Fatores influenciadores da escolha pelo curso de Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v33i1.642

Palavras-chave:

fatores influenciadores, escolha do curso, Ciências Contábeis

Resumo

Pode-se afirmar que vem crescendo a busca pelo curso de ciências contábeis no Brasil. Interessa-nos verificar, na prática, os fatores que interferem nesta escolha, bem como identificar o perfil desses alunos. Dessa forma, este artigo tem como objetivo analisar os fatores influenciadores da escolha do curso de ciências contábeis. Quanto ao método e aos procedimentos de pesquisa, este estudo caracteriza-se como survey e quantitativo. Para tanto, utilizou-se um questionário, para coleta de dados junto a graduandos em ciências contábeis de uma universidade do Rio Grande do Sul. A amostra foi composta por 85 acadêmicos. Para o tratamento e a compreensão dos dados implementou-se a análise fatorial, sua aplicabilidade se deu via software SPSS e os dados foram tabulados em planilhas excel. Os resultados alcançados permitiram constatar que 7 componentes (independência, possibilidade, persistência, influência de profissionais, pessoas próximas, planejamento de carreira e gosto de matemática) explicam 68,539% dos fatores que constituem a escolha pela graduação em ciências contábeis. Como variáveis não significativas tivemos: mercado de trabalho, diferentes áreas de atuação, curso atualizado, própria empresa, crescimento profissional, pessoa criativa, gênero masculino, vocação, status, não pesquisei sobre o curso, contribuição social e não ter condições financeiras.

Biografia do Autor

Clari Schuh, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Doutora e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professora na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Silvio Paula Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional de Votuporanga. Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas (UFMS- CPTL).

Taciana Rodrigues de Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Doutora em Ciências Empresariais pela Universidade do Minho (UMINHO- Braga- Portugal); Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Regional de Blumenau (FURB); Graduada em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Marco Aurélio Batista de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Administração pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN); Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas (UFMS- CPTL).

Referências

Alanezi, F., Alfraih, M. M., Haddad, A. E., & Altaher, N. A. (2016). Factors influencing students' choice of accounting as a major: Further evidence from Kuwait. Global Review of Accounting and Finance, 7(1), 165-177.

Almeida, M. E. G. G., & Pinho, L. V. (2008). Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicologia Clínica, 20(2), 173-184.

Chen, C., Jones, K. T., & Mcintyre, D. D. (2008). Analyzing the factors relevant to students' estimations of the benefits and costs of pursuing an accounting career. Accounting Education: an international journal, 17(3), 313-326.

Creswell, J. W. (2010). O projeto de pesquisa. Artmed.

Dalci, I., Arasli, H., Tümer, M.; & Baradarani, S. (2013). Factors that influence Iranian students’ decision to choose accounting major. Journal of Accounting in Emerging Economies, 3(2), 145-163.

Grabowski, R. (2019). Student perspective on skills needed in the accounting profession: a review of studies. Journal of Management and Financial Sciences, 36, 123-138.

Hair, F. J., Black, W. C., Babin, B., Anderson, R. E., & Tathan, R. L. (2009). Análise multivariada de dados. Bookman.

Hey, I. R., Castro, J., Morozini, J. F., & Kuhl, M. R. (2015). Fatores que influenciam na escolha do acadêmico pelo curso de Ciências Contábeis: Um estudo quantitativo aplicado aos acadêmicos de uma Universidade Estadual do Paraná. Anais do Congresso Universidade Federal de Santa Catarina de Controladoria e Finanças. Florianópolis, SC, Brasil.

Hsiao, J., & Casa Nova, S. P. C. C. (2016). Abordagem geracional dos fatores que influenciam a escolha de carreira em contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, 27(72), 393-407.

Indriani, E., & Murti, N. W. (2018). Patterns and determinants of Indonesian accounting students’ career choice. Journal of Economics, Business, and Accountancy Ventura, 21(2), 177-186.

Khalid, F. M., Rauf, F. H. A., Fuad, N. F. A., Saaibon, S.; Asri, N. A. M., & Sharom, N. D. (2018). Factors Influencing High School Students to Major in Accounting. Global Business and Management Research, 10(3), 605.

Knop, M. N. H. (2008). A escolha de curso superior dos vestibulandos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: um estudo quantitativo com utilização de Análise de Correspondência Múltipla [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Lume, Repositório digital. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/13560

Lacerda, J. R., Reis, S. M., & Santos, N. A. (2008). Os fatores extrínsecos e intrínsecos que motivam os alunos na escolha e na permanência no curso de ciências contábeis: um estudo da percepção dos discentes numa universidade pública. Enfoque: Reflexão Contábil, 27(1), 67-81.

Lopes, I. F., & Meurer, A. M. (2019). Autoeficácia, Elementos Priorizados na Prospecção de Carreira e Comportamento Acadêmico: Análise dos Estudantes de Ciências Contábeis das IES Públicas. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), 13(1), 46-67.

Marques, V. A., Salviano, R. A. G., & Silva, C. E. S. (2016). O que importa na escolha pelo curso de ciências contábeis? Uma análise a partir das teorias da motivação. Revista de Contabilidade da UFBA, 10(3), 176-197.

Pehlivan, A., & Durgut, M. (2019). Analysis of Factors that Affect the Job Choice of Accounting Students. Karadeniz Teknik Üniversitesi Sosyal Bilimler Enstitüsü Sosyal Bilimler Dergisi, 9(17),103-118.

Peleias, I. R., & Nunes, C. A. (2015). Fatores que influenciam a decisão de escolha pelo Curso de Ciências Contábeis por alunos de IES na cidade de São Paulo. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 8(3),184-203.

Peleias, I. R.; Nunes, C. A., & De Carvalho, R. F. (2017). Fatores determinantes na escolha do curso de Ciências Contábeis por estudantes de Instituições de Ensino Superior particulares na cidade de São Paulo. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 10(3), 39-58.

Pinheiro, R. G., & Santos, M. R. (2010). Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis – uma pesquisa com os graduandos na Capital e Grande São Paulo. Anais do Seminário em Administração FEA-USP. CD-Rom, São Paulo, SP, Brasil, 13.

Politelo, L., Manfroi, L., & Da Cunha, P. R. (2013). O mercado de trabalho na percepção dos concluintes do curso de Ciências Contábeis. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 12, (35), 79-98.

Pratama, A. (2017). Why do accounting students choose a career in accountancy? An exploratory study in Bandung City, West Java, Indonesia. Review of Integrative Business and Economics Research, 6(2), 393-407.

Santos, E. A., & Almeida, L. B. (2018). Seguir ou não carreira na área de contabilidade: um estudo sob o enfoque da Teoria do Comportamento Planejado. Revista Contabilidade & Finanças, 29(76), 114-128.

Scarpin, M. A. & Almeida, W. C. (2010). Graduandos de Ciências Contábeis e sua carreira profissional. Revista de Estudos Contábeis, 1(1), 24-37.

Schmidt, P., Ott, E., Santos, J. L., & Fernandes, A. C. (2012). Perfil dos alunos do curso de Ciências Contábeis de instituições de ensino do sul do Brasil. ConTexto, 12(21), 87-104.

Silva, M. N., Oliveira, A. B. S., Santos, F. A., & Zittei, M. V. M. (2017). O perfil socioeconômico e o motivo dos alunos ingressantes pela escolha do curso de Ciências Contábeis nas Universidades da Cidade de São Paulo. REDECA, 4(1), 1-18.

Souza, J. P., & Durso, S. O. (2018). A Motivação de Estudantes-Trabalhadores e Trabalhadores-Estudantes de Ciências Contábeis para a Realização da Graduação. XV Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade.

Srirejeki, K., Supeno, S. & Faturahman, A. (2019). Understanding the Intentions of Accounting Students to Pursue Career as a Professional Accountant. Binus Business Review, 10(1), 11-19.

Teixeira, M. A. P., & Gomes, W. B. (2005). Decisão de carreira entre estudantes em fim de curso universitário. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21(3), 327-334.

Thing, O. G., & Jalaludin, D. (2018). Career path in accounting: What are the drivers. International Academic Journal of Accounting and Financial Management, 5(4), 66-82.

Umar, I. (2014). Factors influencing students’ career choice in accounting: The case of Yobe State University. Research Journal of Finance and Accounting, 5(17), 59-62.

Uyar, A., Gungormus, A. H., & Kuzey, C. (2011). Factors affecting students career choice in accounting: The case of a Turkish University. American Journal of Business Education (AJBE), 4(10), 29-38.

Wally-dima, L. B. (2013). Factors influencing students’ choice of accounting as a major: The case of Botswana accounting students. Asian Journal of Empirical Research, 3(4), 464-476.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Schuh, C., Ribeiro, S. P., Souza, T. R. de, & Sousa, M. A. B. de. (2023). Fatores influenciadores da escolha pelo curso de Ciências Contábeis. Revista Científica Hermes, 33(1), 121–141. https://doi.org/10.21710/rch.v33i1.642

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)