Entendendo a propensão de recompra do consumidor de baixa renda paraense no setor varejista de alimentos

Autores

  • Adriana Socorro Lins Oliveira Professora das Faculdades Integradas do Tapajós
  • Juliana Maria Magalhães Christino Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Professor Adjunto do Centro Universitário UNA
  • Newton Amaral Paim Analista em Ciência e Tecnologia - Marketing - da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v26i0.484

Palavras-chave:

recompra, supermercados, consumidores de baixa renda, satisfação, mix de marketing

Resumo

O setor varejista possui inúmeros desafios em termos competitivos. Muitos consideram que somente o preço é o responsável pela satisfação e consequente fidelização dos clientes. Todavia, as ferramentas de marketing podem ser usadas para diferenciar e gerar vantagem competitiva para os participantes desse setor. Este é um estudo que mensura os impactos de elementos do marketing na satisfação do consumidor de baixa renda e sua influência com a propensão à recompra. Esta pesquisa tem como intuito principal gerar informações que contribuam com pequenos varejistas de alimentos que busquem melhorar a participação de mercado no segmento de baixa renda. Para tal, foi realizada uma pesquisa descritiva em uma cidade paraense e por meio de um survey obteve-se uma amostra com 384 respondentes para mensurar os impactos causados na satisfação de indivíduos com baixa renda pelos fatores Produto, Preço, Ponto de Venda, Promoção e Pessoas. A partir da análise estatística, verificou-se que os fatores Produto, Promoção e Ponto de venda influenciam de forma estatisticamente significativa a satisfação dos clientes e a satisfação influencia de forma estatisticamente significativa a intenção de recompra dos clientes de supermercado. Apesar da amostra ser formada por consumidores de baixa renda, o fator Preço não influencia a satisfação desses consumidores bem como o fator pessoas. 

Biografia do Autor

Adriana Socorro Lins Oliveira, Professora das Faculdades Integradas do Tapajós

Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Especialização em MBA em Marketing. Faculdades Integradas do Tapajós.

Especialização em Comunicação Social e Jornalismo. Universidade Estadual da Paraíba.

Bacharel em Administração. Faculdades Integradas do Tapajós.

Juliana Maria Magalhães Christino, Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

Mestre em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

 

Luiz Rodrigo Cunha Moura, Professor Adjunto do Centro Universitário UNA

Doutor em Administração - Universidade Federal de Minas Gerais.

Mestre em Administração - Universidade Federal de Minas Gerais.

Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão Empresarial - PUC/Minas

Bacharel em Informática - Universidade Federal de Minas Gerais.

Newton Amaral Paim, Analista em Ciência e Tecnologia - Marketing - da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Pós-Doutor em Administração - Universidade Federal de Minas Gerais. 

Doutor em Administração  - Universidade Federal de Minas Gerais. 

Mestre em Administração -  Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Graduado em Administração - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2020-01-31

Como Citar

Oliveira, A. S. L., Christino, J. M. M., Moura, L. R. C., & Paim, N. A. (2020). Entendendo a propensão de recompra do consumidor de baixa renda paraense no setor varejista de alimentos. Revista Científica Hermes, 26, 99–120. https://doi.org/10.21710/rch.v26i0.484

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Artigos