Crowdfunding” como uma fórmula para o financiamento de projetos: uma análise empírica

Autores

  • Joan-Francesc Fondevila-Gascón Universitat Pompeu Fabra, Escola Universitària Mediterrani (Universitat de Girona) y Universitat de Barcelona
  • Josep Rom-Rodri­guez Profesor de la Universitat Ramon Llull
  • Judit Mata-Monforte Profesora de la Universitat Ramon Llull
  • Eva Santana-López Profesora de la Universitat Ramon Llull
  • Pere Masip-Masip Profesor de la Universitat Ramon Llull

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v14i0.230

Palavras-chave:

organizações crowdfunding, marketing, comunicação, com fins lucrativos, sem fins lucrativos

Resumo

Crowdfunding oferece enormes possibilidades para o marketing e comunicação, uma vez que facilita a circulação de novos projetos, gera o público e cria uma base social leal. No entanto, as experiências de crowdfunding pode ser diversa. Os objetivos desta investigação são três; analisar crowdfunding plataformas da Espanha, por meio de métodos de pesquisa quantitativos e qualitativos (descritiva e relacional); realizar um estudo comparativo do índice de eficiência de campanhas de crowdfunding para projetos com fins lucrativos, em comparação com as campanhas para arrecadar dinheiro para causas sociais; e propor orientações sobre boas práticas listando os pontos-chave de uma campanha bem sucedida. Os resultados obtidos indicam que a percentagem de campanhas com fins lucrativos de sucesso não é maior do que para aqueles de caridade, e que a conformidade com os pontos-chave nas orientações de boas práticas propostas é mais propensa a resultar em uma campanha de crowdfunding bem sucedido.

Biografia do Autor

Joan-Francesc Fondevila-Gascón, Universitat Pompeu Fabra, Escola Universitària Mediterrani (Universitat de Girona) y Universitat de Barcelona

Profesor de la Universitat Pompeu Fabra, Escola Universitària Mediterrani (Universitat de Girona) y Universitat de Barcelona. Director del CECABLE.

Josep Rom-Rodri­guez, Profesor de la Universitat Ramon Llull

Profesor de la Universitat Ramon Llull

Judit Mata-Monforte, Profesora de la Universitat Ramon Llull

Profesora de la Universitat Ramon Llull

Eva Santana-López, Profesora de la Universitat Ramon Llull

Profesora de la Universitat Ramon Llull

Pere Masip-Masip, Profesor de la Universitat Ramon Llull

Profesor de la Universitat Ramon Llull

Referências

AGRAWAL, A.; CATALINI, C.; GOLDFARB, A. The Geography of Crowdfunding (October 29, 2010). NET Institute Working Paper, n. 10-08, 2010. Disponible en: <http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1692661>. Last consulted on 6/6/2015.

BELLEFLAMME, P.; LAMBERT, T.; SCHWIENBACHER, A. Individual Crowdfunding Practices. Venture Capital: An International Journal of Entrepreneurial Finance, n. 15, v. 4, p. 313-333, 2013. Retrieved from: <http://ssrn.com/abstract=2151179>. Last consulted on 6/6/2015.

CEJUDO, A.; RAMIL, X. Crowdfunding. Financiación colectiva en clave de participación. Madrid: Asociación Española de Fundraising, 2013. Disponible en: <http://www.compromisoempresarial.com/wp-content/uploads/Crowdfunding_financiacion_colectiva.pdf> . Last consulted on 6/6/2015.

FONDEVILA GASCÓN, J.F. El papel decisivo de la banda ancha en el Espacio Iberoamericano del Conocimiento. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad–CTS, n. 2, p. 1-15, julio de 2009.

FONDEVILA GASCÓN, J.F. El cloud journalism: un nuevo concepto de producción para el periodismo del siglo XXI. Observatorio (OBS*) Journal, n. 4, v. 1, p. 19-35, 2010.

FONDEVILA GASCÓN, J.F. The Broadband society in the World. Terrassa: CECABLE, 2012.

FONDEVILA GASCÓN, J.F. Periodismo ciudadano y cloud journalism: un flujo necesario en la Sociedad de la Banda Ancha. Comunicación y Hombre, n. 9. p. 25-41, 2013.

FONDEVILA GASCÓN, J.F.; DEL OLMO ARRIAGA, J.L.; SIERRA SÁNCHEZ, J. Búsqueda de información y redes sociales: el caso de la universidad. Monográfico de Vivat Academia, 117-bis, año XIV, p. 497-511, 2012.

Fundación la Caixa, I. de I.S. de E. y F.P. Estudio sobre el presente y futuro del Tercer Sector social en un entorno de crisis. Barcelona: La Caixa, 2013.

GRIFFIN, Z. Crowdfunding: Fleecing the American Masses. Case Western Reserve Journal of Law, Technology & the Internet, Forthcoming, 2012. Disponible en: <http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2030001> . Last consulted on 6/6/2015.

HEKMAN, E.; BRUSSEE, R. Crowdfunding an Online Social networks. Utrecht: Crossmedialab, 2013.

HUI, J.; GERBER, E.; GREENBERG, M. Understanding the Effects of Crowdfundingon Entrepreneurial Self-Efficacy. In: Proceedings of Computer Supported Cooperative Work. ACM Press, 2015.

KICKSTARTER STATS. Estadísticas. Disponible en: <https://www.kickstarter.com/help/stats>. Last consulted on 6/6/2015.

KLEEMANN, F.; GUNTER, V.; RIEDER, K. Un(der)paid Innovators: The Commercial Utilization of Consumer Work through Crowdsourcing. Science, Technology & Innovation Studies, 2008.

LAWTON, K.; MAROM, D. The crowdfunding revolution. How to raise venture capital using social media. San Francisco: McGrawHill, 2013.

LU, C.-T,; XIE, S,; KONG, X.; YU, P.S. Inferring the Impacts of Social Media on Crowdfunding. WSDM’14, February 24-28, 2014, New York.

MASSOLUTION. Crowdfunding Industry Report. Market Trends, Composition and Crowdfunding Platforms, 2012. Disponible en: <http://www.crowdfunding.nl/wp-content/uploads/2012/05/92834651-Massolution-abridged-Crowd-Funding-Industry-Report1.pdf> . Last consulted on 6/6/2015.

MOLLICK, R. The Dynamics of Crowdfunding: An Exploratory Study. Journal of Business Venturing, n. 29, v. 1, p. 1-16, 2014.

OUTLAW, S. Cash from the Crowd: How to crowdfund your ideas and gain fans for your success. Irvine, CA: Entrepreneur Press, 2013.

SCHWIENBACHER, A.; LARRALDE, B. Crowdfunding of Small Entrepreneurial Ventures. Handbook of Entrepreneurial Finance, Oxford University Press, September 28, 2010. Disponible en: <http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1699183>. Last consulted on 6/6/2015.

STEINBERG, S.; DEMARIA, R. The Crowdfunding Bible: How to Raise Money for Any Startup. In: Video Game or Project. (L.L.C. Overload Entertainment, Ed.), v. 1. UK: Read.me, 2012.

Downloads

Publicado

2015-11-21

Como Citar

Fondevila-Gascón, J.-F., Rom-Rodri­guez, J., Mata-Monforte, J., Santana-López, E., & Masip-Masip, P. (2015). Crowdfunding” como uma fórmula para o financiamento de projetos: uma análise empírica. Revista Científica Hermes, 14, 24–47. https://doi.org/10.21710/rch.v14i0.230

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)