Fatores influenciadores da escolha pelo curso de Ciências Contábeis
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v33i1.642Palabras clave:
fatores influenciadores, escolha do curso, Ciências ContábeisResumen
Pode-se afirmar que vem crescendo a busca pelo curso de ciências contábeis no Brasil. Interessa-nos verificar, na prática, os fatores que interferem nesta escolha, bem como identificar o perfil desses alunos. Dessa forma, este artigo tem como objetivo analisar os fatores influenciadores da escolha do curso de ciências contábeis. Quanto ao método e aos procedimentos de pesquisa, este estudo caracteriza-se como survey e quantitativo. Para tanto, utilizou-se um questionário, para coleta de dados junto a graduandos em ciências contábeis de uma universidade do Rio Grande do Sul. A amostra foi composta por 85 acadêmicos. Para o tratamento e a compreensão dos dados implementou-se a análise fatorial, sua aplicabilidade se deu via software SPSS e os dados foram tabulados em planilhas excel. Os resultados alcançados permitiram constatar que 7 componentes (independência, possibilidade, persistência, influência de profissionais, pessoas próximas, planejamento de carreira e gosto de matemática) explicam 68,539% dos fatores que constituem a escolha pela graduação em ciências contábeis. Como variáveis não significativas tivemos: mercado de trabalho, diferentes áreas de atuação, curso atualizado, própria empresa, crescimento profissional, pessoa criativa, gênero masculino, vocação, status, não pesquisei sobre o curso, contribuição social e não ter condições financeiras.
Citas
Alanezi, F., Alfraih, M. M., Haddad, A. E., & Altaher, N. A. (2016). Factors influencing students' choice of accounting as a major: Further evidence from Kuwait. Global Review of Accounting and Finance, 7(1), 165-177.
Almeida, M. E. G. G., & Pinho, L. V. (2008). Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicologia Clínica, 20(2), 173-184.
Chen, C., Jones, K. T., & Mcintyre, D. D. (2008). Analyzing the factors relevant to students' estimations of the benefits and costs of pursuing an accounting career. Accounting Education: an international journal, 17(3), 313-326.
Creswell, J. W. (2010). O projeto de pesquisa. Artmed.
Dalci, I., Arasli, H., Tümer, M.; & Baradarani, S. (2013). Factors that influence Iranian students’ decision to choose accounting major. Journal of Accounting in Emerging Economies, 3(2), 145-163.
Grabowski, R. (2019). Student perspective on skills needed in the accounting profession: a review of studies. Journal of Management and Financial Sciences, 36, 123-138.
Hair, F. J., Black, W. C., Babin, B., Anderson, R. E., & Tathan, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman.
Hey, I. R., Castro, J., Morozini, J. F., & Kuhl, M. R. (2015). Fatores que influenciam na escolha do acadêmico pelo curso de Ciências Contábeis: Um estudo quantitativo aplicado aos acadêmicos de uma Universidade Estadual do Paraná. Anais do Congresso Universidade Federal de Santa Catarina de Controladoria e Finanças. Florianópolis, SC, Brasil.
Hsiao, J., & Casa Nova, S. P. C. C. (2016). Abordagem geracional dos fatores que influenciam a escolha de carreira em contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, 27(72), 393-407.
Indriani, E., & Murti, N. W. (2018). Patterns and determinants of Indonesian accounting students’ career choice. Journal of Economics, Business, and Accountancy Ventura, 21(2), 177-186.
Khalid, F. M., Rauf, F. H. A., Fuad, N. F. A., Saaibon, S.; Asri, N. A. M., & Sharom, N. D. (2018). Factors Influencing High School Students to Major in Accounting. Global Business and Management Research, 10(3), 605.
Knop, M. N. H. (2008). A escolha de curso superior dos vestibulandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: um estudo quantitativo com utilização de Análise de Correspondência Múltipla [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Lume, Repositório digital. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/13560
Lacerda, J. R., Reis, S. M., & Santos, N. A. (2008). Os fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os alunos na escolha e na permanência no curso de ciências contábeis: um estudo da percepção dos discentes numa universidade pública. Enfoque: Reflexão Contábil, 27(1), 67-81.
Lopes, I. F., & Meurer, A. M. (2019). Autoeficácia, Elementos Priorizados na Prospecção de Carreira e Comportamento Acadêmico: Análise dos Estudantes de Ciências Contábeis das IES Públicas. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 13(1), 46-67.
Marques, V. A., Salviano, R. A. G., & Silva, C. E. S. (2016). O que importa na escolha pelo curso de ciências contábeis? Uma análise a partir das teorias da motivação. Revista de Contabilidade da UFBA, 10(3), 176-197.
Pehlivan, A., & Durgut, M. (2019). Analysis of Factors that Affect the Job Choice of Accounting Students. Karadeniz Teknik Üniversitesi Sosyal Bilimler Enstitüsü Sosyal Bilimler Dergisi, 9(17),103-118.
Peleias, I. R., & Nunes, C. A. (2015). Fatores que influenciam a decisão de escolha pelo Curso de Ciências Contábeis por alunos de IES na cidade de São Paulo. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 8(3),184-203.
Peleias, I. R.; Nunes, C. A., & De Carvalho, R. F. (2017). Fatores determinantes na escolha do curso de Ciências Contábeis por estudantes de Instituições de Ensino Superior particulares na cidade de São Paulo. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 10(3), 39-58.
Pinheiro, R. G., & Santos, M. R. (2010). Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis – uma pesquisa com os graduandos na Capital e Grande São Paulo. Anais do Seminário em Administração FEA-USP. CD-Rom, São Paulo, SP, Brasil, 13.
Politelo, L., Manfroi, L., & Da Cunha, P. R. (2013). O mercado de trabalho na percepção dos concluintes do curso de Ciências Contábeis. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 12, (35), 79-98.
Pratama, A. (2017). Why do accounting students choose a career in accountancy? An exploratory study in Bandung City, West Java, Indonesia. Review of Integrative Business and Economics Research, 6(2), 393-407.
Santos, E. A., & Almeida, L. B. (2018). Seguir ou não carreira na área de contabilidade: um estudo sob o enfoque da Teoria do Comportamento Planejado. Revista Contabilidade & Finanças, 29(76), 114-128.
Scarpin, M. A. & Almeida, W. C. (2010). Graduandos de Ciências Contábeis e sua carreira profissional. Revista de Estudos Contábeis, 1(1), 24-37.
Schmidt, P., Ott, E., Santos, J. L., & Fernandes, A. C. (2012). Perfil dos alunos do curso de Ciências Contábeis de instituições de ensino do sul do Brasil. ConTexto, 12(21), 87-104.
Silva, M. N., Oliveira, A. B. S., Santos, F. A., & Zittei, M. V. M. (2017). O perfil socioeconômico e o motivo dos alunos ingressantes pela escolha do curso de Ciências Contábeis nas Universidades da Cidade de São Paulo. REDECA, 4(1), 1-18.
Souza, J. P., & Durso, S. O. (2018). A Motivação de Estudantes-Trabalhadores e Trabalhadores-Estudantes de Ciências Contábeis para a Realização da Graduação. XV Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade.
Srirejeki, K., Supeno, S. & Faturahman, A. (2019). Understanding the Intentions of Accounting Students to Pursue Career as a Professional Accountant. Binus Business Review, 10(1), 11-19.
Teixeira, M. A. P., & Gomes, W. B. (2005). Decisão de carreira entre estudantes em fim de curso universitário. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21(3), 327-334.
Thing, O. G., & Jalaludin, D. (2018). Career path in accounting: What are the drivers. International Academic Journal of Accounting and Financial Management, 5(4), 66-82.
Umar, I. (2014). Factors influencing students’ career choice in accounting: The case of Yobe State University. Research Journal of Finance and Accounting, 5(17), 59-62.
Uyar, A., Gungormus, A. H., & Kuzey, C. (2011). Factors affecting students career choice in accounting: The case of a Turkish University. American Journal of Business Education (AJBE), 4(10), 29-38.
Wally-dima, L. B. (2013). Factors influencing students’ choice of accounting as a major: The case of Botswana accounting students. Asian Journal of Empirical Research, 3(4), 464-476.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Científica Hermes - FIPEN

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.