Aplicação do método STAD na perspectiva do ensino contábil: grupos colaborativos e divisões de rendimento
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v28i0.532Palavras-chave:
STAD, aprendizagem, contabilidadeResumo
O presente estudo objetiva examinar a percepção dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre a eficiência, aplicabilidade e competências do método colaborativo Student Teams Achievement Divisions (STAD) aplicado ao ensino da contabilidade, além de, buscar verificar, empiricamente, a eficiência do STAD aplicado à contabilidade ambiental. A pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa, no formato de estudo de caso, cujos dados foram obtidos através de questionário aberto e observação participante. Com a finalidade de verificar a percepção dos discentes foi realizada análise de conteúdo por meio do Software ATLAS.ti 7®. O teste de hipótese T de Student foi utilizado para verificar a eficiência do método, enquanto o teste do Qui-quadrado verificou a relação entre a motivação do discente e a evolução da aprendizagem. Os resultados evidenciam que o STAD se demonstrou eficiente, haja vista a diferença estatisticamente significante entre as pontuações obtidas pelos discentes antes e após a aplicação do método. Foi verificado que, para a amostra estudada, a motivação do aluno não tem relação com o fato de o mesmo ter obtido êxito na pontuação alcançada. De acordo com a percepção dos mestrandos, o método é capaz de desenvolver habilidades interpessoais como comunicação, pensamento crítico e resolutividade de problemas. Ademais, o STAD estimulou o trabalho em equipe, que por sua vez motivou os discentes durante o desenvolvimento da aula.
Referências
Bahrun, S. M., Ong, E., & Samngani, M. Z. (2018). The effectiveness of cooperative learning stad method (student teams-achievement division) on the achievement in islamic religious education. Advances In Social Science, Education And Humanities Research, 239(8), 171-175.
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Cochito, M. I. S. (2004). Cooperação e aprendizagem: educação intercultural. Acime: Lisboa. Recuperado em 04 de julho de 2019: https://www.cidadaniaemportugal.pt/wp-content/uploads/recursos/cooperacao-e-aprendizagem.pdf.
Eisenhardt, K. M. (1989). Building Theories from Case Study Research. The Academy of Management Review,14(4), 532-550.
Fávero, L. P. (2017). Manual de análise de dados. Rio de Janeiro: Elsevier.
Firnanda, R., Gani, S. A., & Samad, I. A. (2019). The Influence of Student Team - achievement Division (STAD) in Developing Students’ Speaking Skill. English Education Journal: Jurnal Pengembangan Pendidikan dan Pengembangan Pengajaran Bahasa,10(1), 46-66.
Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa (3 ed.). Porto Alegre: Artmed.
Frison, L. M. B. (2016). Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-posições, 27(1), 133-153.
Ghasemi, Z., & Baradaran, A. (2018). The comparative effect of student team- -Achievement division and cooperative integrated Reading and composition on EFL learner’s speaking complexity. Internacional Journal os Applied Linguistics anf English Literature, 7(3), 67-72.
Gomes, G. S. (2018). Modelo de Aprendizagem Integral (MAI): um novo modelo de ensino de contabilidade. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências Contábeis, Fea-rp/usp, Ribeirão Preto.
Gomes, R. (2003). A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: Minayo, Maria Cecília de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (22.ed.). Petrópolis: Vozes.
Ishtiaq, M., Ali, Z., & Salem, M. (2015). The Effects of Student Teams Achievement Division (STAD) on Motivation of Saudi EFL Adult Learners. International Journal of Language Education and Applied Linguistics, 3(1), 11-24.
Johnson, D. W., Johnson, R. T., & Smith, K. A. (1991). Active learning: cooperation in the college classroom. Edina, MN: Interaction Book Company.
Kumar, A., & Singh, A. P. (2016). International Journal of Advanced Research and Development. International Journal Of Advanced Research And Development, 1(7), 26-30.
Pereira, I. V., & Silva, C. A. T. (2018). Aprendizagem Cooperativa como Estratégia de ensino para a contabilidade: habilidades intelectuais da taxonomia do domínio cognitivo. Revista Ambiente Contábil, 10(1), 54-70.
Purba, I. S. B. (2018). Improving fourth grade natural Science learning outcomes with type student team achievement division (STAD) cooperative model. Journal of Primary Education, 2(2), 102-108.
Purnawan, R. A. (2018). Increasing Biology learning result with cooperative learning type student team achievement division (STAD). Biosfer, 7(1), 58-63.
Slavin, R. E. (1983). When Does Cooperative Learning Increase Student Achievement. Psychological Bulletin, 94(3), 429-445.
Soares, S. V., Bulaon, C., Casa Nova, S. P. C., & Picolli, I. R. A. (2019). Aprendizagem Baseada em Problemas para os Cursos de Ciências Contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 17(1), 65-97.
Souza, L. M., Avelino, B. C., & Takamatsu, R. T. (2017). Estilos de aprendizagem e influência no processo de ensino - aprendizagem: análise empírica na visão de estudantes de contabilidade. Revista Ambiente Contábil, 9(2), 379-400.
Souza, E. C., Souza, I. C., & Teixeira, V. R. (2014). Evolução histórica do processo ensino-aprendizagem. Secretaria do Estado de Educação Esporte e Lazer – Mato Grosso. Recuperado em 14 de junho de 2019 em: http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Evolu%C3%A7%C3%A3o-hist%C3%B3rica-do-processo-ensino-aprendizagem.aspx
Torres, P. L., Alcântara, P. R., & Irala, E. A. F. (2004). Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino aprendizagem. Revista diálogo educacional, 4(13), 129-145.
Torres, P. L., & Irala, E. A. F. (2014). Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar.
Vasconcelos, A. L. F. S., Silva, M. F. N., Lima, C. A., & Melo, E. A. T. (2017). Uma Reflexão da aprendizagem cooperativa como estratégia de ensino para a formação dos contadores. Revista de Informação Contábil, 2(1), 72-83.
Wyk, M. M. V. (2013). The Effect of Student Teams Achievement Divisions as a Teaching Strategy on Grade 10 Learners’ Economics Knowledge. International Journal for Cross-Disciplinary Subjects in Education, 4(2), 1153-1157.
Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos (5. ed.). Porto Alegre: Bookman.
Young-Gyu, C. (2015). A Research on the Effect of Cooperative Learning in NCS-Based Accounting Lecture: Na Application of Student Team Achievement Division Method. Korean Commercial Education Society, 29(6), 25-48.
Yuliawati, D. (2018). Implamentation os Coopetarive learning model student team achievement division (STAD) tylpe to improve student cooperation in social Science lerarning (classroom action research class VII-D SMP Negeri 1 Bandung). Internacional Journal PEdagogy of Social Studies, 2(2), 25-31.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Joarlla de Medeiros Macedo Silva, Gabriela Louise de Vasconcelos Ribeiro, Tamara Pontes Félix, Joana Darc Medeiros Martins
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.