Ensino tecnológico superior e intenção empreendedora:
Relato da experiência brasileira na formação do empreendedor
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v37i1.782Palabras clave:
Ensino Tecnológico Superior, Educação Empeendedora, Cultura Empreendedora, Intenção Empreendedora., Ambiente InovadorResumen
Este artigo visa contribuir no debate sobre como a educação empreendedora e a disponibilidade de um ambiente empreendedor influenciam a intenção empreendedora dos alunos dos institutos tecnológicos. Para tanto, escolheu-se uma Instituição de Ensino Tecnológico Superior localizada na cidade de São Paulo que, em parceria com o Sebrae, desenvolveu um programa de formação empreendedora. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, do tipo exploratório e descritivo, cuja coleta de dados deu-se pela aplicação de um questionário de intenção empreendedora, baseado na Teoria do Comportamento Planejado, ao qual se somaram elementos do ambiente empreendedor. Os resultados indicam que a Instituição promove a intenção empreendedora, a partir do conteúdo programático e da caracterização do ambiente empreendedor, não sendo, porém, fatores determinantes. A atitude pessoal é o construto que mais repercute na intenção empreendedora dos alunos investigados. A pesquisa permitiu validar os conceitos e medidas adotadas, confirmando a efetividade de um ambiente acadêmico no estímulo ao comportamento empreendedor, em um contexto regional brasileiro, tendo como amostra um público que representa diferentes estágios do aprendizado e da inserção no mercado de trabalho, destacando o comportamento empreendedor como uma possibilidade de carreira.
Citas
Ajzen, I. (1991). The theory of planned behavior. Organizational behavior and human decision processes, v. 50, n. 2, 179-211. https://doi.org/10.1016/0749-5978(91)90020-T
Bazan, C., Gaultois, H., Shaikh, A., Gillespie, K., Frederick, S., Amjad, A., Yap, S., Finn, C., Rayner, J. & Belal, N. (2020). A systematic literature review of the influence of the university’s environment and support system on the precursors of social entrepreneurial intention of students. Journal of Innovation and Entrepreneurship, v. 9, n. 4. Recuperado em 20 de março de 2021, de https://innovation-entrepreneurship.springeropen.com/articles/10.1186/s13731-020-0116-9
Brasil. (2019). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília.
Byrne, B. M. (2010). Structural equation modeling with AMOS: basic concepts, applications, and programming (multivariate applications series). New York: Taylor & Francis Group, v. 396, 7384.
CPS. Centro Paula Souza. (2021). Recuperado em 20 de março de 2021, de https://www.cps.sp.gov.br/fatecs/fatec-sebrae/.
Entrialgo, M. & Iglesias, V. (2016). The moderating role of entrepreneurship education on the antecedents of entrepreneurial intention. International entrepreneurship and management journal, v. 12, n. 4, 1209-1232. https://doi.org/10.1007/s11365-016-0389-4
Etzkowitz, H., Webster, A., Gebhardt, C. & Terra, R. C. (2000). The future of the university and the university of the future: evolution of ivory tower to entrepreneurial paradigm. Research policy, v. 29, n. 2, 313-330, 2000. https://doi.org/10.1016/S0048-7333(99)00069-4
Farhangmehr, M., Gonçalves, P. & Sarmento, M. (2016). Predicting entrepreneurial motivation among university students: The role of entrepreneurship education, Education + Training, v. 58 n. 7/8, pp. 861-881. https://doi.org/10.1108/ET-01-2016-0019
Fayolle, A. & Gailly, B. (2015). The impact of entrepreneurship education on entrepreneurial attitudes and intention: Hysteresis and persistence. Journal of small business management, v. 53, n. 1, p. 75-93.
Fornell, C. & Larcker, D. F. (1981). Evaluating Structural Equation Models with Unobservable Variables and Measurement Error. Journal of Marketing Research, v. 18(1), 39-50. https://doi.org/10.1177/002224378101800104. (Original work published 1981).
Gil, A. C. (2019). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas.
Hahn, D., Minola, T. & Bosio, G. (2020). The impact of entrepreneurship education on university students’ entrepreneurial skills: a family embeddedness perspective. Small Bus Econ. v. 55, 257–282. https://doi.org/10.1007/s11187-019-00143-y
Hair Jr, J. F., Black, W. C., Babin, B. J. & Anderson, R. E. (2009). Análise multivariada de dados. 6 ed. Porto Alegre: Bookman.
Hair Jr, J. F., Ringle, C. M., Hult, T.M. & Sarstedt (2017). A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Sage publications.
Hair Jr, J. F., Ringle, C. M. & Sarstedt, M. (2011). PLS-SEM: Indeed, a silver bullet. Journal of Marketing theory and Practice, v. 19, n. 2, 139-152.
Jena, R. K. (2020). Measuring the impact of business management Student's attitude towards entrepreneurship education on entrepreneurial intention: A case study. Computers in Human Behavior, v. 107, 106275. https://doi.org/10.1016/j.chb.2020.106275
Krueger Jr, N. F., Reilly, M. D. & Carsrud, A. L. (2000). Competing models of entrepreneurial intentions. Journal of business venturing, v. 15, n. 5-6, 411-432. https://doi.org/10.1016/S0883-9026(98)00033-0
Laguía, A., Moriano, J. A., Gámez, J.A. & Molero, F. (2017). Validación del Cuestionario de Intención Emprendedora en una muestra de estudiantes universitarios de Colombia. Universitas Psychologica, v. 16, n. 1. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy16-1.vcie
Lima, E., Nassif, V. M. J., Lopes, R. M. A & Silva, D. (2014). Educação Superior em Empreendedorismo e Intenções Empreendedoras dos Estudantes – Relatório do Estudo GUESSS Brasil 2013-2014. Grupo APOE – Grupo de Estudo sobre Administração de Pequenas Organizações e Empreendedorismo, PPGA-UNINOVE. Caderno de pesquisa, n. 2014-03, pp. 1-51. Recuperado em 15 de março de 2021, de https://grupoapoe.files.wordpress.com/2015/01/cp-2014-03-relatorio-estudo-guesss-brasil-2013-2014.pdf
Liñán, F. & Chen, Y–W. (2009). Development and cross–cultural application of a specific instrument to measure entrepreneurial intentions. Entrepreneurship theory and practice, v. 33, n. 3, 593-617. https://doi.org/10.1111/j.1540-6520.2009.00318.x.
Liñán, F., Rodríguez-Cohard, J.C. & Rueda-Cantuche, J.M. Factors affecting entrepreneurial intention levels: a role for education. International Entrepreneurship and Management Journal v.7, 195–218 (2011). https://doi.org/10.1007/s11365-010-0154-z
Liñán, F. & Fayolle, A. (2015). A systematic literature review on entrepreneurial intentions: citation, thematic analyses, and research agenda. International Entrepreneurship and Management Journal, v. 11, n. 4, 907-933. https://doi.org/10.1007/s11365-015-0356-5
Liñán, F., Moriano, J. A. & Jaén, I. (2016). Individualism and entrepreneurship: Does the pattern depend on the social context? International Small Business Journal, v. 34, n. 6, 760-776. https://doi.org/10.1177/02662426155846
Nabi, G., Walmsley, A., Liñán, F., Akhtar, I. & Neame, C. (2016). Does entrepreneurship education in the first year of higher education develop entrepreneurial intentions? The role of learning and inspiration. Studies in Higher Education, v. 43(3), 452–467. https://doi.org/10.1080/03075079.2016.1177716
Martins, F. S., Santos, E. B. A. & Silveira, A. (2019). Intenção empreendedora: Categorização, classificação de construtos e proposição de modelo. Brazilian Business Review, v. 16, n. 1, 46-62. https://doi.org/10.15728/bbr.2019.16.1.4
Moraes, G. H. S. M., Iizuka, E. S. & Pedro, M. (2018). Effects of entrepreneurial characteristics and university environment on entrepreneurial intention. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, n. 2, 226-248. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2018170133.
Morris, M. H., Shirokova, G. & Tsukanova, T. (2017). Student entrepreneurship and the university ecosystem: A multi-country empirical exploration. European Journal of International Management, v. 11, n. 1, 65-85. https://doi.org/10.1504/EJIM.2017.081251
Paiva, L. E. B., Lima, T. C. B., Rebouças, S. M. D. P., Ferreira, E. M. D. M. F. & Fontenele, R. E. S. (2018). Influência da sustentabilidade e da inovação na intenção empreendedora de universitários brasileiros e portugueses. Cadernos EBAPE. BR, v. 16, n. 4, 732-747. https://doi.org/10.1590/1679-395167527
Passoni, D. & Glavam, R.B. (2018). Entrepreneurial intention and the effects of entrepreneurial education: Differences among management, engineering, and accounting students. International Journal of Innovation Science, v. 10, n. 1, 92-107. https://doi.org/10.1108/IJIS-05-2017-0042
Piperopoulos, P. & Dimov, D. (2015). Burst bubbles or build steam? Entrepreneurship education, entrepreneurial self‐efficacy, and entrepreneurial intentions. Journal of Small Business Management, v. 53, n. 4, 970-985. https://doi.org/10.1111/jsbm.12116
Ringle, C. M., da Silva, D. & Bido, D. de S. (2014). Modelagem de Equações Estruturais com Utilização do Smartpls. ReMark - Revista Brasileira de Marketing, 13(2), 56–73. https://doi.org/10.5585/remark.v13i2.2717
Sarstedt, M., Ringle, C.M. & Hair, J.F. (2017). Partial Least Squares Structural Equation Modeling. In: Homburg, C., Klarmann, M.& Vomberg, A. (eds) Handbook of Market Research. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-05542-8_15-1
Sebrae. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2019). Empreendedorismo no Brasil: relatório executivo 2019. São Paulo. Recuperado em 20 de março de 2021. http://ibqp.org.br/PDF%20GEM/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20Empreendedorismo%20no%20Brasil%202019.pdf
Shapero, A. & Sokol, L. (1982). The social dimensions of entrepreneurship. University of Illinois at Urbana-Champaign's. Academy for Entrepreneurial Leadership Historical Research Reference in Encyclopedia of Entrepreneurship. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall. pp. 72-90.
Soria-Barreto, K., Honores-Marin, G., Gutiérrez-Zepeda, P. & Gutiérrez-Rodríguez, J. (2017). Prior Exposure and Educational Environment towards Entrepreneurial Intention. Journal of technology management & innovation, v. 12(2), 45-58. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-27242017000200006
Souza, R. S. & Silveira, A. (2018). Intención emprendedora en contexto universitario brasileño. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 11, n. 2, 297-318. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n2p297
Torres, F. C., Mendez, J.C.E., Barreto, K. S., Chavarria, A. P., Machuca, K. J. & Guerrero, J. A. O. (2017). Exploring entrepreneurial intentions in Latin American university students. International Journal of Psychological Research, v. 10, n. 2, 46, 2017. https://doi.org/10.21500/20112084.2794.
Vinzi, V. E., Chin, W. W., Henseler, J. & Wang, H. (2010). Handbook of Partial Least Squares. Berlin: Springer, 2010
Vodă, A. I. & Florea, N. (2019). Impact of personality traits and entrepreneurship education on entrepreneurial intentions of business and engineering students. Sustainability, v. 11, n. 4, 1192.
Wong, K. K-K. (2013). Partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM) techniques using SmartPLS. Marketing Bulletin, v. 24, n. 1, 1-32.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Rodrigo Cândido, Isabel Cristina dos Santos, Glaucia Bambirra

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.