O olhar do outro: barreiras culturais à comunicação, novas narrativas e marca país Brasil

Autores

  • Felipe Chibás Ortiz USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.242

Palavras-chave:

marca país, novas narrativas, marketing, barreiras culturais à comunicação, relações públicas internacionais, turismo

Resumo

O presente trabalho analisa a importância da valorização das micronarrativas das pessoas estrangeiras (em especial dos cubanos) que moram no Brasil para a formação e reformulação da sua identidade individual como imigrantes, assim como verificar sua contribuição à formação da identidade e marca país Brasil. Para isto, se mostram as diversas formas de enxergar esta marca, desde fora e desde dentro, segundo o olhar estrangeiro e em particular do cubano; analisa-se algumas das micronarrativas de cubanos residentes no Brasil através dos resultados de uma pesquisa piloto e analisa-se algumas das barreiras culturais à comunicação que enfrentam os imigrantes. Utilizou-se o método teórico prático com técnicas quali-quantitativas, como o levantamento bibliográfico, observação participante, entrevistas e questionário. Entre os resultados obtidos destaca-se o diagnóstico das barreiras culturais à comunicação que enfrentam os imigrantes cubanos residentes no Brasil, bem como eles enxergam a marca país Brasil antes e depois de conhecer o país. Esses resultados apontam que existem elementos da dita marca que podem ser contados de outra maneira, qual seja, partindo das micronarrativas das pessoas comuns. E ainda que existem atributos positivos da marca país Brasil que até o momento são pouco explorados na mídia.

Biografia do Autor

Felipe Chibás Ortiz, USP - Universidade de São Paulo

Consultor, psicólogo  pela Universidade de Havana, Cuba, mestre e doutor pela USP em temas de Comunicação Organizacional, Relações  Públicas e Marketing, especialista em Marketing Direto pela Universidade Alacala de Henares, Espanha. Palestrante e professor convidado em diversos congressos nacionais e internacionais, assim como em universidades.

É autor de 11 livros publicados em Cuba, Brasil, Espanha, Canadá e México, assim como de 11 textos didáticos publicados em Brasil e sócio-diretor da Perfectu Gerenciamento Empresarial, empresa de consultoria que integra o grupo multinacional espanhol de Consultoria e Formação Empresarial Global Estrategias, presente em 15 países de quatro continentes. Expert em campanhas de Marketing digital, Mídias sociais e estratégias e-learning, Preside o comitê organizador de vários eventos internacionais como o de Culturas Irmãs e Cultura, Comunicação, Marketing e Comunidade.

Foi professor da pós-graduação da Universidade do Grande ABC e no projeto de mestrado de Gestão educacional em redes, pesquisador da FUNADESP e colunista sobre temas de gestão em várias revistas de segmento.  É professor da pósgraduação das Faculdades Carlos Drummond de Andrade.

Coordena o curso 390 horas na Internet de Gestão de Excelência na Saúde.

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Ortiz, F. C. (2016). O olhar do outro: barreiras culturais à comunicação, novas narrativas e marca país Brasil. Revista Científica Hermes, 15, 242–262. https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.242

Edição

Seção

Artigos