizado gerado pela comunidade é fator determinante com o empenho desenvolvido pelos líderes dessas comunidades, onde as tics podem ter papel preponderante e importante nesse auxílio.

Biografia do Autor

Alessandro Marco Rosini, Centro Universitario das Faculdades Metropolitanas Unidas

Pós-Doutorado FEA USP; Doutor PUC SP

Ana Cristina Limongi França, FEA USP

Livre Docente FEA USP

Referências

BARRETT. Richard. Criando uma organização dirigida por valores. Uma abordagem sistêmica para a transformação cultural. São Paulo: Antakanara: Prolíbera Editora, 2009.

BARRETT, Richard. Values Center. Disponível em: <http://www.valuescentre.com/resources/?sec=articles>. Acesso em: 20 abr. 2012.

BARRETT, Richard. What Motivates Employees? A new look at employee engagement and culture risk. Values Center. Disponível em: <http://www.valuescentre.com/uploads/2013-08-05/What%20Motivates%20Employees.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2012.

BELO, Vanir de Lima. O enredo do carnal nos enredos da Dinâmica territorial das escolas de em São Paulo. 2008. 228f. Dissertação (mestrado em Geografia Humana) – Curso de Pós-Graduação em Geografia Humana, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo.

CASTELLS, Manoel. A sociedade em rede. A era da informação econômica, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

EBOLI, Marisa. Educação corporativa no Brasil. Mitos e verdades. 3. ed. São Paulo: Gente, 2004.

FRANGIOTTI, Nanci. O espaço do carnaval na periferia da cidade de São Paulo. 2007. 125f. dissertação (mestrado em Geografia) – Curso de Pós-Graduação em Geografia, Universidade De São Paulo – USP, São Paulo.

HAIR JR., Joseph F.; BABIN, Barry; MONEY, Arthur H.; SAMOUEL, Phillip. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

MINTZBERG, Henry et al. O processo da estratégia. Conceitos, contextos e casos selecionados. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MIRANDA, Gina M.H. ROCHA, Marília Valério. A Tecnologia na elaboração de materiais didáticos. Revista Inovação Tecnológica, São Paulo, v. 3, n. 1, p.80-85, jan./jun. 2013. ISSN 2179-2895.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância. Uma visão integrada. 1. ed. São Paulo: Thomson, 2007.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil 2008.

PALMISANO, Angelo; MARIANO, Jefferson; PEREIRA, Raquel da Silva. Inovações tecnológicas: Influências na organização do trabalho. Revista Inovação Tecnológica, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 102114, jul./dez. 2012 ISSN 21792895.

POBLACIÓN, Dinah Aguiar. Redes sociais e colaborativas em informação científica. 1. ed. São Paulo: Angellara, 2009.

TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes. Valores humanos & gestão. Novas perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2008.

TEIXEIRA, A. Universidades corporativas x educação corporativa: o desenvolvimento do aprendizado contínuo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

VILA MARIA, Unidos. Histórico do Carnaval. Disponível em: <http://www.unidosdevilamaria.com.br/index.htm> . Acesso em: 10 set. 2011.

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

Rosini, A. M., & França, A. C. L. (2014). As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social. Revista Científica Hermes, 11, 1–25. https://doi.org/10.21710/rch.v11i0.166

Edição

Seção

Artigos Temáticos