Análise dos custos e viabilidade econômico-financeira: um estudo de caso sobre o mercado de aparas de papel
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v1i1.17Resumo
O aumento da produção de bens não duráveis tem causado graves conseqüências à Terra, e as organizações, de um modo geral, não podem mais desconsiderar essas consequências. Diante disso, a variável ambiental vem-se tornando um importante diferencial competitivo, com o qual as empresas se devem preocupar. O objetivo geral deste estudo é contribuir para o melhor entendimento da formação dos custos referente à reciclagem de papel, analisando todas as fases do processo, desde a geração do resíduo até sua chegada na indústria recicladora. Para seu desenvolvimento, foi utilizada a metodologia de estudo de caso de uma empresa nacional e utilizaram-se dados históricos dos anos de 2000 a 2005. Foram analisados os custos das diferentes áreas da empresa e todos os cálculos foram desenvolvidos pelo método conhecido como custeio direto ou variável. Os resultados evidenciaram a fragilidade econômica do mercado de aparas e a necessidade do uso da contabilidade de custos como instrumento de gestão. Concluiu-se que devido a todos os problemas internos e externos que envolvem o mercado de aparas no Brasil, as empresas do setor terão poucas chances de sobreviver no cenário atual.
Referências
De Caroli, A.A. 2004. Utilização do Custeio Direto Padrão como base para a Determinação do Preço de Transferência, Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Ferreria, A.B.H. 2003. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Ed. Positivo, Curitiba.
Horngren, C.T.; Foster, G. & Datar, S.M. 2000. Contabilidade de Custos. Ed. LTC, Rio de Janeiro.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Banco de Dados. 2004. Disponível em: < www.ibge.gov.br > Acesso em cinco de maio de 2005.
Maher, M. 2001. Contabilidade de Custos – Criando Valor Para a Administração. Ed. Atlas, São Paulo.
Marion, J.C. 2005. Contabilidade Empresarial. Ed. Atlas, São Paulo.
Martins, E. 2003. Contabilidade de Custos. Ed. Atlas, São Paulo.
Silva-Filho, J.B. 2001. Aplicação do custeio padrão e custeio por atividades em sistemas de administração de produção concorrentes - estudo de caso com variáveis selecionadas. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Giovanni Botelho Colacicco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.