Papel das Tic’s na atuação do supervisor e do gestor nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v15i0.240Palabras clave:
supervisor de ensino, gestor, ferramentas administrativas, disfunções, tecnologia da informação e comunicaçãoResumen
Esta pesquisa investigou a atuação do Supervisor de Ensino e do Gestor Escolar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, a fim de identificar as disfunções nos processos administrativos e pedagógicos que inviabilizam a efetiva aprendizagem dos alunos. Nesse estudo de caso, foram efetuados levantamentos diagnósticos de processos escolares, apoiando-se em ferramentas administrativas e das tecnologias da informação e comunicação. Foram propostas e executadas, com os pesquisados, ferramentas que possibilitam mais eficácia na atuação desses profissionais na gestão das escolas com a elaboração de um planejamento estratégico e a execução de Projetos de Melhorias, utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TIC). A metodologia apoiou-se em uma abordagem qualitativa e contou com a pesquisa bibliográfica. Os cenários da pesquisa foram duas escolas sob jurisdição da Diretoria de Ensino de Taubaté e os sujeitos pesquisados foram os supervisores, os diretores, os professores, os coordenadores e os funcionários dessas escolas. Foram utilizadas as ferramentas administrativas e tecnológicas: Árvore da Realidade Atual, Matrizes dos Projetos de Melhoria e Planilha (SPM).
Citas
ALMEIDA, M.E.B. A Educação a Distância na Formação Continuada de Gestores para Incorporação de Tecnologias na Escola. © ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 10, n. 2, p. 186-202, jun. 2009 – ISSN: 1676-2592.
ALMEIDA, A.I. Educomunicação: A Inserção e o Uso das Novas Tecnologias no Processo de Ensino no Centro de ensino médio 12 de Ceilândia. 2016.
APARICI, R.; OSUNA, S. Educomunicación y Cultura Digital. In: Educomunicación: Más alládel 2.0.Barcelona: Gedisa, 2010.
CARISSIMI, E; RECH, T.L. Inclusão Digital e Escolar em Espaços Propícios: Acessibilidade e Qualidade na Educação da Escola José Bonifácio. Projeto Interinstitucional de Captação de Recursos. Vera Cruz, 2010. (Não publicado).
COSTA, A.L. O Papel do Supervisor e a gestão da rede de escolas públicas da SEESP. 2011. Gestão para Supervisores. Redefor. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
COSTA, J.A.; FIGUEIREDO, S. Quadros de referência para o desempenho dos líderes escolares. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 21, n. 79, jun., 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010440362013000200002&Ing=em&nrm=iso> . Acesso em 12 out. 2015.
DRABACH, N.P.; MOUSQUER, L.M.A. Dos Primeiros Escritos Sobre Administração Escolar no Brasil aos Escritos sobre Gestão Escolar: Mudanças e Continuidades. Currículo sem Fronteiras, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, v. 9, n. 2, p. 258-285, jul./dez. 2009.
DOWNES, S. An Introduction to Connective knowledge. 2005. Disponível em:<http://www.downes.ca/post/33034> . Acesso em: 16 set. 2012.
FARBIARZ, A.; FERREIRA, E.M.; BEZERRA, W.S. A Educomunicação, como um campo de intervenção social e de investigação acadêmica. Revista Mídia e Cotidiano, v. 7, n. 7, p. 203-208, 2015.
GATTI, A.B. Análise das Políticas Públicas para Formação Continuada no Brasil, na última década. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, 2008.
HERNANDEZ, G.C.; GOMEZ, H.M.S. Relaciones entre recursos humanos y cultura organizacional. Un estudio empírico. Acta Colombiana de Psicología, 12 (2): 97-114, 2009.
JENKINS, H. et al. Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education For the 21st Century. 2011. Chicago: The MacArthur Foundation. Disponível em: http://www.newmedialiteracies.org/files/working/NMLWhitePaper.pdf. Acesso em: 25 jul. 2012.
LAGARTO, J.R. Inovação, TIC e Sala de Aula. In: CAVALHEIRI, A.; ENGEROFF, S. N.; SILVA, J. C.. As novas tecnologias e os desafios para uma educação humanizadora. Santa Maria: Biblos, 2013. p. 133-158.
MIURA, I.K. Elementos para um novo modelo de Supervisão Regional. 2011. Gestão para Supervisores. Redefor. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
MORAN, J.M.; MASETTO, M; BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus Editora, 2000.
QUAGLIO, P. Gestão da educação e dialogicidade problematizadora. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE. v. 25, n. 1, p. 139-153, jan./abril. 2009. Disponível em: Acesso em: 26 de out. 2012.
SÃO PAULO. Resolução SE 70, de 26 de outubro de 2010. Dispõe sobre os perfis profissionais, competências e habilidades requeridos dos educadores da rede pública estadual e os referenciais bibliográficos que fundamentam os exames, concursos e processos seletivos. Disponível em: < http://www.legislacao.sp.gov.br/legislacao/index.htm> . Acesso em: 15 fev. 2016.
______. Decreto N. 57.141, de 18 de julho de 2011. Reorganiza a Secretaria da Educação e dá providências correlatas. Disponível em: <http://www.legislacao.sp.gov.br/legislacao/index.htm>. Acesso em: 17 fev. 2016.
SAVIANI, D. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia. In: FERREIRA, N. S.C. (Org.). Supervisão Educacional para uma escola de qualidade. São Paulo: Cortez, 1999.
SCHÖN, D.A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SOARES, I.O. Mas, afinal, o que é educomunicação. Núcleo de Comunição e Educação da Universidade de São Paulo, p. 1, 2010.
______. Conceito de Educomunicação e Suas Possibilidades. Disponível em: . Acesso em: 3 mar. 2011.
VEIGA, C.G. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.
YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Adriana Benedita Soares de Lima, Glauco D'anderson Setimo Ferreira, Maria Aparecida Campos Diniz de Castro, Helimara Vinhas Siqueira Pinto
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.