Entrada em novos mercados: a evolução do modelo de negócio e das capacidades dinâmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v19i0.357

Palavras-chave:

novos mercados, configurações, modelos de negócios, recursos, capacidades

Resumo

Este trabalho mostra o caminho pelo qual empresas entram em novos mercados, ou trazem novas propostas àqueles em que já estão estabelecidas. Também apresenta o processo de análise dos mercados, as decisões estratégicas que determinam a posição nele e as mudanças nas configurações para esta nova ação. Além disso, estuda a escolha de modelos de negócios, das condições para a sua elaboração e dos recursos e das capacidades que devem ser adotados, e os novos que deverão ser desenvolvidos, ao longo do percurso, para a conquista do novo mercado. São abordadas ainda as condições necessárias para a permanência nesses mercados. Esses conceitos são apresentados no estudo de um grupo que atua em diversas franquias.

Biografia do Autor

Victor Wolowski Kenski, FIPEN- Faculdade Instituto Paulista de Ensino Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor de disciplinas de estratégia e gestão de pessoas na graduação  e pós graduação  Lato Sensu da FIPEN e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Coordenador do Curso de Engenharia de Produção na FIPEN.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BARNEY, J.B. Gaining and sustaining competitive advantage. New Jersey: Prentice Hall, 2002.

CASADESUS-MASANELL, R.; RICART, J.E.Competitiveness: business model reconfiguration for innovation and internationalization. Management Research: The Journal of the Iberoamerican Academy of Management, v. 8, n. 2, p. 123-149, 2010.

CAVALCANTE, S.; KESTING, P.; ULHOI, J. Business model dynamics and innovation: (re)establishing the mission linkages. Management decision, v. 49, n. 8, p 1327-1342, 2011.

DANNEELS, E. The Process of Technical Competence Leveraging. Strategic Management Journal, v. 28, p. 511-533, 2007.

DEMIL, B.; LECOCQ, X. Business Model Evolution: In Search of Dynamic Consistency. Long Range Planning, v. 43, p. 27-246, 2010.

EISENHARDT, K.M.; MARTIN, J.A. Dynamic capabilities: what are they? Strategic Management Journal, v. 21, p. 1105-1121, 2000.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre, Bookman, 2004.

HELFAT, C.E. Stylized Facts Regarding the Evolution of Organizational Resources and Capabilities. In: HELFAT, C.E. The SMS Blackwell Handbook of Organizational Capabilities. Blackwell Publishing, 2003.

HELFAT, C.E.; LIEBERMAN, M.B. The Birth of Capabilities: Market Entry and the Importance of Pre-History. Industrial and Corporate Change, v. 11, n. 4, p. 725-760, 2002.

JULLENS, J. Como gigantes emergentes podem controlar o mundo. Harvard Business Review. p. 76-80, dez. 2013.

KLUYVER, C.A.; PEARCEII, J.A. Estratégia – Uma visão executiva. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LAMBERT, S.C.; DAVIDSON, R.A. Applications of the business model in studies of enterprise success, innovation and classification: An analysis of empirical research from 1996 to 2010. European Management Journal, 2012, http://dx.doi.org/10.1016/j.emj.2012.07.007 .

LECOCQ, X.; DEMIL,B.; WARNIER,V. Le business model, un outil d’analyse stratégique. L’Expansion Management Review, n. 123, p. 96-109, 2006.

MILLER, D. Configuration revisited. Strategic Management Journal ,v. 17, p. 505-512, 1996.

NEWBERT, S.L. Value, Rareness, Competitive Advantage and Performance: A Conceptual-Level Empirical Investigation of the Resource-Based View of the Firm. Strategic Management Journal, v. 29, p. 745-768, 2008.

NIELSEN, C.; LUND, M. (Eds.). Business model: networking, innovating and globalizing. Ventus Publishing Aps, 2012. Disponível em: <http://ebooksforexcellence.files.wordpress.com/2012/12/business-models.pdf> . Acesso em: 20 jul. 2016.

NORTH, D. Institutions, institutional changes and economic performance. Cambridge, 1990.

OLIVEIRA, D.P.R. Estratégia Empresarial & Vantagem Competitiva. São Paulo: Atlas, 2007.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation. New Jersey: John Wiley e Sons, 2010.

PENG, M.W. et al. The Institution-Based View as a Third Leg for a Strategy Tripod. Academy of Management Perspectives, p. 63-81, August. 2009.

PENROSE, E. A Teoria do Crescimento da Firma. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2006.

PETERAF, M.A.; BARNEY, J.B. Unraveling the Resource-Based Tangle. Managerial and Decision Economics, n. 24, p. 309-323, 2003.

PORTER, M.E. Estratégia competitiva. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

SANTOS, F.M.; EISENHARDT, K.M. Constructing Markets and Shaping Boundaries: Entrepreneurial Power in Nascent Fields. Academy of Management Journal. v. 52, n. 4, p. 643-671, 2009.

TEECE, D.J. Dynamic Capabilities and Strategic Management. New York: Oxford University Press, 2009.

TEECE, D.J.; PISANO, G.; SHUEN, A. Dinamic Capabilities and Strategic Management. Strategic Management Journal, v. 18, n. 7, p. 509-533, 1997.

Downloads

Publicado

2017-12-10

Como Citar

Kenski, V. W., & Bulgacov, S. (2017). Entrada em novos mercados: a evolução do modelo de negócio e das capacidades dinâmicas. Revista Científica Hermes - Fipen, 19, 385–408. https://doi.org/10.21710/rch.v19i0.357

Edição

Seção

Artigos