Aplicação do método STAD na perspectiva do ensino contábil: grupos colaborativos e divisões de rendimento

Autores

  • Joarlla de Medeiros Macedo Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gabriela Louise de Vasconcelos Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Tamara Pontes Félix Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Joana Darc Medeiros Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v28i0.532

Palavras-chave:

STAD, aprendizagem, contabilidade

Resumo

O presente estudo objetiva examinar a percepção dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre a eficiência, aplicabilidade e competências do método colaborativo Student Teams Achievement Divisions (STAD) aplicado ao ensino da contabilidade, além de, buscar verificar, empiricamente, a eficiência do STAD aplicado à contabilidade ambiental. A pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa, no formato de estudo de caso, cujos dados foram obtidos através de questionário aberto e observação participante. Com a finalidade de verificar a percepção dos discentes foi realizada análise de conteúdo por meio do Software ATLAS.ti 7®. O teste de hipótese T de Student foi utilizado para verificar a eficiência do método, enquanto o teste do Qui-quadrado verificou a relação entre a motivação do discente e a evolução da aprendizagem. Os resultados evidenciam que o STAD se demonstrou eficiente, haja vista a diferença estatisticamente significante entre as pontuações obtidas pelos discentes antes e após a aplicação do método. Foi verificado que, para a amostra estudada, a motivação do aluno não tem relação com o fato de o mesmo ter obtido êxito na pontuação alcançada. De acordo com a percepção dos mestrandos, o método é capaz de desenvolver habilidades interpessoais como comunicação, pensamento crítico e resolutividade de problemas. Ademais, o STAD estimulou o trabalho em equipe, que por sua vez motivou os discentes durante o desenvolvimento da aula.

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Publicado

2020-09-01

Como Citar

Silva, J. de M. M., Ribeiro, G. L. de V., Félix, T. P., & Martins, J. D. M. (2020). Aplicação do método STAD na perspectiva do ensino contábil: grupos colaborativos e divisões de rendimento. Revista Científica Hermes, 28, 470–491. https://doi.org/10.21710/rch.v28i0.532

Edição

Seção

Artigos