Gestão estratégica e gestão social

suas interações, boas práticas e lacunas nas organizações de apoio a refugiados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v35i1.705

Palavras-chave:

Organizações Sem Fins Lucrativos, Boas Práticas de Gestão, terceiro setor

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo realizar uma análise comparativa referente as boas práticas decorrentes da interação entre a gestão estratégica e a gestão social em duas organizações sem fins lucrativos voltadas para atendimento dos refugiados. Por intermédio de pesquisa exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, o problema central da pesquisa está em encontrar respostas para a questão: como a interatividade entre a gestão estratégica e a gestão social contribui para caracterizar as boas práticas do setor? Inicialmente, a coleta de dados foi realizada por intermédio de pesquisa bibliográfica e documental e, posteriormente, a pesquisa de campo pelo emprego de entrevistas semiestruturadas com os principais agentes envolvidos no empreendimento. Os resultados apontam que nas boas práticas das entidades do terceiro setor analisadas, em ambas, são adotados princípios comuns da gestão social (acolhimento, proteção, promoção e integração), enquanto os princípios da gestão estratégica estão consolidados apenas na organização de maior porte, na organização de menor porte   predomina a visão empírica sem o estabelecimento de procedimentos administrativos formais. Os principais obstáculos encontrados foram processos burocratizados, despreparo e falta de estrutura para um atendimento humanizado e pouco conhecimento sobre interculturalidade, dos responsáveis pelas políticas públicas. A contribuição da pesquisa está na constatação de que, apesar da pertinência da interação entre a gestão estratégica e a gestão social, as boas práticas nas organizações sem fins lucrativos operam baseadas fundamentalmente na gestão social, na qual o alinhamento ideológico se torna um dos principais pilares para o engajamento dos envolvidos.

Biografia do Autor

Roberto Bazanini , Universidade Paulista, UNIP

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (1982), graduação em Pedagogia - Faculdades Associadas Senador Flaquer (1985), graduação em Filosofia - Faculdades Associadas Ipiranga (1988), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1993), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Paulista - UNIP (2015). Autor de mais de dez livros e 70 artigos científicos relacionados as interfaces da filosofia com a gestão empresarial e a comunicação mercadológica, particularmente na perspectiva social das redes. O ultimo livro, este no formato de e-book, "Estratégia competitiva: Pós-verdade e fake news no conflito Globo versus Universal-Record" foi publicado em junho de 2021. Desde 2002 é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Paulista realizando pesquisas relacionadas às teorias do poder e o desenvolvimento sustentável na perspectiva social das redes de negócios (Campus Indianópolis) e professor de graduação do curso de Administração ( Campus Anchieta). É também desde 1996 professor concursado da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Atualmente leciona nos cursos de graduação em Administração, Comunicação e Engenharia da Instituição. Em 2005, o "Método Bazanini de ensino de filosofia" foi reconhecido internacionalmente na "Global on Engineering and Technology Education Conference"

Leylah Marques, Instituto Federal de São Paulo, IFSP

Mestre em Administração pela Universidade Paulista - Linha de Pesquisa: Abordagens Sociais em Redes.Possui pós graduação Lato Sensu em Gestão Empresarial pela Universidade Paulista (2012), Licenciatura por meio do curso do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional em Nível Médio (2011), nos termos da Resolução CNE/CEB nº2/1997, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, graduação em Turismo e Hospitalidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2008). Atualmente é servidora pública federal do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Administração voltada à Educação.

Celso Machado Junior, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pos-doutorando (2020) na Universidade de São Paulo - USP, Departamento de Administração, na área de Métodos Quantitativos e Informática. Doutor (2012) em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, Mestre (2005) em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos, graduado em Engenharia Mecânica (1988) pela Universidade de Mogi das Cruzes. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Administração - PPGA/USCS, e de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde PPGES/USCS da Universidade Municipal de São Caetano do Sul USCS. Foi professor do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU de janeiro de 2013 a agosto de 2109. Editor da Revista Metropolitana de Sustentabilidade RMS de Janeiro de 2013 a Agosto de 2016, Editor da Revista Metropolitana de Governança Corporativa RMGC de Janeiro de 2018 a agosto de 2019. Revisor dos seguintes periódicos: Journal of Cleaner Production, International Journal of Biodiversity and Conservation, Revista de Administração Contemporânea RAC, Revista Gestão e Regionalidade G&R, Revista Hermes, Revista Ciências Sociais em Perspectiva RCSP e Journal of Engineering and Technology Innovation - INOVAE. Trabalhou na gestão acadêmica, como: coordenador do curso semipresencial de pós-graduação em Gestão Ambiental ? Ecogestão na Universidade Paulista, responsável pela implantação (2008 a 2010). Atua como docente no curso de graduação em Administração na Universidade de São Caetano do Sul, e no curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista. Têm experiência na área de Gestão de Organizações, com ênfase em Gestão Ambiental, Recursos Humanos, Sistemas da Qualidade e Gestão do Conhecimento. Atuou em organização industrial do setor privado (1983 - 2009) em diversos setores de gestão.

Everton Aristides Margueiro, Instituto Federal de São Paulo, IFSP

Doutorando em Administração 2022 (bolsista CAPES cód. 001 - UNIP) ; Mestre em Administração (2018); Especializações em: Gestão Pública (2013); Planejamento Tributário (2012); e Gestão Empresarial (2011). Graduação em Finanças Corporativas (2007) e Técnico em Contabilidade (1995) Servidor Público Federal do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo, exercendo o cargo de Técnico em Contabilidade junto à Diretoria de Contabilidade e Finanças, onde foi Coordenador de Conformidade; Coordenador de Contabilidade Gerente de Contabilidade e Diretor de Gestão de Pessoas. Membro da Comissão de Ética do IFSP vinculado à Secretaria de Administração Federal da Presidência da República. Coordenador do Curso de Tecnologia em Gestão Pública EAD da Universidade Anhembi Morumbi (2020). Professor de Ciências Contábeis da Universidade Anhembi Morumbi (2016).

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

Bazanini , R., Marques, L., Machado Junior, C., & Margueiro, E. A. (2024). Gestão estratégica e gestão social: suas interações, boas práticas e lacunas nas organizações de apoio a refugiados. Revista Científica Hermes, 35(1), 3–23. https://doi.org/10.21710/rch.v35i1.705

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