Taxonomia do porte das empresas em pesquisas: caracterizando as médias empresas

Autores

  • Denilson Aparecida Leite Freire Universidade Federal de Uberlândia
  • Sérgio Nunes Muritiba Instituto Gepra
  • Patricia Morilha Muritiba Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v19i0.301

Palavras-chave:

definição de média empresa, taxonomia, perfil da média empresa

Resumo

A definição da amostra de um estudo é uma das etapas mais relevantes, metodologicamente, para que o estudo permita sua contextualização e validade. No caso das pesquisas na área de ciências sociais, há uma dificuldade iminente na contextualização do porte das organizações pesquisadas. O estudo revelou a necessidade de padronização dos critérios que definem as médias organizações, a fim de possibilitar estudos comparativos e de facilitar análises econômicas e financeiras. Ficou claro que as definições atualmente utilizadas originam-se da sociedade e muito pouco do meio acadêmico, apontando para a necessidade de definições mais acadêmicas. O trabalho revela, ainda, que os principais obstáculos ao crescimento continuam sendo a elevada carga tributária e a escassez de mão de obra qualificada e que os principais determinantes para o crescimento futuro residem no investimento em governança corporativa, em recursos humanos e na expansão geográfica.

Biografia do Autor

Denilson Aparecida Leite Freire, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do Curso de Administração

Sérgio Nunes Muritiba, Instituto Gepra

Pesquisador de Governança Corporativa e Estratégia

Patricia Morilha Muritiba, Universidade Federal do ABC

Professora do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas

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Publicado

2017-12-10

Como Citar

Freire, D. A. L., Muritiba, S. N., & Muritiba, P. M. (2017). Taxonomia do porte das empresas em pesquisas: caracterizando as médias empresas. Revista Científica Hermes, 19, 536–560. https://doi.org/10.21710/rch.v19i0.301

Edição

Seção

Artigos