E-learning como meio de realizar aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento nas organizações
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v5i0.47Palavras-chave:
gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, e-learningResumo
Intensas mudanças caracterizaram as últimas décadas, inovações de todos os tipos estão sendo geradas e difundidas e é primordial contar com uma base de conhecimento sustentada por um processo de aprendizado contínuo. Este artigo objetiva abordar os conceitos de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional sob a ótica da Gestão do Conhecimento. O e-learning como uma tendência atual para a integração de fontes heterogêneas de conhecimento em um meio único de acesso pode melhorar decisões, gerar novos conhecimentos para vantagens competitivas e reduzir custos nas empresas. Entretanto, investir em e-learning pensando única e exclusivamente em reduzir custos de logística, sem considerar seriamente a eficácia da aprendizagem e a mudança cultural necessária para sua implementação, é um caminho fadado a múltiplos desgastes, resistências e ineficiências.
Referências
Angeloni, M.T. 2003. Elementos intervenientes na tomada de decisão. 2003. Ciência da Informação 32(1): 17-22.
Davenport, T.H. 1998. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. Futura, São Paulo.
Elkjaer, B. 2001. Em busca de uma teoria de aprendizagem social. In: Smith, M.E., Burgoyne, J. & Araújo, L. (Orgs), Aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. Ed. Atlas, São Paulo.
Filatro, A. 2004. Design Instrucional Contextualizado. Ed. Senac, São Paulo.
Fiol, C.M. & Lyles, M.A. 1985. Organizational Learning. The Academy of Management Review 10: 803-813.
Fleury, A. & Fleury, M.T.L. 2000. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. Atlas, São Paulo.
Fleury, M.T.L. & Oliveria Jr., M.M. 2002. Aprendizagem e gestão do conhecimento. In: Fleury, M.T.L. As pessoas na organização. Ed. Gente, São Paulo.
Krogh, G. von; Ichijo, K. & Nonaka, I. 2001. Facilitando a criação de conhecimento. Ed. Campus, Rio de Janeiro.
Lastres, H.M.M. & Ferraz, J.C. 1999. Economia da informação, do conhecimento e do aprendizado. In: Lastres, H.M.M. & Albagli, S., (Orgs) Informação e globalização na era do conhecimento. Campus, Rio de Janeiro.
Lelouche, R. 1998. The Successive Contributions of Computers to Education: A Survey. European Journal of Engineering Education 23(3): 297-308.
Loiola, E. & Bastos, A.V.B. 2003. A produção acadêmica sobre aprendizagem organizacional no Brasil. Revista de Administração Contemporânea 7(3): 203-212.
Lussato, B. 1991. La théorie de l ́empreinte. ESF, Paris.
Nonaka, I. & Takeuchi, H. 1997. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Campus, Rio de Janeiro.
Prange, C. 2001. Aprendizagem organizacional: desesperadamente em busca de teorias? In: Smith, M.E; Burgoyne, J. & Araújo, L. (Orgs), Aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. Ed. Atlas, São Paulo.
Salmon, G. 2000. E-Moderating - The Key to Teaching and Learning Online. Ed. Krogan Page, London.
Ruas, R 1999. A problemática do desenvolvimento de competências e a contribuição da aprendizagem organizacional. In: Seminário Internacional Competitividade Baseada no Conhecimento. Anais, São Paulo.
Terra, J.C.C. 2002. Portais Corporativos: a revolução na gestão do conhecimento. Negócio Editora, São Paulo.
Tigre, P. 1998. Inovação e teoria da firma em três paradigmas. Revista de Economia Contemporânea 3: 67-111.
Viccari, R.M. & Giraffa, L.M.M. 1996. Sistemas Tutores Inteligentes: Abordagem Tradicional X Abordagem de Agentes. In: Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial. Anais, Curitiba.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Adriana Clementino, Ana Cristina L. S. Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.