O processo de legitimação do poder: vivências de pequenos empreendedores na região de Passo Fundo/RS

Autores/as

  • Daniel Frasson Lima USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Edson Keyso de Miranda Kubo USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Silvia Generali Costa UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v16i0.265

Palabras clave:

legitimação, poder, empreendedores

Resumen

Analisou-se a legitimação do poder  de pequenos empreendedores frente aos colaboradores na região de Passo Fundo/RS,processo pelo qual esses empreendedores consolidam suas relações de trabalho para exercerem suas funções com autoconfiança. Realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva que usou como método de coleta de dados a entrevista semiestruturada, aliada à observação do ambiente e à análise documental.Quatro diretores de franquias da área de ensino de idiomas no norte do Rio Grande do Sul participaram da pesquisa. Os dados coletados foram submetidos à análise interpretativa que utilizou o referencial teórico para resgatar a conceituação do poder, seu papel e suas fontes nas organizações.Os resultados ratificaram a difícil mensuração da legitimação do poder.Investigou-se o fenômeno de diversos ângulos e identificaram-se inúmeros fatores correlatos, provocando uma evolução no seu entendimento.Percebeu-se que as estratégias de legitimação variam conforme a história e o estilo de liderança dos empreendedores,gerando resultados semelhantes no curto prazo, porém nem sempre atendendo aos quesitos de profissionalização e expansão.

Biografía del autor/a

Daniel Frasson Lima, USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduado em Secretariado Executivo Bilíngue pela UPF em 2005; Pós-Graduado em Comércio e Relações Internacionais pela UCS em 2007; Mestrado em Administração pela UFRGS concluído em 2014. Doutorando em Administração pela USCS com previsão de conclusão em 2017. Possui Experiência profissional na área contábil e gerencial. Passou por Universidades de Buenos Aires, Paris e Barcelona.

Edson Keyso de Miranda Kubo, USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) em 2011. Mestre em Administração pela Kobe University, Japão (2001) e Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 1997. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) , atuando nos cursos de Mestrado e Doutorado, além de ser Professor Adjunto III da Universidade Cruzeiro do Sul (Cruzeiro do Sul) em São Paulo. É membro da Associação dos Bolsistas do Governo Japonês- Monbusho (ABMON) e avaliador de projetos de pesquisa no Consulado Geral do Japão em São Paulo, para seleção de candidatos Brasileiros à bolsa MEXT. Também é filiado e participante ativo do EGOS (European Group for Organizational Studies) e dos eventos da ANPAD. É revisor do periódico Total Quality Management & Business Excellence (Qualis A1), International Journal of Human Resource Management (Qualis A1), do evento Academy of Management (AoM) na área de Gestão de Pessoas e Coordenador da área de Gestão de Pessoas do SEMEAD da FEA/USP. Os resultados de suas pesquisas têm sido publicados em periódicos nacionais e internacionais de impacto. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nas seguintes áreas: gestão intercultural , gestão de pessoas e internacionalização de empresas.

Silvia Generali Costa, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - ênfase em Recursos Humanos (1994) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - ênfase em Organizações (2001). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional. Os principais interesses de pesquisa são relacionados a comportamento organizacional no serviço público: liderança, diversidade, mudança, assédio sexual e assédio moral, administração judiciária.Na área de Psicologia, seu interesse é na Psicologia Positiva e aconselhamento de vida e carreira.

Citas

AKTOUF, O. A administração entre a tradição e a renovação. São Paulo: Atlas, 1996.

AMORIM, M.C.S; PEREZ, R.H.M. Poder e liderança: as contribuições de Maquiavel, Gramsci, Hayek e Foucault. UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina: RCA – Revista de Ciências da Administração. v. 12, n. 26, p. 221- 243, jan./abr., 2010.

BIELOUS, G. Seven power bases and how to effectively use them. Super Vision. Oct, 1995.

BONI, V.; QUARESMA, S.J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. v. 2, n. 1, p. 68-80, jan./jul. 2005.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2012.

BRESSAN, F. O método do estudo de caso. Administração On-Line. 2000.

CALDAS, M.; MOTTA, F. Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 2009.

CORRIGAN, P. Shakespeare na administração de negócios: lições para gerentes e executivos que ambicionam atuar como verdadeiros líderes no mundo de hoje. São Paulo: Makron, 2000.

DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo, transformando ideias em negócios. 5. ed. São Paulo: Campus, 2014.

FINKELSTEIN, S. Power in top management teams: dimensions, measurements and validation. Academy of Management Journal. Aug. 1992.

FLEURY, M.T.L.; FISCHER, R.M. Cultura e poder nas organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 28. ed. São Paulo: Graal, 2014.

GIGLIO, E.; PUGLIESE, R.L.; SILVA, R.M. Análise dos conceitos de poder nos artigos brasileiros sobre redes. Revista de Administração da Unimep. v. 10, n. 3, set./dez., 2012.

GODOY, A.S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. RAE – Revista de Administração de Empresas. v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun.1995.

GRIFFIN, G.R. Maquiavel na administração: como jogar e ganhar o jogo do poder na empresa. São Paulo: Atlas, 1996.

KATZENBACH, J.R. Os verdadeiros líderes da mudança: como promover o crescimento e o alto desempenho na sua empresa. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

KICH, J.I.F. et al. Relações de poder no processo de planejamento estratégico. Revista de Administração FACES Journal Belo Horizonte. v. II, n. 2, p. 85-106, abr./jun. 2012.

KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 14. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2012.

LEÃO, A.L.M.S. et al. “E se colocar pimenta?” A construção empreendedora da Chilli Beans. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 55, n. 2, p. 209-220, mar./abr. 2015.

LIMA, M.C. O método de pesquisa-ação nas organizações: do horizonte político à dimensão formal. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional. v. 3, n. 2, p. 139-152, maio/ago. 2005.

MATTOS, P.L.C.L.A. Entrevista não estruturada como forma de conversação: razões e sugestões para sua análise. RAP – Revista de Administração Pública. v. 39, n. 4, p. 823-847, jul./ ago. 2005.

MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 2006.

PAZ, J.A.; SILVIA JÚNIOR, A.S. A liderança na “corda bamba”: Quais habilidades o líder deve desenvolver para gerenciar e não potencializar conflitos? UFPE – Universidade Federal de Pernambuco. Anais do Enanpad, 2009.

RIBEIRO, A.L. Gestão de pessoas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

THURLER, M.G. Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.

TOLEDO, F. Administração de pessoal: desenvolvimento de recursos humanos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

VIEIRA, V.A.; TIBOLA, F. Pesquisa qualitativa em marketing e suas variações: trilhas para pesquisas futuras. RAC – Revista de Administração Contemporânea. v. 9, n. 2, p. 9-33, abr./jun., 2005.

WEBER, M. Economia y sociedad: esbozo de sociología comprensiva. 2. ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1992.

YIN, R.K. Case Study Research: Design and Methods. 5. ed. USA: Saga Publications Inc., 2014.

Publicado

2016-10-22

Cómo citar

Lima, D. F., Kubo, E. K. de M., & Costa, S. G. (2016). O processo de legitimação do poder: vivências de pequenos empreendedores na região de Passo Fundo/RS. Revista Científica Hermes, 16, 27–48. https://doi.org/10.21710/rch.v16i0.265

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a