A utilização conjunta dos modelos de gestão Canvas e BSC como subsídios para o desenvolvimento dos objetivos estratégicos: o caso de uma incubadora tecnológica

Autores/as

  • Emanuelly Comoretto Machado UFSM
  • Tatiane de Andrade Neves Hôrbe
  • Janaina Marchi
  • Gilnei Luiz de Moura

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v18i0.318

Palabras clave:

incubadora de empresas, business model Canvas, Balanced Scorecard

Resumen

Este estudo tem por objetivo investigar a utilização conjunta dos modelos de gestão Canvas e BSC como subsídios para o desenvolvimento dos objetivos estratégicos e de um sistema de medição de desempenho para uma incubadora de empresas. Para tanto, adotou-se o estudo de caso como estratégia de pesquisa. A organização analisada é uma Incubadora de Base Tecnológica, sediada em uma Universidade da região central do Rio Grande do Sul. Como técnicas de coleta de dados foram utilizadas: Análise de Documentos, Grupos Focais e Entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciaram que a utilização das metodologias Canvas e BSC forneceram de forma prática e satisfatória subsídios para o desenvolvimento dos objetivos estratégicos e de um sistema de medição de desempenho para a Incubadora, na medida em que proporcionam uma visão ampla e a definição acerca dos principais elementos para uma gestão estratégica (Canvas) e forneceram meios para analisar e medir o desempenho (BSC) da organização. Portanto, entende-se que a importância deste estudo está na abordagem do tema incipiente na literatura, onde os estudos de caso podem elucidar lacunas e necessidades dessas organizações para pesquisas futuras.

Citas

ANHOLON, R; SILVA, M.C. Diferenciais do sistema de gestão desenvolvido por uma incubadora de empresas de referência: o caso do celta florianópolis. Revista GEINTEC, v. 5, n. 1, p. 1.864-1.880, 2015.

ANPROTEC – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS ENTIDADES PROMOTORAS DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES. Histórico do setor de incubação no Brasil e no mundo, 2011. Disponível em: <http://www.anprotec.org.br/publicacaoconhecas2.php?idpublicacao=80> . Acesso em: abr. 2015.

ARANHA, J.A.S.; SIMÕES, A.; DIAS, C.; CARVALHO, L. F.; MARUJO, M. Modelo de Gestão para Incubadoras de Empresas – Implementação do Modelo. ReInc – Rede de Incubadoras do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 2002.

BØLLINGTOFT, A. The bottom-up business incubator: Leverage to networking and cooperation practices in a self-generated, entrepreneurial-enabled environment. Technovation, v. 32, p. 304-315, 2012.

BUCHERER, E.; EISERT, U.; GASSMAN, O. Towards Systematic Business Model Innovation: Lessons from Product Innovation Management, 2012.

CAMPOS, N.A. A transferência de tecnologia em incubadoras de empresa universitária: a influência da rede precedente dos empreendedores. Tese de Doutorado não publicada, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2010.

CAULLIRAUX, H.M. Modelo de gestão para incubadora de empresas: uma estrutura de indicadores de desempenho. Rio de Janeiro: Rede de Incubadoras do Rio de Janeiro, 2001.

CLOSS, L.; FERREIRA, G. Transferência de Tecnologia Universidade - Empresa: uma revisão das publicações científicas brasileiras no período de 2005-2009. Artigo apresentado no Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro, 2010.

COOPER, C.E; HAMEL, S.A. Motivations and obstacles to networking in a university business incubator. The Journal of technology transfer, v. 37, n. 4, p. 433-453, 2012.

DORNELAS, J.C.A. Análise da administração estratégica em uma incubadora de empresas. Artigo apresentado no Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 2000, Maringá–PR, 2000.

______. Planejando incubadoras de empresas: como desenvolver um plano de negócios para incubadoras. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

______. Empreendedorismo corporativo:como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

FIALHO, F.A.P.; MONTIBELLER, F.G.; MITIDIERI, T. da C. Empreendedorismo na era do conhecimento: como estimular e desenvolver uma cultura empreendedora alicerçada nos princípios da Gestão do Conhecimento e da Sustentabilidade. Florianópolis: Visual Books, 2007.

GARCIA, Q.; TERRA, B.A. A importância das incubadoras na criação e desenvolvimento de empresas inovadoras de base tecnológica: um estudo de caso do Instituto Gênesis da PUC - Rio e da Empresa MINDS at work. Polêmica, v. 10, n. 2, 2011.

GUIMARÃES, N.T.M.; SILVA-FILHO, S.J.M da. Aplicação do Balanced Scorecardcomo instrumento de avaliação de desempenho: o caso da incubadora de empresas de base tecnológica da UFF, v. 3, n. 3, p. 351-372, 2007.

HAUKSSON, H. Metamodeling for Business Model Design: facilitating development and communication of Business Model Canvas (BMC) models with an OMG standards-based metamodel. Dissertação de mestrado não publicada, Department of Computer and Systems Sciences of Stockholm University, 2013.

JABBOUR, C.; FONSECA, S. A. A performance de incubadoras empresariais do interior paulista à luz de um novo modelo de avaliação de desempenho, Revista Produção Online, v. 5, n. 4, 2005.

KALLÁS, D. Inovação em modelo de negócios:forma e conteúdo. Revista de Administração Eletrônica, v. 52, p. 704-705, 2012.

KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P. A estratégia em ação: balanced scorecard. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

______. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

LAHORGUE, M.A.; HANEFELD, A.O. A localização das incubadoras tecnológicas no Brasil: reforço ou quebra da tendência histórica de concentração das infraestruturas deciência, tecnologia e inovação? Artigo apresentado na 3a Conferência Nacional de C,T&I. Centro de Gestão de Estudos Estratégicos. Brasília, 2005.

LALKAKA, R. Tecnology business incubator to assist an innovation based economy. Journal of Change Management, v. 3, n. 2, p. 167-176, 2002.

LESCHKE, J. Business Model Mapping: Application and Experience in an Introduction to Entrepreneurship Course. Journal of Entrepreneurship Education, v. 16, Special Issue, 2013.

MORAIS, N.E.; SILVA, T.A.A.; DE OLIVEIRA, D.S.A.R. Uma análise sobre as práticas de gestão das Incubadoras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro a partir do modelo Cerne. Revista de Gestão e Operações Produtivas, v. 3, n. 1, 2012.

OSTERWALDER, A. The Business Model Ontology – a proposition in a design science approach. Ph.D. Tese de Doutorado não publicada, University of Lausanne, Ecole des Hautes Etudes Commerciales HEC: 173, 2004.

______.; PIGNEUR, Y. Business model generation. Inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

PATTON, D.; WARREN, L.; BREAM, D. Elements that underpin high-tech business incubation process. Journal of Technology Transfer, Netherland, v. 34, p. 621-636, 2009.

RAUPP, F.M.; BEUREN, I.M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, I.M. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003.

RODRIGUES, D.S; MIRANDA, W.F; SANTOS, J. A. Análise das dificuldades enfrentadas pelas empresas incubadas de base tecnológica por meio do Modelo Sistêmico. Artigo apresentado no XXIV Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, 2014.

SALOMÃO, J.R. Coletânea – Contratos, convênios, estatutos e planos de negócios das incubadoras de empresas brasileiras. Brasília: Anprotec, 1998.

STAINSACK, C. Estrutura, organização, e gestão de incubadoras tecnológicas. Dissertação de Mestrado não publicada, Programa de Pós-Graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, 2003.

VIEIRA, D.M.; OLIVEIRA, D.A.F.B.; PEREIRA, B.A. O programa de incubadoras da Universidade Estadual de Goiás – PROIN/UEG: “A capilaridade da UEG e sua importância na promoção do empreendedorismo em Goiás”. Revista de Administração da UEG, v. 3, n. 1, 2012.

VIEIRA, V.A.; TIBOLA, F. Pesquisa qualitativa em marketing e suas variações: trilhas para pesquisas futuras. Revista de Administração Contemporânea, v. 9, n. 2, p. 9-33, 2005.

WERNER, K.P. Como desenhar o seu jeito de fazer negócio (Canvas). 2013. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/como-desenhar-o-seu-jeito-de-fazernegocio-canvas/70326/> . Acesso em: abr. 2015.

Publicado

2017-05-31

Cómo citar

Comoretto Machado, E., de Andrade Neves Hôrbe, T., Marchi, J., & Luiz de Moura, G. (2017). A utilização conjunta dos modelos de gestão Canvas e BSC como subsídios para o desenvolvimento dos objetivos estratégicos: o caso de uma incubadora tecnológica. Revista Científica Hermes, 18, 186–212. https://doi.org/10.21710/rch.v18i0.318

Número

Sección

Artigos