The legitimation of the power process: experiences of small entrepreneurs in the region of Passo Fundo/RS.

Authors

  • Daniel Frasson Lima USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Edson Keyso de Miranda Kubo USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Silvia Generali Costa UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v16i0.265

Keywords:

Legitimation.Power.Entrepreneurs.

Abstract

The legitimation of power among small entrepreneurs toward the employees was analyzed in the region of Passo Fundo/RS; it’s a process in which these entrepreneurs consolidate working relationships to perform their functions with self-confidence. A descriptive qualitative research was done and used as method of data collection a semi-structured interview, with observation and documental analysis. Four directors of franchises in the field of language education in the northern of Rio Grande do Sul participated in the research. The collected data were submitted to an interpretative analysis that made use of the academic frame to rescue the conception of power, its role and its fountainsin the organizations. The results reinforced the difficulties in measuring the legitimation of power. The phenomenon was investigated from an array of angles and a series of related factors were identified, provokingan evolution on its understanding.It was realized that the strategies of legitimation of the power vary according to the history and leadership style of the directors creating similar results in short term, but not always attending to professionalization and expansion matters. 

Author Biographies

Daniel Frasson Lima, USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduado em Secretariado Executivo Bilíngue pela UPF em 2005; Pós-Graduado em Comércio e Relações Internacionais pela UCS em 2007; Mestrado em Administração pela UFRGS concluído em 2014. Doutorando em Administração pela USCS com previsão de conclusão em 2017. Possui Experiência profissional na área contábil e gerencial. Passou por Universidades de Buenos Aires, Paris e Barcelona.

Edson Keyso de Miranda Kubo, USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) em 2011. Mestre em Administração pela Kobe University, Japão (2001) e Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 1997. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) , atuando nos cursos de Mestrado e Doutorado, além de ser Professor Adjunto III da Universidade Cruzeiro do Sul (Cruzeiro do Sul) em São Paulo. É membro da Associação dos Bolsistas do Governo Japonês- Monbusho (ABMON) e avaliador de projetos de pesquisa no Consulado Geral do Japão em São Paulo, para seleção de candidatos Brasileiros à bolsa MEXT. Também é filiado e participante ativo do EGOS (European Group for Organizational Studies) e dos eventos da ANPAD. É revisor do periódico Total Quality Management & Business Excellence (Qualis A1), International Journal of Human Resource Management (Qualis A1), do evento Academy of Management (AoM) na área de Gestão de Pessoas e Coordenador da área de Gestão de Pessoas do SEMEAD da FEA/USP. Os resultados de suas pesquisas têm sido publicados em periódicos nacionais e internacionais de impacto. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, atuando principalmente nas seguintes áreas: gestão intercultural , gestão de pessoas e internacionalização de empresas.

Silvia Generali Costa, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - ênfase em Recursos Humanos (1994) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - ênfase em Organizações (2001). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional. Os principais interesses de pesquisa são relacionados a comportamento organizacional no serviço público: liderança, diversidade, mudança, assédio sexual e assédio moral, administração judiciária.Na área de Psicologia, seu interesse é na Psicologia Positiva e aconselhamento de vida e carreira.

References

AKTOUF, O. A administração entre a tradição e a renovação. São Paulo: Atlas, 1996.

AMORIM, M.C.S; PEREZ, R.H.M. Poder e liderança: as contribuições de Maquiavel, Gramsci, Hayek e Foucault. UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina: RCA – Revista de Ciências da Administração. v. 12, n. 26, p. 221- 243, jan./abr., 2010.

BIELOUS, G. Seven power bases and how to effectively use them. Super Vision. Oct, 1995.

BONI, V.; QUARESMA, S.J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em ciências sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. v. 2, n. 1, p. 68-80, jan./jul. 2005.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 2012.

BRESSAN, F. O método do estudo de caso. Administração On-Line. 2000.

CALDAS, M.; MOTTA, F. Cultura organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas, 2009.

CORRIGAN, P. Shakespeare na administração de negócios: lições para gerentes e executivos que ambicionam atuar como verdadeiros líderes no mundo de hoje. São Paulo: Makron, 2000.

DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo, transformando ideias em negócios. 5. ed. São Paulo: Campus, 2014.

FINKELSTEIN, S. Power in top management teams: dimensions, measurements and validation. Academy of Management Journal. Aug. 1992.

FLEURY, M.T.L.; FISCHER, R.M. Cultura e poder nas organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 28. ed. São Paulo: Graal, 2014.

GIGLIO, E.; PUGLIESE, R.L.; SILVA, R.M. Análise dos conceitos de poder nos artigos brasileiros sobre redes. Revista de Administração da Unimep. v. 10, n. 3, set./dez., 2012.

GODOY, A.S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. RAE – Revista de Administração de Empresas. v. 35, n. 3, p. 20-29, maio/jun.1995.

GRIFFIN, G.R. Maquiavel na administração: como jogar e ganhar o jogo do poder na empresa. São Paulo: Atlas, 1996.

KATZENBACH, J.R. Os verdadeiros líderes da mudança: como promover o crescimento e o alto desempenho na sua empresa. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

KICH, J.I.F. et al. Relações de poder no processo de planejamento estratégico. Revista de Administração FACES Journal Belo Horizonte. v. II, n. 2, p. 85-106, abr./jun. 2012.

KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 14. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2012.

LEÃO, A.L.M.S. et al. “E se colocar pimenta?” A construção empreendedora da Chilli Beans. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 55, n. 2, p. 209-220, mar./abr. 2015.

LIMA, M.C. O método de pesquisa-ação nas organizações: do horizonte político à dimensão formal. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional. v. 3, n. 2, p. 139-152, maio/ago. 2005.

MATTOS, P.L.C.L.A. Entrevista não estruturada como forma de conversação: razões e sugestões para sua análise. RAP – Revista de Administração Pública. v. 39, n. 4, p. 823-847, jul./ ago. 2005.

MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 2006.

PAZ, J.A.; SILVIA JÚNIOR, A.S. A liderança na “corda bamba”: Quais habilidades o líder deve desenvolver para gerenciar e não potencializar conflitos? UFPE – Universidade Federal de Pernambuco. Anais do Enanpad, 2009.

RIBEIRO, A.L. Gestão de pessoas. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

THURLER, M.G. Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.

TOLEDO, F. Administração de pessoal: desenvolvimento de recursos humanos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

VIEIRA, V.A.; TIBOLA, F. Pesquisa qualitativa em marketing e suas variações: trilhas para pesquisas futuras. RAC – Revista de Administração Contemporânea. v. 9, n. 2, p. 9-33, abr./jun., 2005.

WEBER, M. Economia y sociedad: esbozo de sociología comprensiva. 2. ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1992.

YIN, R.K. Case Study Research: Design and Methods. 5. ed. USA: Saga Publications Inc., 2014.

Published

2016-10-22

How to Cite

Lima, D. F., Kubo, E. K. de M., & Costa, S. G. (2016). The legitimation of the power process: experiences of small entrepreneurs in the region of Passo Fundo/RS. Revista Cientí­fica Hermes, 16, 27–48. https://doi.org/10.21710/rch.v16i0.265

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)