Inovação, organização e aprendizagem organizacional

Autores

  • Victor Wolowski Kenski

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v5i0.46

Palavras-chave:

conhecimento, empresa, inovação

Resumo

A inovação pode ser caracterizada de várias formas e atingir os diversos setores da

organização de forma diferenciada. Porém, o traço comum do processo da inovação é que ele não é autossustentado, ou seja, não tem dentro de si a propensão natural para o seu desenvolvimento. Ao contrário, ele precisa ser descoberto, priorizado, estimulado e

gerenciado durante todo o tempo para que possa ser eficaz para a organização. Para que uma empresa seja inovadora, cada nível hierárquico tem um papel a desempenhar e uma

importância e participação nesse processo e precisa deter o conhecimento necessário para lidar com o problema nos diversos escalões da empresa e nas suas mais variadas formas. Este trabalho objetiva apresentar algumas caracterizações de inovação, mostrar a postura desejada de cada nível da empresa e sugerir abordagens para a aprendizagem organizacional para que a empresa, como um todo, seja capaz de gerar, assimilar e ter uma postura de inovação permanente como modo de estabelecer e manter uma vantagem competitiva sustentável. A inovação não é um processo espontâneo, é baseada no conhecimento e é onde todos os níveis e setores da organização deverão estar envolvidos.

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Publicado

2011-07-31

Como Citar

Kenski, V. W. (2011). Inovação, organização e aprendizagem organizacional. Revista Científica Hermes, 5. https://doi.org/10.21710/rch.v5i0.46

Edição

Seção

Artigos Temáticos