Desafios para a Implantação de um Escritório Estratégico de Projetos na Universidade Federal Rural de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v34i1.653Palabras clave:
Fatores Críticos, Escritório de Projetos, Projetos Públicos, Gestão Pública.Resumen
Este artigo tem a finalidade de analisar a importância da implantação de um escritório estratégico de projetos na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e quais os fatores críticos existentes para essa implantação. O desenvolvimento de mecanismos de monitoramento, avaliação e controle permitem à Instituição gerar eficiência e eficácia ao serviço público. Apesar de gestão de projetos (GP) ser algo recente nas universidades públicas, é imprescindível que essas instituições se debrucem sobre essa temática, gerando valor à sociedade. O nível estratégico do escritório de projetos é denominado nível corporativo, sendo considerado como o centro de excelência para gestão de projetos. Para atingir os objetivos deste estudo, analisam-se os seguintes aspectos: i) levantamento da literatura sobre a importância da GP, posicionamento estratégico e possíveis resultados e, ii) revisão da estrutura organizacional da UFRPE. A análise é de natureza qualitativa e descritiva. Os resultados apontam os principias fatores críticos para a implantação do escritório, em nível estratégico, na Universidade. Compreender a estrutura organizacional é fundamental, uma vez que a governança institucional determina a forma como a UFRPE está estruturada e suas relações institucionais. Um diagnóstico para a implantação de um escritório de projetos na Universidade é apresentado, utilizando a ferramenta diagrama de árvore, em que foi possível realizar a investigação e exposição dos fatores críticos identificados. Cultura organizacional complexa e conservadora, estrutura departamentalizada, comunicação sem a devida fluidez, restrições orçamentárias e de pessoal, dentre outros fatores críticos são registrados entre esses obstáculos.
Citas
Barbosa, F. J. M., França, R. S., Rodrigues, R. F., & Parreiras, F. S. (2018). Visualização da Informação e Métodos Visuais como Ferramentas Estratégicas para o Gerenciamento de Projetos., Revista de Gestão e Projetos – GeP, 9(1).
Brasil. (2017). Presidência da República. Decreto nº 9.203, de 22/11/2017. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9203.htm.
Brasil. (2020). Tribunal de Contas da União. Referencial básico de governança aplicável a organizações públicas e outros entes jurisdicionados ao TCU / Tribunal de Contas da União. Edição 3 - Brasília: TCU, Secretaria de Controle Externo da Administração do Estado – Secex Administração.
Bridges, D. N., & Crawford, J. K. (2001). A project office – where and what type. Project Management Institute Annual Seminars & Symposium, Nashville, TN. Newtown Square, PA: Project Management Institute.
Bullen, C. V., & Rockart, J. F. (1981). A primer on critical success factors. Center for Information Systems Research, Sloan School of Management, MIT.
Corrêa, L. A. M., Muylder, C. F., Carvalho, D. B. F., & Costa, D. M. (2023). Gestão do Conhecimento: análise do nível de maturidade de uma Instituição Pública. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, 17, e023010. Recuperado de https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023010.
Costa, T. G. P., Silva, C. E. S., Souza, W. V. B., Salgado, E. G., Anjos, F. H. (2022). Escritório de Gerenciamento de Projetos Governamentais. XLII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Contribuição da Engenharia de Produção para a Transformação Digital da Indústria Brasileira. Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Recuperado de https://abepro.org.br/publicacoes/artigo.asp?e=enegep&a=2022&c=43601
Crawford, J.K. (2000). Improving organizational productivity with a project office. Contract Management (S.I.), 40(6), 2-3.
Dahmouche, M. S., Bernstein, M. A. F. O. B, Fernandes, M. C. Santos, B. F. O. (2022). A Gestão de Projetos como Ferramenta para Administração Pública Eficiente: Estudo de Caso da Fundação CECIERJ. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense. Rio de Janeiro, n.22 ( Ed. Regular).
Fernandes, B. D. A., Américo, B. L. (2021). O Profissional do Escritório de Projetos em Ação: Um Estudo Baseado em Práticas. E&G Economia e Gestão. Belo Horizonte, v. 21, n. 60.
Franco, S. C., Leite, R.C. M., Cameron, M.M., Lopes, J.C., & Almeida, V.L. (2017). Plano de Gestão de Logística Sustentável e seus Indicadores: O Conteúdo Mínimo de Divulgação, Conscientização e Capacitação nas Universidades Federais Brasileiras. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 10(4), 204-226.
Leitão, S. P. (1985). A Questão organizacional na universidade: as contribuições de Etzione e Rice. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 19(4), 3-26.
Lima, E. F., Almeida, V. L. L., & Maia, G. A.S. (2014). A implantação do escritório de projetos (PMO) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS): uma iniciativa inovadora na gestão pública sul-mato-grossense. XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU. A Gestão do Conhecimento e os Novos Modelos de Universidade Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/131775/2014-155.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Oliveira, J. M., Jurach, G. A., Pinto, R. S., & Kerchirne, L. M. (2017). Project Offices and The Federal Universities: A Study on Project Management in The Context of Higher Education Institutions. Revista de Gestão e Projetos – GeP, 8(3).
Oliveira, R. R., & Martins, H. C. (2020). Desempenho do escritório de gerenciamento de projetos: divergência de percepções entre a instrução acadêmica e a vivência profissional, Innovar, 30(75), 119-134.
Parolini Junior, J. T., Satller, T. do C., Pereira, A. G., & Silva, L. C. (2021). A importância de um escritório de gerenciamento de projetos em uma organização. Revista Produção Online, 21(2), 353–371. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i2.3586
PMI. (2017). Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 6 ed. Newtown Square, PA: Project Management Institute (PMI).
Santos, C., & Dias, C. (2021). Considerações sobre ouso de representações diagramáticas no cálculo de probabilidades condicionadas. Experiências em Ensino de Ciências, 16(1).
Shinoda, A. C. M., Maximiano, A. C. A., & Sbragia, R. (2015). Gestão do conhecimento em organizações orientadas para projetos. Revista de Gestão e Projetos – GeP, 6(1).
Souza, A M. C., Gonçalves, I. C. M., Ribeiro, L. S., & Santos, R. A. (2023). A metodologia de Lean Office aplicada em uma gerência de projetos. Revista de Gestão e Projetos, 14(2), 157-173. Recuperado de https://doi.org/10.5585/gep.v14i2.23494.
UFRPE. (2021a). Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Plano de Desenvolvimento Institucional – UFRPE: 2021-2030 / UFRPE. Proplan. - Recife: EDUFRPE.
UFRPE. (2021b). Universidade Federal Rural de Pernambuco. Website Institucional.
UFRPE se destaca entre as melhores instituições do país no Índice de Governança do TCU. Recuperado de: http://ufrpe.br/br/content/ufrpe-se-destaca-entre-melhores-institui%C3%A7%C3%B5es-do-pa%C3%ADs-no-%C3%ADndice-de-governan%C3%A7a-do-tcu–
TCU. (2021). Tribunal de Contas da União. Governança Pública Organizacional. Publicações do TCU. Recuperado de: https://portal.tcu.gov.br/governanca/governancapublica/organizacional/levantamento-de-governanca/levantamento-de-governanca.htm
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Científica Hermes - FIPEN
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.