Racionalidade substantiva e o êxito da Logística

Autores

  • Maria Lúcia Gili Massi FIPEN-Faculdade Instituto Paulista de Ensino
  • Gabriel Matheus Delfiol Araujo FIPEN-Faculdade Instituto Paulista de Ensino

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v29i0.605

Palavras-chave:

logística, racionalidade substantiva, razão instrumental, autoestima, satisfaça ao cliente

Resumo

Quando a logística passou a fazer parte da cadeia de suprimentos, agregando valor aos processos de acordo com a concepção dos clientes, vistos como funcionários de tempo parcial, passou a ser determinante que as organizações repensassem todo o processo logístico, num enfoque menos operacional e mais estratégico. Enquanto era vista como atividade da retaguarda, afastada do cliente, a razão instrumental era suficiente para operacionalizar os processos. Contudo, quando a logística precisa se humanizar para prestar um serviço de qualidade, com cordialidade e presteza, e que satisfaça ao cliente, a razão substantiva é requerida. Diante desse contexto, este estudo, baseado em pesquisas bibliográficas e de campo, tem o objetivo de verificar se a gestão da área de logística norteada pelos elementos da racionalidade substantiva, por meio de práticas que promovam a realização do potencial, a autonomia e a ética no trabalho, pode promover a elevação da autoestima dos empregados, incentivando-os a serem mais eficazes em seus desempenhos. Os resultados mostram que a racionalidade substantiva pode promover a elevação da autoestima dos respondentes, incentivando-os a serem mais eficazes em seus desempenhos.

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Publicado

2021-04-01

Como Citar

Massi, M. L. G., & Delfiol Araujo, G. M. (2021). Racionalidade substantiva e o êxito da Logística. Revista Científica Hermes, 29, 132–149. https://doi.org/10.21710/rch.v29i0.605

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