Strategic management and social management

their interactions, good practices and gaps in refugee support organizations

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v35i1.705

Keywords:

Nonprofit Organizations, Good Management Practices, Third sector

Abstract

The main objective of this article is to conduct a comparative analysis of good practices resulting from the interaction between strategic management and social management in two non-profit organizations focused on serving refugees. Through exploratory-descriptive research of a qualitative nature, the central problem of the research is to find answers to the question: How much the interactivity between strategic management and social management contributes to characterize the good practices of the sector? Initially, data collection was carried out through bibliographic and documentary research and, later, field research using semi-structured interviews with the main agents involved in the enterprise. The results indicate that in the good practices of the third sector entities analyzed, in both, common principles of social management are adopted (reception, protection, promotion and integration), while the principles of strategic management are consolidated only in the larger organization, in the smaller organization the empirical view predominates without the establishment of formal administrative procedures. The main obstacles encountered were bureaucratic processes, lack of preparation and structure for humanized care, and little knowledge about interculturality among those responsible for public policies. The contribution of the research lies in the finding that, despite the relevance of the interaction between strategic management and social management, good practices in non-profit organizations operate fundamentally based on social management, in which ideological alignment becomes one of the main pillars for the engagement of those involved.

Author Biographies

Roberto Bazanini , Universidade Paulista, UNIP

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1982), graduação em Pedagogia - Faculdades Associadas Senador Flaquer (1985), graduação em Filosofia - Faculdades Associadas Ipiranga (1988), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1993), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Paulista - UNIP (2015). Autor de mais de dez livros e 70 artigos científicos relacionados as interfaces da filosofia com a gestão empresarial e a comunicação mercadológica, particularmente na perspectiva social das redes. O ultimo livro, este no formato de e-book, "Estratégia competitiva: Pós-verdade e fake news no conflito Globo versus Universal-Record" foi publicado em junho de 2021. Desde 2002 é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Paulista realizando pesquisas relacionadas às teorias do poder e o desenvolvimento sustentável na perspectiva social das redes de negócios (Campus Indianópolis) e professor de graduação do curso de Administração ( Campus Anchieta). É também desde 1996 professor concursado da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Atualmente leciona nos cursos de graduação em Administração, Comunicação e Engenharia da Instituição. Em 2005, o "Método Bazanini de ensino de filosofia" foi reconhecido internacionalmente na "Global on Engineering and Technology Education Conference"

Leylah Marques, Instituto Federal de São Paulo, IFSP

Mestre em Administração pela Universidade Paulista - Linha de Pesquisa: Abordagens Sociais em Redes.Possui pós graduação Lato Sensu em Gestão Empresarial pela Universidade Paulista (2012), Licenciatura por meio do curso do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional em Nível Médio (2011), nos termos da Resolução CNE/CEB nº2/1997, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, graduação em Turismo e Hospitalidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2008). Atualmente é servidora pública federal do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Administração voltada à Educação.

Celso Machado Junior, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pos-doutorando (2020) na Universidade de São Paulo - USP, Departamento de Administração, na área de Métodos Quantitativos e Informática. Doutor (2012) em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, Mestre (2005) em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos, graduado em Engenharia Mecânica (1988) pela Universidade de Mogi das Cruzes. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Administração - PPGA/USCS, e de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde PPGES/USCS da Universidade Municipal de São Caetano do Sul USCS. Foi professor do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU de janeiro de 2013 a agosto de 2109. Editor da Revista Metropolitana de Sustentabilidade RMS de Janeiro de 2013 a Agosto de 2016, Editor da Revista Metropolitana de Governança Corporativa RMGC de Janeiro de 2018 a agosto de 2019. Revisor dos seguintes periódicos: Journal of Cleaner Production, International Journal of Biodiversity and Conservation, Revista de Administração Contemporânea RAC, Revista Gestão e Regionalidade G&R, Revista Hermes, Revista Ciências Sociais em Perspectiva RCSP e Journal of Engineering and Technology Innovation - INOVAE. Trabalhou na gestão acadêmica, como: coordenador do curso semipresencial de pós-graduação em Gestão Ambiental ? Ecogestão na Universidade Paulista, responsável pela implantação (2008 a 2010). Atua como docente no curso de graduação em Administração na Universidade de São Caetano do Sul, e no curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista. Têm experiência na área de Gestão de Organizações, com ênfase em Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Sistemas da Qualidade e Gestão do Conhecimento. Atuou em organização industrial do setor privado (1983 - 2009) em diversos setores de gestão.

Everton Aristides Margueiro, Instituto Federal de São Paulo, IFSP

Doutorando em Administração 2022 (bolsista CAPES cód. 001 - UNIP) ; Mestre em Administração (2018); Especializações em: Gestão Pública (2013); Planejamento Tributário (2012); e Gestão Empresarial (2011). Graduação em Finanças Corporativas (2007) e Técnico em Contabilidade (1995) Servidor Público Federal do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, exercendo o cargo de Técnico em Contabilidade junto à Diretoria de Contabilidade e Finanças, onde foi Coordenador de Conformidade; Coordenador de Contabilidade Gerente de Contabilidade e Diretor de Gestão de Pessoas. Membro da Comissão de Ética do IFSP vinculado à Secretaria de Administração Federal da Presidência da República. Coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão Pública EAD da Universidade Anhembi Morumbi (2020). Professor de Ciências Contábeis da Universidade Anhembi Morumbi (2016).

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Published

2024-04-01

How to Cite

Bazanini , R., Marques, L., Machado Junior, C., & Margueiro, E. A. (2024). Strategic management and social management: their interactions, good practices and gaps in refugee support organizations. Revista Cientí­fica Hermes, 35(1), 3–23. https://doi.org/10.21710/rch.v35i1.705

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