Posicionamento de marca: uma perspectiva da evolução do conceito

Autores

  • Renato Telles Universidade Paulista Faculdades Integradas Rio Branco Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Maciel Manoel Queiroz Faculdades Integradas Rio Branco Universidade de São Paulo, EPUSP, Departamento de Engenharia Naval e Oceania

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v8i0.79

Palavras-chave:

marca, posicionamento e reposicionamento

Resumo

O presente artigo discute à importância atribuída à marca, destacando o seu gerenciamento, em que dois aspectos estão sempre presentes na análise de marcas e podem ser considerados decisivos na compreensão e gestão: identidade e posicionamento de marca. A análise e a decisão de um reposicionamento de marcas estão presentes no cotidiano de profissionais de marketing e comunicação, porém não existe consenso ou uniformidade de abordagem deste tema, resultado, entre outras razões, da limitada literatura desenvolvida acerca do assunto. Este trabalho se propõe a abordar de forma estruturada conceitual e estrategicamente as condições, desafios e riscos da adoção de uma estratégia de reposicionamento de marcas, utilizando argumentação baseada em literatura disponível, somada a intervenções exploratórias de exemplos reais, e propondo uma tipificação para as decisões e estratégias de reposicionamento, assim como orientações e alternativas para a gestão de marcas.

Biografia do Autor

Renato Telles, Universidade Paulista Faculdades Integradas Rio Branco Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração pela USP (Universidade de São Paulo).

Maciel Manoel Queiroz, Faculdades Integradas Rio Branco Universidade de São Paulo, EPUSP, Departamento de Engenharia Naval e Oceania

Mestre em Engenharia Naval e Oceania pela USP (Universidade de São Paulo).

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Publicado

2013-06-29

Como Citar

Telles, R., & Queiroz, M. M. (2013). Posicionamento de marca: uma perspectiva da evolução do conceito. Revista Científica Hermes - Fipen, 8. https://doi.org/10.21710/rch.v8i0.79

Edição

Seção

Artigos