As questões culturais das redes sociais tecnológicas e seus princípios e valores no contexto da inclusão social
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v11i0.166Palabras clave:
redes sociais na internet, tecnologias educacionais, cultura organizacional, inclusão socialResumen
Este artigo tem como objetivo mostrar o quão importante é uma escola de samba para a sociedade local, com relação à inclusão social e ao resgate de valores humanos; refletir sobre a aplicação do aprendizado gerado na comunidade (organização formal); e adicionalmente discutir a importância das pessoas no contexto do fortalecimento cultural e organizacional em um ambiente de redes sociais e como as tecnologias da informação e comunicação (tics) podem contribuir de forma inovadora para a evolução do cenário da educação nessas comunidades. O método científico utilizado nessa pesquisa concede por intermédio de estudo de caso, aplicando-se a técnica Delphi, onde os principais stakeholders dessa comunidade são entrevistados. Constatamos nesse estudo que o carinho, o respeito, a consideração pelas pessoas que integram esse meio são fatores importantes nessas comunidades sociais. O aprendizado gerado pela comunidade é fator determinante com o empenho desenvolvido pelos líderes dessas comunidades, onde as tics podem ter papel preponderante e importante nesse auxílio.
Citas
BARRETT. Richard. Criando uma organização dirigida por valores. Uma abordagem sistêmica para a transformação cultural. São Paulo: Antakanara: Prolíbera Editora, 2009.
BARRETT, Richard. Values Center. Disponível em: <http://www.valuescentre.com/resources/?sec=articles>. Acesso em: 20 abr. 2012.
BARRETT, Richard. What Motivates Employees? A new look at employee engagement and culture risk. Values Center. Disponível em: <http://www.valuescentre.com/uploads/2013-08-05/What%20Motivates%20Employees.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2012.
BELO, Vanir de Lima. O enredo do carnal nos enredos da Dinâmica territorial das escolas de em São Paulo. 2008. 228f. Dissertação (mestrado em Geografia Humana) – Curso de Pós-Graduação em Geografia Humana, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo.
CASTELLS, Manoel. A sociedade em rede. A era da informação econômica, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
EBOLI, Marisa. Educação corporativa no Brasil. Mitos e verdades. 3. ed. São Paulo: Gente, 2004.
FRANGIOTTI, Nanci. O espaço do carnaval na periferia da cidade de São Paulo. 2007. 125f. dissertação (mestrado em Geografia) – Curso de Pós-Graduação em Geografia, Universidade De São Paulo – USP, São Paulo.
HAIR JR., Joseph F.; BABIN, Barry; MONEY, Arthur H.; SAMOUEL, Phillip. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. 1. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
MINTZBERG, Henry et al. O processo da estratégia. Conceitos, contextos e casos selecionados. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MIRANDA, Gina M.H. ROCHA, Marília Valério. A Tecnologia na elaboração de materiais didáticos. Revista Inovação Tecnológica, São Paulo, v. 3, n. 1, p.80-85, jan./jun. 2013. ISSN 2179-2895.
MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a distância. Uma visão integrada. 1. ed. São Paulo: Thomson, 2007.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 11. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil 2008.
PALMISANO, Angelo; MARIANO, Jefferson; PEREIRA, Raquel da Silva. Inovações tecnológicas: Influências na organização do trabalho. Revista Inovação Tecnológica, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 102114, jul./dez. 2012 ISSN 21792895.
POBLACIÓN, Dinah Aguiar. Redes sociais e colaborativas em informação científica. 1. ed. São Paulo: Angellara, 2009.
TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes. Valores humanos & gestão. Novas perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2008.
TEIXEIRA, A. Universidades corporativas x educação corporativa: o desenvolvimento do aprendizado contínuo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.
VILA MARIA, Unidos. Histórico do Carnaval. Disponível em: <http://www.unidosdevilamaria.com.br/index.htm> . Acesso em: 10 set. 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Alessandro Marco Rosini, Ana Cristina Limongi França
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.