Análise multivariada do setor supermercadista a partir dos dados do ranking abras do estado de São Paulo (2010)
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v10i0.126Palavras-chave:
setor supermercadista, análise multivariada, contabilometria, economia de empresasResumo
O objetivo deste artigo é propor uma metodologia para ilustrar a aplicabilidade e a importância da análise multivariada, isso a partir do conjunto de dados apresentados pela pesquisa Ranking ABRAS do Estado de São Paulo para o ano de 2010. Assim, foram desenvolvidos novos indicadores com o auxílio da Análise Fatorial (AF), condensando 14 informações extraídas dos dados preexistentes da pesquisa ABRAS em 2 fatores: Tamanho e Eficiência. Como resultado foi possível observar que a aplicação da AF foi bem-sucedida, pois reduziu o número de variáveis analisadas sem grandes perdas de informação, assim como, além do agrupamento das variáveis, mostrou também coerência nesse agrupamento. Por fim, destaca-se a relação direta entre a classificação por faturamento e a classificação de tamanho (coeficiente de correlação de Spearman de 0,99) e a possibilidade dos dados subestimarem a relação de eficiência dos três maiores mercados.
Referências
ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados Departamento de Economia e Pesquisa. Disponível em: <http://www.abras.com.br/economia-e-pesquisa/>, 2011a.
ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. Disponível em: <http://www.abras.com.br/abras/>, 2011b.
ALMEIDA, M. Supermercados, desenvolvimento e falácias. Reportagem Jornal Valor Econômico. 01/07/2011. Disponível: <http://www.valor.com.br/arquivo/896277/supermercados-desenvolvimento-e-falacias>.
BEZERRA, Francisco. Análise Fatorial. In: CORRAR, Luiz João; PAULO, Edilson; DIAS FILHO, José Maria (Coordenadores). Análise multivariada para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009, v. 1, pp. 73-130.
COOPER, D.R.; SCHINDLER, P.S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
CUNHA, A.R.A. de A.; MACHADO, M. Quem vende a cesta básica mais barato? Um abalo no mito da eficiência das grandes redes supermercadistas. Belo Horizonte: CEDEPLAR/FACE/UFMG, 2003 (Textos para Discussão Cedeplar - UFMG).
GUJARATI, D. Econometria Básica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 2006.
LINHARES, C. de A., PONZONI, F.J. Análise multivariada de dados dendrométricos e radiométricos referentes à uma plantação de Pinus. Anais X SBSR, Foz do Iguaçú, 21-26 abril 2001, INPE, p. 1641-1647, sessão pôster. Disponível: <http://marte.dpi.inpe.br/col/dpi.inpe.br/lise/2001/09.24.09.20/doc/1641.1647.273.pdf>.
RODRIGUES, Adriano; PAULO, Edilson. Introdução à Análise Multivariada. In: CORRAR, Luiz João; PAULO, Edilson; DIAS FILHO, José Maria (Coordenadores). Análise multivariada para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009, v. 1, p. 1-72.
SANTOS, A.M.M.M., COSTA, C.S., CARVALHO, R.E. de, Comércio varejista Supermercados. Relatório Estudos Setoriais 2 do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Rio de Janeiro, novembro de 1996. Disponível: <http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/relato/supmerca.pdf>.
SANTOS, Josenildo dos; CORRAR, L.J; FILHO, José Maria Dias. A Lei Newcomb-Benford. In: CORRAR, Luiz João; PAULO, Edilson; DIAS FILHO, José Maria (Coordenadores). Análise multivariada para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009, v. 1, p. 506-540.
SARTORIS, A. Estatística e Introdução à Econometria. São Paulo: Editora Saraiva, 2003.
SILVA, M.C.; CHACON, M.J.M. e SANTOS, J. O que é contabilometria? Revista Pensar Contábil – CRCRJ. Rio de Janeiro, ano VII, n. 27, p. 40-43, fev/abr. 2005. Disponível em: <http://www.esuda.com.br/coord/cont/artigos/contabilometria.pdf> . Acesso em: 09/12/2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Paulo Rogério Alves Brene, Umberto Antônio Sesso Filho, Rodrigo da Silva Mariano, Ronaldo Raemy Rangel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.