Aplicação do método STAD na perspectiva do ensino contábil: grupos colaborativos e divisões de rendimento
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v28i0.532Palavras-chave:
STAD, aprendizagem, contabilidadeResumo
O presente estudo objetiva examinar a percepção dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre a eficiência, aplicabilidade e competências do método colaborativo Student Teams Achievement Divisions (STAD) aplicado ao ensino da contabilidade, além de, buscar verificar, empiricamente, a eficiência do STAD aplicado à contabilidade ambiental. A pesquisa possui abordagem qualitativa e quantitativa, no formato de estudo de caso, cujos dados foram obtidos através de questionário aberto e observação participante. Com a finalidade de verificar a percepção dos discentes foi realizada análise de conteúdo por meio do Software ATLAS.ti 7®. O teste de hipótese T de Student foi utilizado para verificar a eficiência do método, enquanto o teste do Qui-quadrado verificou a relação entre a motivação do discente e a evolução da aprendizagem. Os resultados evidenciam que o STAD se demonstrou eficiente, haja vista a diferença estatisticamente significante entre as pontuações obtidas pelos discentes antes e após a aplicação do método. Foi verificado que, para a amostra estudada, a motivação do aluno não tem relação com o fato de o mesmo ter obtido êxito na pontuação alcançada. De acordo com a percepção dos mestrandos, o método é capaz de desenvolver habilidades interpessoais como comunicação, pensamento crítico e resolutividade de problemas. Ademais, o STAD estimulou o trabalho em equipe, que por sua vez motivou os discentes durante o desenvolvimento da aula.
Referências
Bahrun, S. M., Ong, E., & Samngani, M. Z. (2018). The effectiveness of cooperative learning stad method (student teams-achievement division) on the achievement in islamic religious education. Advances In Social Science, Education And Humanities Research, 239(8), 171-175.
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Cochito, M. I. S. (2004). Cooperação e aprendizagem: educação intercultural. Acime: Lisboa. Recuperado em 04 de julho de 2019: https://www.cidadaniaemportugal.pt/wp-content/uploads/recursos/cooperacao-e-aprendizagem.pdf.
Eisenhardt, K. M. (1989). Building Theories from Case Study Research. The Academy of Management Review,14(4), 532-550.
Fávero, L. P. (2017). Manual de análise de dados. Rio de Janeiro: Elsevier.
Firnanda, R., Gani, S. A., & Samad, I. A. (2019). The Influence of Student Team - achievement Division (STAD) in Developing Students’ Speaking Skill. English Education Journal: Jurnal Pengembangan Pendidikan dan Pengembangan Pengajaran Bahasa,10(1), 46-66.
Flick, U. (2009). Introdução à pesquisa qualitativa (3 ed.). Porto Alegre: Artmed.
Frison, L. M. B. (2016). Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-posições, 27(1), 133-153.
Ghasemi, Z., & Baradaran, A. (2018). The comparative effect of student team- -Achievement division and cooperative integrated Reading and composition on EFL learner’s speaking complexity. Internacional Journal os Applied Linguistics anf English Literature, 7(3), 67-72.
Gomes, G. S. (2018). Modelo de Aprendizagem Integral (MAI): um novo modelo de ensino de contabilidade. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências Contábeis, Fea-rp/usp, Ribeirão Preto.
Gomes, R. (2003). A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: Minayo, Maria Cecília de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (22.ed.). Petrópolis: Vozes.
Ishtiaq, M., Ali, Z., & Salem, M. (2015). The Effects of Student Teams Achievement Division (STAD) on Motivation of Saudi EFL Adult Learners. International Journal of Language Education and Applied Linguistics, 3(1), 11-24.
Johnson, D. W., Johnson, R. T., & Smith, K. A. (1991). Active learning: cooperation in the college classroom. Edina, MN: Interaction Book Company.
Kumar, A., & Singh, A. P. (2016). International Journal of Advanced Research and Development. International Journal Of Advanced Research And Development, 1(7), 26-30.
Pereira, I. V., & Silva, C. A. T. (2018). Aprendizagem Cooperativa como Estratégia de ensino para a contabilidade: habilidades intelectuais da taxonomia do domínio cognitivo. Revista Ambiente Contábil, 10(1), 54-70.
Purba, I. S. B. (2018). Improving fourth grade natural Science learning outcomes with type student team achievement division (STAD) cooperative model. Journal of Primary Education, 2(2), 102-108.
Purnawan, R. A. (2018). Increasing Biology learning result with cooperative learning type student team achievement division (STAD). Biosfer, 7(1), 58-63.
Slavin, R. E. (1983). When Does Cooperative Learning Increase Student Achievement. Psychological Bulletin, 94(3), 429-445.
Soares, S. V., Bulaon, C., Casa Nova, S. P. C., & Picolli, I. R. A. (2019). Aprendizagem Baseada em Problemas para os Cursos de Ciências Contábeis: desafios e oportunidades de sua adoção. Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 17(1), 65-97.
Souza, L. M., Avelino, B. C., & Takamatsu, R. T. (2017). Estilos de aprendizagem e influência no processo de ensino - aprendizagem: análise empírica na visão de estudantes de contabilidade. Revista Ambiente Contábil, 9(2), 379-400.
Souza, E. C., Souza, I. C., & Teixeira, V. R. (2014). Evolução histórica do processo ensino-aprendizagem. Secretaria do Estado de Educação Esporte e Lazer – Mato Grosso. Recuperado em 14 de junho de 2019 em: http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Evolu%C3%A7%C3%A3o-hist%C3%B3rica-do-processo-ensino-aprendizagem.aspx
Torres, P. L., Alcântara, P. R., & Irala, E. A. F. (2004). Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino aprendizagem. Revista diálogo educacional, 4(13), 129-145.
Torres, P. L., & Irala, E. A. F. (2014). Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar.
Vasconcelos, A. L. F. S., Silva, M. F. N., Lima, C. A., & Melo, E. A. T. (2017). Uma Reflexão da aprendizagem cooperativa como estratégia de ensino para a formação dos contadores. Revista de Informação Contábil, 2(1), 72-83.
Wyk, M. M. V. (2013). The Effect of Student Teams Achievement Divisions as a Teaching Strategy on Grade 10 Learners’ Economics Knowledge. International Journal for Cross-Disciplinary Subjects in Education, 4(2), 1153-1157.
Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos (5. ed.). Porto Alegre: Bookman.
Young-Gyu, C. (2015). A Research on the Effect of Cooperative Learning in NCS-Based Accounting Lecture: Na Application of Student Team Achievement Division Method. Korean Commercial Education Society, 29(6), 25-48.
Yuliawati, D. (2018). Implamentation os Coopetarive learning model student team achievement division (STAD) tylpe to improve student cooperation in social Science lerarning (classroom action research class VII-D SMP Negeri 1 Bandung). Internacional Journal PEdagogy of Social Studies, 2(2), 25-31.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Joarlla de Medeiros Macedo Silva, Gabriela Louise de Vasconcelos Ribeiro, Tamara Pontes Félix, Joana Darc Medeiros Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.