O processo de legitimação do poder: vivências de pequenos empreendedores na região de Passo Fundo/RS
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v16i0.265Palavras-chave:
legitimação, poder, empreendedoresResumo
Analisou-se a legitimação do poder de pequenos empreendedores frente aos colaboradores na região de Passo Fundo/RS,processo pelo qual esses empreendedores consolidam suas relações de trabalho para exercerem suas funções com autoconfiança. Realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva que usou como método de coleta de dados a entrevista semiestruturada, aliada à observação do ambiente e à análise documental.Quatro diretores de franquias da área de ensino de idiomas no norte do Rio Grande do Sul participaram da pesquisa. Os dados coletados foram submetidos à análise interpretativa que utilizou o referencial teórico para resgatar a conceituação do poder, seu papel e suas fontes nas organizações.Os resultados ratificaram a difícil mensuração da legitimação do poder.Investigou-se o fenômeno de diversos ângulos e identificaram-se inúmeros fatores correlatos, provocando uma evolução no seu entendimento.Percebeu-se que as estratégias de legitimação variam conforme a história e o estilo de liderança dos empreendedores,gerando resultados semelhantes no curto prazo, porém nem sempre atendendo aos quesitos de profissionalização e expansão.
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