E-learning como meio de realizar aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento nas organizações

Autores

  • Adriana Clementino
  • Ana Cristina L. S. Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v5i0.47

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional, e-learning

Resumo

Intensas mudanças caracterizaram as últimas décadas, inovações de todos os tipos estão sendo geradas e difundidas e é primordial contar com uma base de conhecimento  sustentada por um processo de aprendizado contínuo. Este artigo objetiva abordar os conceitos de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional sob a ótica da Gestão do Conhecimento. O e-learning como uma tendência atual para a integração de fontes heterogêneas de conhecimento em um meio único de acesso pode melhorar decisões, gerar novos conhecimentos para vantagens competitivas e reduzir custos nas empresas. Entretanto, investir em e-learning pensando única e exclusivamente em reduzir custos de logística, sem considerar seriamente a eficácia da aprendizagem e a mudança cultural necessária para sua implementação, é um caminho fadado a múltiplos desgastes, resistências e ineficiências.

Referências

Angeloni, M.T. 2003. Elementos intervenientes na tomada de decisão. 2003. Ciência da Informação 32(1): 17-22.

Davenport, T.H. 1998. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. Futura, São Paulo.

Elkjaer, B. 2001. Em busca de uma teoria de aprendizagem social. In: Smith, M.E., Burgoyne, J. & Araújo, L. (Orgs), Aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. Ed. Atlas, São Paulo.

Filatro, A. 2004. Design Instrucional Contextualizado. Ed. Senac, São Paulo.

Fiol, C.M. & Lyles, M.A. 1985. Organizational Learning. The Academy of Management Review 10: 803-813.

Fleury, A. & Fleury, M.T.L. 2000. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. Atlas, São Paulo.

Fleury, M.T.L. & Oliveria Jr., M.M. 2002. Aprendizagem e gestão do conhecimento. In: Fleury, M.T.L. As pessoas na organização. Ed. Gente, São Paulo.

Krogh, G. von; Ichijo, K. & Nonaka, I. 2001. Facilitando a criação de conhecimento. Ed. Campus, Rio de Janeiro.

Lastres, H.M.M. & Ferraz, J.C. 1999. Economia da informação, do conhecimento e do aprendizado. In: Lastres, H.M.M. & Albagli, S., (Orgs) Informação e globalização na era do conhecimento. Campus, Rio de Janeiro.

Lelouche, R. 1998. The Successive Contributions of Computers to Education: A Survey. European Journal of Engineering Education 23(3): 297-308.

Loiola, E. & Bastos, A.V.B. 2003. A produção acadêmica sobre aprendizagem organizacional no Brasil. Revista de Administração Contemporânea 7(3): 203-212.

Lussato, B. 1991. La théorie de l ́empreinte. ESF, Paris.

Nonaka, I. & Takeuchi, H. 1997. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Campus, Rio de Janeiro.

Prange, C. 2001. Aprendizagem organizacional: desesperadamente em busca de teorias? In: Smith, M.E; Burgoyne, J. & Araújo, L. (Orgs), Aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. Ed. Atlas, São Paulo.

Salmon, G. 2000. E-Moderating - The Key to Teaching and Learning Online. Ed. Krogan Page, London.

Ruas, R 1999. A problemática do desenvolvimento de competências e a contribuição da aprendizagem organizacional. In: Seminário Internacional Competitividade Baseada no Conhecimento. Anais, São Paulo.

Terra, J.C.C. 2002. Portais Corporativos: a revolução na gestão do conhecimento. Negócio Editora, São Paulo.

Tigre, P. 1998. Inovação e teoria da firma em três paradigmas. Revista de Economia Contemporânea 3: 67-111.

Viccari, R.M. & Giraffa, L.M.M. 1996. Sistemas Tutores Inteligentes: Abordagem Tradicional X Abordagem de Agentes. In: Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial. Anais, Curitiba.

Downloads

Publicado

2011-07-31

Como Citar

Clementino, A., & Barbosa, A. C. L. S. (2011). E-learning como meio de realizar aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento nas organizações. Revista Científica Hermes, 5. https://doi.org/10.21710/rch.v5i0.47

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)