COVID-19 e transformação digital de uma empresa júnior de Psicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v33i1.632

Palavras-chave:

COVID-19, transformação digital, maturidade digital, empresa júnior.

Resumo

A pandemia de COVID-19 acelerou a transformação digital nas organizações, ao suscitar o uso da tecnologia para sobrevivência e criação de novos modelos de negócios mais digitais e contemporâneos. Sendo as empresas juniores (EJs) reconhecidas como a melhor estratégia de aprendizagem prática, constituindo um espaço fomentador do desenvolvimento de competências importantes para o mercado de trabalho, bem como a incipiência da literatura sobre as EJs é importante  investigar como a transformação digital vem ocorrendo nas EJs , especialmente durante a pandemia. Este trabalho buscou analisar a experiência de transformação digital de uma empresa júnior brasileira de Psicologia durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de um relato de experiência, realizado com observações e reuniões remotas com membros da EJ. No período pré-pandemia, a EJ estava na transição entre os níveis 0 (não digital) e 1 (presente) do Modelo de Maturidade Digital de Negócios, tendo evoluído para o nível 2 (engajamento eletrônico) durante a pandemia. Tal progresso se deu pelas ações empreendidas para adaptação ao trabalho remoto imposto pelo isolamento social. O processo de transformação digital da EJ seguiu as cinco etapas propostas no modelo HINGE. Almeja-se que este trabalho auxilie outras EJs no processo de transformação digital, bem como incentive o desenvolvimento de pesquisas sobre as EJs.

Biografia do Autor

Gabriela Perle do Carmo, Ipê Digital

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Orientadora de Carreira e Assistente de Gestão de Pessoas na Ipê Digital.

Pricila de Sousa Zarife, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutora e Mestra em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PPG-PSTO) pela Universidade de Brasília. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no instituto de Psicologia (IPUFU), na área de Psicologia Organizacional.

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

do Carmo, G. P., & Zarife, P. de S. (2023). COVID-19 e transformação digital de uma empresa júnior de Psicologia. Revista Científica Hermes, 33(1), 142–163. https://doi.org/10.21710/rch.v33i1.632

Edição

Seção

Artigos