A qualidade dos ACCRUALS das empresas do setor de alimentos e bebidas listadas na B3
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v24i0.420Palavras-chave:
Accruals, alimentos e bebidas, gerenciamento de resultadosResumo
Os accruals constituem-se como componentes do lucro, e se dividem em não discricionários e discricionários, sendo estes últimos constantemente utilizados como proxy para medição do grau de gerenciamento de resultados. Diante da relevância do tema e da grande participação do setor de alimentos e bebidas na economia brasileira, o estudo se propõe a retratar o nível da qualidade dos accruals das empresas desse setor listadas na B3 S/A Brasil Bolsa Balcão no período de 2010 a 2016, de acordo com o modelo de Dechow e Dichev (2002). O modelo foi escolhido por apresentar uma medida de qualidade que abrange tanto accruals discricionários quanto não discricionários, dada pelo desvio-padrão dos resíduos do modelo. Utilizando-se de regressões quantílicas, encontrou-se que o setor possui dispersão média em torno dos accruals de 0,08365. Chegou-se à conclusão de que M. Dias Branco, JBS e Hypermarcas apresentam os melhores indicadores de qualidade dos accruals, enquanto a J.B. Duarte, Minupar e Renar Maçãs apresentaram os piores níveis de qualidade.
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