Desafios para a Implantação de um Escritório Estratégico de Projetos na Universidade Federal Rural de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v34i1.653Palavras-chave:
Fatores Críticos, Escritório de Projetos, Projetos Públicos, Gestão Pública.Resumo
Este artigo tem a finalidade de analisar a importância da implantação de um escritório estratégico de projetos na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e quais os fatores críticos existentes para essa implantação. O desenvolvimento de mecanismos de monitoramento, avaliação e controle permitem à Instituição gerar eficiência e eficácia ao serviço público. Apesar de gestão de projetos (GP) ser algo recente nas universidades públicas, é imprescindível que essas instituições se debrucem sobre essa temática, gerando valor à sociedade. O nível estratégico do escritório de projetos é denominado nível corporativo, sendo considerado como o centro de excelência para gestão de projetos. Para atingir os objetivos deste estudo, analisam-se os seguintes aspectos: i) levantamento da literatura sobre a importância da GP, posicionamento estratégico e possíveis resultados e, ii) revisão da estrutura organizacional da UFRPE. A análise é de natureza qualitativa e descritiva. Os resultados apontam os principias fatores críticos para a implantação do escritório, em nível estratégico, na Universidade. Compreender a estrutura organizacional é fundamental, uma vez que a governança institucional determina a forma como a UFRPE está estruturada e suas relações institucionais. Um diagnóstico para a implantação de um escritório de projetos na Universidade é apresentado, utilizando a ferramenta diagrama de árvore, em que foi possível realizar a investigação e exposição dos fatores críticos identificados. Cultura organizacional complexa e conservadora, estrutura departamentalizada, comunicação sem a devida fluidez, restrições orçamentárias e de pessoal, dentre outros fatores críticos são registrados entre esses obstáculos.
Referências
Barbosa, F. J. M., França, R. S., Rodrigues, R. F., & Parreiras, F. S. (2018). Visualização da Informação e Métodos Visuais como Ferramentas Estratégicas para o Gerenciamento de Projetos., Revista de Gestão e Projetos – GeP, 9(1).
Brasil. (2017). Presidência da República. Decreto nº 9.203, de 22/11/2017. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9203.htm.
Brasil. (2020). Tribunal de Contas da União. Referencial básico de governança aplicável a organizações públicas e outros entes jurisdicionados ao TCU / Tribunal de Contas da União. Edição 3 - Brasília: TCU, Secretaria de Controle Externo da Administração do Estado – Secex Administração.
Bridges, D. N., & Crawford, J. K. (2001). A project office – where and what type. Project Management Institute Annual Seminars & Symposium, Nashville, TN. Newtown Square, PA: Project Management Institute.
Bullen, C. V., & Rockart, J. F. (1981). A primer on critical success factors. Center for Information Systems Research, Sloan School of Management, MIT.
Corrêa, L. A. M., Muylder, C. F., Carvalho, D. B. F., & Costa, D. M. (2023). Gestão do Conhecimento: análise do nível de maturidade de uma Instituição Pública. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, 17, e023010. Recuperado de https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023010.
Costa, T. G. P., Silva, C. E. S., Souza, W. V. B., Salgado, E. G., Anjos, F. H. (2022). Escritório de Gerenciamento de Projetos Governamentais. XLII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Contribuição da Engenharia de Produção para a Transformação Digital da Indústria Brasileira. Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Recuperado de https://abepro.org.br/publicacoes/artigo.asp?e=enegep&a=2022&c=43601
Crawford, J.K. (2000). Improving organizational productivity with a project office. Contract Management (S.I.), 40(6), 2-3.
Dahmouche, M. S., Bernstein, M. A. F. O. B, Fernandes, M. C. Santos, B. F. O. (2022). A Gestão de Projetos como Ferramenta para Administração Pública Eficiente: Estudo de Caso da Fundação CECIERJ. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense. Rio de Janeiro, n.22 ( Ed. Regular).
Fernandes, B. D. A., Américo, B. L. (2021). O Profissional do Escritório de Projetos em Ação: Um Estudo Baseado em Práticas. E&G Economia e Gestão. Belo Horizonte, v. 21, n. 60.
Franco, S. C., Leite, R.C. M., Cameron, M.M., Lopes, J.C., & Almeida, V.L. (2017). Plano de Gestão de Logística Sustentável e seus Indicadores: O Conteúdo Mínimo de Divulgação, Conscientização e Capacitação nas Universidades Federais Brasileiras. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, 10(4), 204-226.
Leitão, S. P. (1985). A Questão organizacional na universidade: as contribuições de Etzione e Rice. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 19(4), 3-26.
Lima, E. F., Almeida, V. L. L., & Maia, G. A.S. (2014). A implantação do escritório de projetos (PMO) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS): uma iniciativa inovadora na gestão pública sul-mato-grossense. XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU. A Gestão do Conhecimento e os Novos Modelos de Universidade Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Recuperado de https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/131775/2014-155.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
Oliveira, J. M., Jurach, G. A., Pinto, R. S., & Kerchirne, L. M. (2017). Project Offices and The Federal Universities: A Study on Project Management in The Context of Higher Education Institutions. Revista de Gestão e Projetos – GeP, 8(3).
Oliveira, R. R., & Martins, H. C. (2020). Desempenho do escritório de gerenciamento de projetos: divergência de percepções entre a instrução acadêmica e a vivência profissional, Innovar, 30(75), 119-134.
Parolini Junior, J. T., Satller, T. do C., Pereira, A. G., & Silva, L. C. (2021). A importância de um escritório de gerenciamento de projetos em uma organização. Revista Produção Online, 21(2), 353–371. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v21i2.3586
PMI. (2017). Project Management Institute. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 6 ed. Newtown Square, PA: Project Management Institute (PMI).
Santos, C., & Dias, C. (2021). Considerações sobre ouso de representações diagramáticas no cálculo de probabilidades condicionadas. Experiências em Ensino de Ciências, 16(1).
Shinoda, A. C. M., Maximiano, A. C. A., & Sbragia, R. (2015). Gestão do conhecimento em organizações orientadas para projetos. Revista de Gestão e Projetos – GeP, 6(1).
Souza, A M. C., Gonçalves, I. C. M., Ribeiro, L. S., & Santos, R. A. (2023). A metodologia de Lean Office aplicada em uma gerência de projetos. Revista de Gestão e Projetos, 14(2), 157-173. Recuperado de https://doi.org/10.5585/gep.v14i2.23494.
UFRPE. (2021a). Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Plano de Desenvolvimento Institucional – UFRPE: 2021-2030 / UFRPE. Proplan. - Recife: EDUFRPE.
UFRPE. (2021b). Universidade Federal Rural de Pernambuco. Website Institucional.
UFRPE se destaca entre as melhores instituições do país no Índice de Governança do TCU. Recuperado de: http://ufrpe.br/br/content/ufrpe-se-destaca-entre-melhores-institui%C3%A7%C3%B5es-do-pa%C3%ADs-no-%C3%ADndice-de-governan%C3%A7a-do-tcu–
TCU. (2021). Tribunal de Contas da União. Governança Pública Organizacional. Publicações do TCU. Recuperado de: https://portal.tcu.gov.br/governanca/governancapublica/organizacional/levantamento-de-governanca/levantamento-de-governanca.htm
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carolina Guimarães Raposo, Kathiane Galdino Maia Gomes, Alessandra Carla Ceolin, Romilson Marques Cabral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.