Marcas e promoções de varejo: um estudo experimental
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v16i0.286Palabras clave:
varejo, marcas, promoçãoResumen
O principal objetivo desse estudo foi analisar o efeito da marca em promoções de varejo alimentício. Ao total 90 indivíduos participaram da pesquisa. Por meio do método experimental testou-se quatro hipóteses. Verificou-se que uma marca muito reconhecida pelo mercado, influencia significativamente a atratividade e intenção de recomendar a promoção comparada a uma marca pouco reconhecida. Não foi identificada diferença significativa entre a promoção somente do produto e o produto mais a marca pouco reconhecida. Esse estudo contribui para uma melhor compreensão de como marcas fortes no mercado podem ser usadas para atrair a atenção do consumidor em promoções de lojas de varejos situadas em bairros.
Citas
AHMED RAGEH, I.; SPINELLI, G. Effects of Brand Love, Personality and Image on Word of Mouth: The Case of Fashion Brands among Young Consumers. Journal of Fashion Marketing and Management, v. 16, n. 4, p. 386-98, 2012.
AILAWADI, K.L. et al. Communication and Promotion Decisions in Retailing: A Review and Directions for Future Research. Journal of Retailing, v. 85, n. 1, p. 42-55, 2009.
AURELIANO-SILVA, L.; BRANDÃO, M.M.; STREHLAU, S.; PIMENTA, R.F. O Efeito Do Formato De Apresentação De Desconto Em Ambiente Crowding: Um Estudo Experimental/The Effect of Presentation Format of Discount on Crowding Enviroment: an Experimental Study. RACE-Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 14(2), 653-676, 2015.
CHI, H.K.; YEH, H.R.; YANG, Y.T. The impact of brand awareness on consumer purchase intention: The mediating effect of perceived quality and brand loyalty. Journal of International Management Studies, 4(1), 135-144, (2009).
COOPER, D.; SCHINDLER, P.; SUN, J. Business research methods. New York: McGraw-Hill, 2006.
DELVECCHIO, D.; DAVID, H.H.; TRACI, H.F. The Effect of Sales Promotion on Post-Promotion Brand Preference: A Meta-Analysis. Journal of Retailing, v. 82, n. 3, p. 203-13, 2006.
DIAMOND, W.D.; CAMPEBELL, L. The Framing of Sales Promotions: Effects on Reference Price Change. Advances in consumer Research, v. 16, n. 1964, p. 241-47, 1989.
ENSSLIN, L.; SARQUIS, A.B.; CITTADIN, J.; CHAVES, L. EVIDENCIAÇÃO DO ESTADO DA ARTE SOBRE MARKETING PARA PEQUENAS EMPRESAS: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DO PERÍODO 2003-2013. REVISTA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA, 9(3), 2-21, 2015.
EAST, R.; HAMMOND, K.; LOMAX, W. Measuring the impact of positive and negative word of mouth on brand purchase probability. International journal of research in marketing, 25(3), 215-224, 2008.
GAMLIEL, E.; HERSTEIN, R. The Effect of Framing on Willingness to Buy Private Brands. Journal of Consumer Marketing, v. 24, n. 6, p. 334-39, 2007.
GIL-SAURA, I.; ERENGUER-CONTRÍ, G.; RUIZ-MOLINA, M.E. Information and Communication Technology in Retailing: A Cross-Industry Coparison. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 16, n. 3, p. 232-38, 2009.
HAIR, J.F.; BLACK, W.C.; BABIN, B.J.; ANDERSON, R.E.; TATHAM, R.L. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman Editora.
IBGE. http://brasilemsintese.ibge.gov.br/comercio.html .
KELLER, K.L.; HECKLER, S.E.; HOUSTON, M.J. The effects of brand name suggestiveness on advertising recall. The Journal of Marketing, 48-57, 1998.
LOPES, E.L. O Efeito Da Marca Na Negligência Da Omissão: Uma Pesquisa Experimental. Rev. Adm. Contemp. Curitiba, v. 17, n. 2, p. 132-53, 2013.
LOVETT, M.J.; RENANA, P.; SHACHAR, R. On Brands and Word of Mouth. Journal of Marketing Research, v. 50, n. 4, p. 427-44, 2013.
MONTGOMERY, D. Design and analysis of experiments. John Wiley & Sons, Inc., 2006.
PAULA, V.A.F. de.; DA SILVA, A.L.; PIATO, E.L. Marcas Próprias: Um Estudo Descritivo Em Varejistas Ingleses E Brasileiros. XXXIV Encontro da Anpad: 1-17, 2010.
RENKO, S.; DRUZIJANIC, M. Perceived Usefulness of Innovative Technology in Retailing: Consumers’ and Retailers’ Point of View. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 21, n. 5, p. 836-43, 2014.
SILVA, L.A. da et al. O Efeito Da Marca Na Avaliação de Propagandas Endossadas Por Celebridades: Um Estudo Experimental. XXXVI Encontro da ANPAD: 1-15, 2012.
TVERSKY, A.; KAHNEMAN, D. The Framing of Decisions and the Psychology of Choice. Science, v. 21, n. 4481, p. 453-58, 1981.
WANG, X.; ZHILIN, Y. The Effect of Brand Credibility on Consumers’ Brand Purchase Intention in Emerging Economies: The Moderating Role of Brand Awareness and Brand Image. Journal of Global Marketing, v. 23, n. 3, p. 177-88, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Leonardo Aureliano-Silva, Agostinho Tadeu da Silva, Marcelo Martins de Sá, Suzane Strehlau

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.