Análise dos determinantes da eficiência nos serviços da empresa Ciarama máquinas de Ponta Porã/MS para os anos de 2012 e 2013
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v13i0.185Palavras-chave:
índice de eficiência, treinamento, performance, índices de correlaçãoResumo
O objetivo deste trabalho é calcular e analisar a correlação entre o esempenho/performance na prestação de serviços, a experiência e perfil dos colaboradores e os investimentos em qualificação. São utilizados os dados dos anos de 2012 e 2013 da empresa Ciarama Máquinas Ltda. (Ponta Porã/MS). No tocante à metodologia, destaca-se a utilização dos índices de correlação de Spearman (posto/ordem) e de Pearson (valores). Como resultado observa-se que as horas vendidas em 2012 e 2013 (indicador de desempenho dos funcionários) possuem correlação classificada como muito forte com o treinamento interno, o índice de Pearson encontrado entre eles é de 0,919 e 0,926, respectivamente. Os dados indicam também que as variáveis “idade”, “escolaridade” e “tempo de experiência na empresa” apresentam correlação forte, com exceção da idade para o ano de 2013 que ficou como moderada. Contudo, ainda para o índice de Pearson, destaca-se que, no caso do treinamento externo, o resultado foi não significativo. Já, para o índice de Spearman, a hipótese H0 (ausência de associação entre as variáveis) foi rejeitada. Contudo, assim como no de Pearson, os valores de treinamento externo se mostraram estatisticamente não significante (em 2012 e 2013), assim como a idade para o ano de 2013.
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