Análise dos determinantes da eficiência nos serviços da empresa Ciarama máquinas de Ponta Porã/MS para os anos de 2012 e 2013

Autores

  • Paulo Rogerio Alves Brene Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
  • Adriane Okuyama da Costa Gomes Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Johnata Sousa Gomes
  • Ronaldo Raemy Rangel Escola Paulista de Negócios e IDE - Fundação Getúlio Vargas - RJ.

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v13i0.185

Palavras-chave:

índice de eficiência, treinamento, performance, índices de correlação

Resumo

O objetivo deste trabalho é calcular e analisar a correlação entre o esempenho/performance na prestação de serviços, a experiência e perfil dos colaboradores e os investimentos em qualificação. São utilizados os dados dos anos de 2012 e 2013 da empresa Ciarama Máquinas Ltda. (Ponta Porã/MS). No tocante à metodologia, destaca-se a utilização dos índices de correlação de Spearman (posto/ordem) e de Pearson (valores). Como resultado observa-se que as horas vendidas em 2012 e 2013 (indicador de desempenho dos funcionários) possuem correlação classificada como muito forte com o treinamento interno, o índice de Pearson encontrado entre eles é de 0,919 e 0,926, respectivamente. Os dados indicam também que as variáveis “idade”, “escolaridade” e “tempo de experiência na empresa” apresentam correlação forte, com exceção da idade para o ano de 2013 que ficou como moderada. Contudo, ainda para o índice de Pearson, destaca-se que, no caso do treinamento externo, o resultado foi não significativo. Já, para o índice de Spearman, a hipótese H0 (ausência de associação entre as variáveis) foi rejeitada. Contudo, assim como no de Pearson, os valores de treinamento externo se mostraram estatisticamente não significante (em 2012 e 2013), assim como a idade para o ano de 2013.

Biografia do Autor

Paulo Rogerio Alves Brene, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes e Doutor em Desenvolvimento Econômico PPGDE/UFPR. Professor do curso de ciências econô´micas da  Universidade Estadual do Norte do Parana(UENP).

Adriane Okuyama da Costa Gomes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Especialista  em Gestão  Financeira, Controladoria e Auditoria  ESAP - Instituição  de Estudos Avançados  e Pós- Graduação 
e UNIVALE Faculdade Integradas ­. Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Johnata Sousa Gomes

Especialista em em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria do ESAP - Instituição de Estudos Avançados e Pós- Graduação 
e UNIVALE – Faculdade Integradas do Vale do Ivaí. Gestor de Processos da Ciarama Máquinas Ltda Concessionário Autorizado John Deere.

Ronaldo Raemy Rangel, Escola Paulista de Negócios e IDE - Fundação Getúlio Vargas - RJ.

Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Doutorado em Economia (área História Econômica) pela Unicamp. Professor de pós-graduação do IDE - Fundação Getúlio Vargas - RJ e da Escola Paulista de Negócios.

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Publicado

2023-01-02

Como Citar

Brene, P. R. A., Gomes, A. O. da C., Gomes, J. S., & Rangel, R. R. (2023). Análise dos determinantes da eficiência nos serviços da empresa Ciarama máquinas de Ponta Porã/MS para os anos de 2012 e 2013. Revista Científica Hermes, 13, 44–63. https://doi.org/10.21710/rch.v13i0.185

Edição

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