Explorando valores organizacionais por meio de símbolos
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v33i1.635Palavras-chave:
valores organizacionais, cultura organizacional, símbolos, empresas tradicionais, imigração italianaResumo
O objetivo deste artigo é identificar valores subjacentes organizacionais por meio de análise simbólica em um moinho de trigo. A perspectiva teórica de Thomas e Znaniecki, da Escola de Chicago, fundamenta a análise juntamente com a teoria de Edgard Schein sobre cultura organizacional. Portanto, valores podem ser anunciados nos símbolos, sejam eles objetos concretos ou abstratos, tais como o ambiente arquitetônico da organização, o layout, a vestimenta dos funcionários, os padrões de comportamento visíveis, entre outros. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa classifica-se como um estudo de caso qualitativo, em que o pesquisador visa compreender o fenômeno sob o prisma das perspectivas dos pesquisados. A coleta de dados envolveu técnicas de entrevista, observação não participante e análise documental. Os resultados demonstraram que valores de (i) trabalho árduo, honestidade e poupança; (ii) conservadorismo; (iii) coesão social e (iv) humildade se destacam como critérios de orientação do comportamento dos indivíduos na organização.
Referências
Berger, P. L., & Luckmann, T. (1985). A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Vozes.
Blumer, H. (1969). Symbolic interactionism: Perspective and method. Univ of California Press.
Dandridge, T. C., Mitroff, I., & Joyce, W. F. (1980). Organizational symbolism: A topic to expand organizational analysis. Academy of management review, 5(1), 77-82.
Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, 35(2), 57-63.
Kluckhohn, C. (1951). Values and value-orientations in the theory of action: An exploration in definition and classification. Harvard University Press.
Chilcott, J. H., Greenberg, N. C., & Wilson, H. B. (Eds.) (1968). Readings in the Socio-cultural Foundations of Education. Wadsworth Publishing Company.
Leavitt, H. J. (1991). Socializing our MBAs: total immersion? Managed cultures? Brainwashing?. California Management Review, 33(4), 127-143.
Merriam, S. B. (1998). Qualitative Research and Case Study Applications in Education. Revised and Expanded from “Case Study Research in Education”. Jossey-Bass Publishers.
Rokeach, M. (1973). The nature of human values. Free Press.
Rohan, M. J. (2000). A rose by any name? The values construct. Personality and social psychology review, 4(3), 255-277.
Schein, E. H. (1985). Organizational culture and leadership: A dynamic view. Jossey-Bass.
Schein, E. H. (2001). Guia de Sobrevivência da Cultura Corporativa (2. ed.). José Olímpio.
Schwartz, S. H. (1992). Universals in the content and structure of values: Theoretical advances and empirical tests in 20 countries. Advances in experimental social psychology, 25, 1-65.
Schwartz, S. (1996). Value priorities and behavior: Applying a theory of integrated value systems. In C. Seligman, J. M. Olson, & M. P. Zanna (Eds.), The psychology of values: The Ontario symposium (vol. 8, pp. 1-24). Lawrence Erlbaum Associates, Inc.
Schwartz, S. (2006). Há Aspectos Universais na Estrutura e no Conteudo dos Valores Humanos? In M. Ros, & V. Gouveia (Eds.), Psicologia Social dos Valores Humanos: Desenvolvimentos Teóricos, Metodológicos e Aplicados (pp. 55-85). Senac.
Thomas, W. I., & Znaniecki, F. (2004). El campesino polaco en Europa y América. Centro de Investigaciones Sociológicas y Boletín Oficial del Estado.
Triviños, A. N. (1987). A pesquisa qualitativa em educação. Atlas.
Van Maanen, J. (1996). Processando as pessoas: estratégias de socialização organizacional. In M. T. L. Fleury, & R. M. Fischer (Coords.), Cultura e poder nas organizações. Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcelo Ribeiro Silva, Leticia Rodrigues da Fonseca, Sheldon William Silva, Guilherme Marques Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.