Educomunicação na gestão educacional criativa em projetos corporativos EAD: um estudo de caso

Autores

  • Felipe Chibas Ortiz USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v6i0.120

Palavras-chave:

educomunicação, gestão educacional, criatividade, gestão da comunicação, educação à distância, gestão de projetos, NTICs

Resumo

No presente artigo se apresenta o conceito de Gestão Educacional Criativa em redes e se compara com a Gestão Educacional Tradicional. Demonstra-se a importância da aplicação do enfoque de gestão de projetos na educação. Mostram-se os pontos de contato entre a Gestão Educacional criativa e a Educomunicação, assim como se mostra como a primeira pode ser operacionalizada através da segunda. É comum quando se abordam os estudos sobre a Educomunicação encontrar frequentes alusões à educação de crianças e adolescentes e bem menos frequente a abordagem do tema da educação de adultos no ambiente corporativo que é o foco principal deste trabalho. Também se descreve um estudo de caso feito na empresa Perfectu em que se comparam os resultados pedagógicos obtidos num curso EAD ministrado utilizando a perspectiva educomunicacional e outro realizado desde uma perspectiva mais tradicional do EAD na educação corporativa de adultos. Os resultados sugerem que a utilização da perspectiva educomunicacional permite obter melhores dividendos

Biografia do Autor

Felipe Chibas Ortiz, USP - Universidade de São Paulo

Consultor, psicólogo pela Universidade de Havana, Cuba, mestre e doutor pela USP em temas de Comunicação Organizacional, Relações Públicas e Marketing, especialista em Marketing Direto pela Universidade Alcalá de Henares, Espanha. Palestrante e professor convidado em diversos congressos nacionais e internacionais, assim como em universidades.

É autor de 11 livros publicados em Cuba, Brasil, Espanha, Canadá e México, assim como de 11 textos didáticos publicados em Brasil e sócio-diretor da Perfectu Gerenciamento Empresarial, empresa de consultoria que integra o grupo multinacional espanhol de Consultoria e Formação Empresarial Global Estrategias, presente em 15 países de quatro continentes. Expert em campanhas de Marketing digital, Mídias sociais e estratégias e-learning, Preside o comitê organizador de vários eventos internacionais como o de Culturas Irmãs e Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade.

Foi professor da pós-graduação da Universidade do Grande ABC e no projeto de mestrado de Gestão educacional em redes, pesquisador da FUNADESP e colunista sobre temas de gestão em várias revistas de segmento.  É professor da pósgraduação das Faculdades Carlos Drummond de Andrade.

Coordena o curso 390 horas na Internet de Gestão de Excelência na Saúde.

Coordena eventos internacionais como o de Cultura, Comunicação, ?Marketing e Comunidade, realizado em Havana Cuba em 2013.

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Publicado

2013-06-16

Como Citar

Ortiz, F. C. (2013). Educomunicação na gestão educacional criativa em projetos corporativos EAD: um estudo de caso. Revista Científica Hermes, 6. https://doi.org/10.21710/rch.v6i0.120

Edição

Seção

Artigos