Micros e pequenas empresas no Brasil – um olhar para situação em Osasco e uma contribuição para o processo de implantação do código de ética
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v4i0.38Palavras-chave:
micro e pequena empresa, implantação do código de ética, competitividadeResumo
A estrutura organizacional de Micro e Pequena Empresa (MPE) no Brasil é mais simples do que as médias e grandes empresas, porém pode apresentar problemas semelhantes no seu dia a dia, tais como desvios de condutas éticas de seus administradores ou proprietários, corrupção de seus dirigentes e funcionários, sonegação fiscal, além de problemas de relacionamentos com clientes e fornecedores, entre outros conflitos. Objetivamos identificar a situação das MPE´s em Osasco em relação ao Código de Ética, e a pesquisa por amostragem via telefone revelou que a maioria das empresas desta categoria ainda não possui um Código de Ética. Esta constatação, por sua vez, indicou-nos uma nova necessidade, isto é, uma pesquisa bibliográfica e de dados estatísticos que pudesse confirmar a importância do Código de Ética para MPE. Com tais resultados, buscamos uma proposta com as etapas do processo de implantação do Código de Ética, como uma contribuição para as empresas de Osasco, visando à ampliação de sua imagem no mercado e maior competitividade diante da concorrência.
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