Índice de oportunidades da educação brasileira: variáveis explicativas de rendimento dos alunos das capitais estaduais e dos estados brasileiros

Autores

  • Maurício Correa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fábia Jaiany Viana de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
  • Adilson de Lima Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • José Dionísio Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v20i0.355

Palavras-chave:

política educacional, avaliação, setor público, variáveis explicativas

Resumo

O objetivo deste artigo foi verificar se as variáveis gastos da função educação divididos pela população total; gastos da função educação divididos pela quantidade de alunos, docentes e escolas; gastos da função educação divididos pela quantidade de alunos; quantidade de alunos dividida pela quantidade de docentes; quantidade de alunos dividida pela quantidade de escolas e a quantidade de docentes dividida pela quantidade de escolas podem explicar o rendimento dos alunos da rede de ensino das Capitais Estaduais e dos Estados Brasileiros, apurado pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb). Os resultados evidenciaram associações nas Capitais Brasileiras em que o rendimento obtido dos alunos no Ioeb pode melhorar com aumentos de gastos públicos (função educação) per capita em relação a toda população; que aumentos na quantidade de alunos por docentes podem diminuir o rendimento dos alunos no Ioeb e que aumentos na quantidade de docentes por escolas podem melhorar o rendimento dos alunos no Ioeb. Quanto aos estados, não houve significância estatística nas associações realizadas.

Biografia do Autor

Maurício Correa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Contábeis (Multi-institucional das UnB/UFPB/UFRN - 2014/2016). Possui graduação em Ciências Contá¡beis pela Sociedade Civil Colégio Moderno - Faculdades Integradas - Belem - PA (1985), especialização em Contabilidade e Controladoria Governamental (2001/2002) pela UFPE e Mestrado em Ciências Contábeis pelo programa Multi-institucional e Inter-regional das UnB/UFPB/UFPE/UFRN (2004/2005). Lecionou na Faculdade Santa Catarina (FASC), Faculdade Boa Viagem (FBV) e na Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (FCHE), no período de agosto de 2002 a julho de 2009. Professor Assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Departamento de Ciênncias Contábeis, desde julho de 2009. Tem experiência na Área de Ciências Contabeis, atuando principalmente contador do setor público por mais de 15 anos. Leciona as disciplinas: auditoria governamental, controladoria governamental, contabilidade governamental e administração financeira governamental.

Fábia Jaiany Viana de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Doutoranda em Ciência Contábeis (UFPB). Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multi-institucional e Interregional UnB/UFPB/UFRN (2014). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Contadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Nova Cruz. Suas áreas de interesse e atuação em pesquisa são: Contabilidade e Finananças Publicas, Transparência na Gestão Pública e Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Adilson de Lima Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Possui graduação em Ciências Contábeis (1995) e especialização em Contabilidade Gerencial (1999) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado (2006) e doutorado (2010) em Ciências Contábeis pelo Programa Multi-institucional e Interregional de Pós-graduação  em Ciências Contábeis (UnB/UFPB/UFRN). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: informação contábil, contabilidade e análise de custos.

José Dionísio Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Graduado em Ciencias Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980), Especialista em Gestão Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenador Regional do Programa Multiinstitucional em Ciências Contábeis (Doutorado e Mestrado) da UFRN/UNB/UFPB. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Controladoria, atuando principalmente nos seguintes temas: Hotelaria, Custos, Praticas Gerenciais sob a ótica financeira, Teoria da Contabilidade e Contabilidade Comportamental. É avaliador institucional e de cursos do Ministério da Educação -MEC/SINAES.

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Publicado

2018-03-21

Como Citar

Silva, M. C. da, Souza, F. J. V. de, Tavares, A. de L., & Silva, J. D. G. da. (2018). Índice de oportunidades da educação brasileira: variáveis explicativas de rendimento dos alunos das capitais estaduais e dos estados brasileiros. Revista Científica Hermes, 20, 20–42. https://doi.org/10.21710/rch.v20i0.355

Edição

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Artigos