Inovação, organização e aprendizagem organizacional
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v5i0.46Palavras-chave:
conhecimento, empresa, inovaçãoResumo
A inovação pode ser caracterizada de várias formas e atingir os diversos setores da
organização de forma diferenciada. Porém, o traço comum do processo da inovação é que ele não é autossustentado, ou seja, não tem dentro de si a propensão natural para o seu desenvolvimento. Ao contrário, ele precisa ser descoberto, priorizado, estimulado e
gerenciado durante todo o tempo para que possa ser eficaz para a organização. Para que uma empresa seja inovadora, cada nível hierárquico tem um papel a desempenhar e uma
importância e participação nesse processo e precisa deter o conhecimento necessário para lidar com o problema nos diversos escalões da empresa e nas suas mais variadas formas. Este trabalho objetiva apresentar algumas caracterizações de inovação, mostrar a postura desejada de cada nível da empresa e sugerir abordagens para a aprendizagem organizacional para que a empresa, como um todo, seja capaz de gerar, assimilar e ter uma postura de inovação permanente como modo de estabelecer e manter uma vantagem competitiva sustentável. A inovação não é um processo espontâneo, é baseada no conhecimento e é onde todos os níveis e setores da organização deverão estar envolvidos.
Referências
Brown, J.S. & Duguid, P. 1991. Organizational Learning and Communities-of-Practice: Toward a Unified View of Working, Learning, and Innovation. Organization Science 2(1): 40-57.
Cohen, W.M. & Levinthal, D.A. 1990. Absorptive Capacity: A New Perspective on Learning and Innovation. Administrative Science Quarterly 35(1): 128-152.
Cooper, R.G. & Edgett, S.J. 2008. Maximizing Productivity in Product Innovation. Research – Technology Management: 47-58
Damanpour, F. & Schneider, M. 2006. Phases of the Adoption of Innovation in Organizations: Effects of Environment, Organization and Top Managers. British Journal of Management 17: 215–236.
Das, S.S. & Van de Ven, A.G. 2000. Competing with new product technologies: A process model of strategy. Management Science 46(10): 1300-1316.
Dzisah, J. & Etzkowitz, H. 2008. Triple helix circulation: the heart of innovation and development. International Journal of Technology Management and Sustainable Development 7(2): 101-115.
Galunic, C. & Rodan, S. 1998. Resource Recombinations in the Firm: Knowledge Structures and the Potential for Schumpeterian Innovation. Strategic Management Journal 19: 1193-1201.
Hafeezl, K. & Abdelmeguid, K. 2003. Dynamics of human resource and knowledge management. Journal of the Operational Research Society 54: 153-164.
Hambrick, D.C. & Mason, P.A. 1984. Upper Echelons: The Organization as a Reflection of Its Top Managers. Academy of Management Review 9(2): 193-206.
Henderson, R.M. & Clark, K.B. 1990. Architectural Innovation: The Reconfiguration of Existing Product Technologies and the Failure of Established Firms. Administrative Science Quarterly 35: 9-30.
Hoskisson, R.E. & Busenitz, L.W. 2002. Market Uncertainty and Learning Distance in Corporate Entrepreneurship Entry Mode Choice. In: Hitt, M.A.; Ireland, R.D.; Camp, M.S.M. & Sexton, D.L. (Eds), Strategic Entrepreneurship – Creating a New Mindset. Blackwell Publishing, Malden. pp.151-172.
Kanter, R.M. 2004. The Middle Manager as Innovator. Harvard Business Review: 150-161.
Kasper, H. & Mülhbacher, J. 2006. Managers on flexibility and innovation: are Porter’s assumptions on leadership right? An empirical exploration. Strategic Change 15: 165–173. Mol, M. & Birkinshaw, J. 2007. Giant Steps in Management. Prentice-Hall, London.
Santiago, M.D. 2008. Factores determinantes en la gestión de recursos humanos em empresas de servicios que incorporan de manera sistemática nuevas tecnologias. Pensamiento & gestión 24: 88-131.
Tidd, J.; Bessant, J. & Pavitt, K. 2008. Gestão da Inovação. Artmed Editora, São Paulo.
Revista Científica Hermes 5: 23-37, 2011 Van de Ven, A. & Polley, D. 1992. Learning while Innovating. Organization Science 3(1): 92-116.
Warren, C. 2008. It's 'not helpful' to pay for innovation. People management/news. 1 de maio de 2008.
Wladawsky-Berger, I. 2008. The Challenges of Innovation, Business Week Online. Acesso em 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Victor Wolowski Kenski
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.