A Educação a Distância no ensino superior brasileiro: uma visão geral

Autores

  • Adriana Clementino
  • Yasmin Rodrigues Ajouri
  • Diego Borda Souza
  • Wellington S. Fernandes
  • Sthefany R. Dutra

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v6i0.52

Palavras-chave:

ensino superior, educação a distância, processo didático-pedagógico

Resumo

Os constantes avanços tecnológicos mudaram as formas de as pessoas se relacionarem, comunicarem, divertirem e aprenderem. Nesse cenário, a educação a distância, modalidade educacional existente há mais de um século no Brasil, ganhou novas características e retornou ao palco educacional brasileiro com força e grandes promessas de democratização do ensino e novas formas de fazer educação. Com crescimento superior ao do ensino superior presencial, nem todas as instituições de ensino que têm optado por oferecer cursos a distância via internet estão devidamente comprometidas com a qualidade do ensino proporcionado. Com base nessa realidade e devido à expansão da modalidade de ensino, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) entendeu ser fundamental a definição de princípios, diretrizes e critérios que sejam referenciais de qualidade para as instituições que oferecem cursos de educação a distância no ensino superior. E é a partir dessas diretrizes didático-pedagógicas que as instituições de ensino superior devem agir para criar seus Projetos Políticos Pedagógicos para o oferecimento de cursos superiores a distância

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Publicado

2012-01-31

Como Citar

Clementino, A., Ajouri, Y. R., Souza, D. B., Fernandes, W. S., & Dutra, S. R. (2012). A Educação a Distância no ensino superior brasileiro: uma visão geral. Revista Científica Hermes, 6. https://doi.org/10.21710/rch.v6i0.52

Edição

Seção

Artigos Temáticos

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