A Educação a Distância no ensino superior brasileiro: uma visão geral

Autores/as

  • Adriana Clementino
  • Yasmin Rodrigues Ajouri
  • Diego Borda Souza
  • Wellington S. Fernandes
  • Sthefany R. Dutra

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v6i0.52

Palabras clave:

ensino superior, educação a distância, processo didático-pedagógico

Resumen

Os constantes avanços tecnológicos mudaram as formas de as pessoas se relacionarem, comunicarem, divertirem e aprenderem. Nesse cenário, a educação a distância, modalidade educacional existente há mais de um século no Brasil, ganhou novas características e retornou ao palco educacional brasileiro com força e grandes promessas de democratização do ensino e novas formas de fazer educação. Com crescimento superior ao do ensino superior presencial, nem todas as instituições de ensino que têm optado por oferecer cursos a distância via internet estão devidamente comprometidas com a qualidade do ensino proporcionado. Com base nessa realidade e devido à expansão da modalidade de ensino, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) entendeu ser fundamental a definição de princípios, diretrizes e critérios que sejam referenciais de qualidade para as instituições que oferecem cursos de educação a distância no ensino superior. E é a partir dessas diretrizes didático-pedagógicas que as instituições de ensino superior devem agir para criar seus Projetos Políticos Pedagógicos para o oferecimento de cursos superiores a distância

Citas

Castells, M. 1999. A Sociedade em Rede. Paz e Terra, São Paulo.

Censo ead br. 2012. Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2010. Pearson Education do Brasil, São Paulo.

Clementino, A. 2002. Professores em movimento: Desafios da sociedade da informação para a prática docente. Dissertação de mestrado. Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo.

Clementino, A. 2008. Didática Intercomunicativa em Cursos Online Colaborativos. Tese de doutorado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Kenski, V.M. 2003. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Papirus, Campinas.

Lévy, P. 1999. Cibercultura. Editora 34, Rio de Janeiro.

Litwin, E. 2001. Educação a Distância: Temas para o debate de uma nova agenda educativa. Artmed, Porto Alegre.

Nunes, I.B. 2009. A história da EAD no mundo. In: Litto, F.M. & Formiga, M. (orgs.). Educação a Distância: o estado da arte. Pearson Education do Brasil, São Paulo.

MEC – Ministério da Educação. 2007. Referenciais de qualidade para educação superior a distância: versão preliminar. Disponível em<http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/referenciaisead.pdf>. Acesso em: jun/2011.

Moore, M.G. & Kearsley, G. 2007. Educação a Distância: Uma visão integrada. Thomson Learning, São Paulo.

Moran, M.J. 2002. O que é educação a distância? Disponível em <http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm>. Acesso em: jun/2011.

Valente, J.A. 2003. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação 7(12): 12-18.

Vianney, J. 2003. A universidade virtual no Brasil. 2003. Informe apresentado no Seminário Internacional sobre Universidades Virtuais na América Latina e Caribe. Quito – Equador.

Publicado

2012-01-31

Cómo citar

Clementino, A., Ajouri, Y. R., Souza, D. B., Fernandes, W. S., & Dutra, S. R. (2012). A Educação a Distância no ensino superior brasileiro: uma visão geral. Revista Científica Hermes, 6. https://doi.org/10.21710/rch.v6i0.52

Número

Sección

Artigos Temáticos

Artículos más leídos del mismo autor/a