Influência do nível de intangibilidade no desempenho das companhias brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v24i0.421Palabras clave:
intangibilidade, desempenho corporativo, lucratividadeResumen
Os estudos científicos sobre ativos intangíveis vêm aumentando consideravelmente em
razão da possibilidade de que estes ativos possam estar associados com a composição do valor da empresa. A partir disso, a presente pesquisa buscou investigar a relação entre o grau de intangibilidade de companhias brasileiras com o desempenho corporativo, mensurado pelos indicadores de retorno dos ativos, retorno sobre o patrimônio líquido e retorno sobre os investimentos. A amostra foi constituída por empresas que apresentaram dados disponíveis para a realização do estudo e que estiveram ativas durante o período de 2008 a 2016. A pesquisa classifica-se como sendo descritiva e quantitativa. Para atingir os objetivos propostos nesta pesquisa foi utilizada a análise descritiva das variáveis e o Coeficiente de Spearman, a partir do qual se investigou a existência de relações entre os ativos intangíveis das companhias e o desempenho coorporativo. Além disso, as empresas foram agrupadas em intensamente tangíveis e intangíveis a partir da análise da mediana do grau de intangibilidade. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância dos ativos intangíveis no desempenho financeiro das empresas e que, mesmo não sendo, em muitos casos, reconhecidos nas demonstrações contábeis, estes ativos possuem um potencial para gerar benefícios econômicos futuros para as empresas. A análise de correlação também sugeriu que os ativos intangíveis possuem um potencial de benefícios econômicos para as entidades, podendo influenciar no nível de lucratividade das organizações.
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