Análise dos custos e viabilidade econômico-financeira: um estudo de caso sobre o mercado de aparas de papel

Autores

  • Giovanni Botelho Colacicco

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v1i1.17

Resumo

O aumento da produção de bens não duráveis tem causado graves conseqüências à Terra, e as organizações, de um modo geral, não podem mais desconsiderar essas consequências. Diante disso, a variável ambiental vem-se tornando um importante diferencial competitivo, com o qual as empresas se devem preocupar. O objetivo geral deste estudo é contribuir para o melhor entendimento da formação dos custos referente à reciclagem de papel, analisando todas as fases do processo, desde a geração do resíduo até sua chegada na indústria recicladora. Para seu desenvolvimento, foi utilizada a metodologia de estudo de caso de uma empresa nacional e utilizaram-se dados históricos dos anos de 2000 a 2005. Foram analisados os custos das diferentes áreas da empresa e todos os cálculos foram desenvolvidos pelo método conhecido como custeio direto ou variável. Os resultados evidenciaram a fragilidade econômica do mercado de aparas e a necessidade do uso da contabilidade de custos como instrumento de gestão. Concluiu-se que devido a todos os problemas internos e externos que envolvem o mercado de aparas no Brasil, as empresas do setor terão poucas chances de sobreviver no cenário atual.

Referências

De Caroli, A.A. 2004. Utilização do Custeio Direto Padrão como base para a Determinação do Preço de Transferência, Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Ferreria, A.B.H. 2003. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Ed. Positivo, Curitiba.

Horngren, C.T.; Foster, G. & Datar, S.M. 2000. Contabilidade de Custos. Ed. LTC, Rio de Janeiro.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Banco de Dados. 2004. Disponível em: < www.ibge.gov.br > Acesso em cinco de maio de 2005.

Maher, M. 2001. Contabilidade de Custos – Criando Valor Para a Administração. Ed. Atlas, São Paulo.

Marion, J.C. 2005. Contabilidade Empresarial. Ed. Atlas, São Paulo.

Martins, E. 2003. Contabilidade de Custos. Ed. Atlas, São Paulo.

Silva-Filho, J.B. 2001. Aplicação do custeio padrão e custeio por atividades em sistemas de administração de produção concorrentes - estudo de caso com variáveis selecionadas. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

Downloads

Publicado

2009-07-03

Como Citar

Colacicco, G. B. (2009). Análise dos custos e viabilidade econômico-financeira: um estudo de caso sobre o mercado de aparas de papel. Revista Científica Hermes, 1(1). https://doi.org/10.21710/rch.v1i1.17

Edição

Seção

Artigos Temáticos