Gestão de E-learning: a decisão pela produção de cursos nas organizações
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v9i0.129Palabras clave:
E-Learning, desenvolvimento de pessoas, T&DResumen
Esse artigo tem por objetivo apresentar uma proposta para a gestão de programas de E-Learning que auxilie o profissional responsável pela área de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações a tomar as melhores decisões no que diz respeito à contratação de empresas terceirizadas para desenvolver o projeto ou atuar com equipes internas de produção. Para isso são apresentados os principais componentes que envolvem um programa de E-Learning e quais desses componentes são decisivos na composição de custos e, portanto, no processo de tomada de decisão para fins de contratação de serviços.
Citas
AldrichL, C. 2009. Learning online with games, simulations, and virtual worlds. Jossey-Bass, San Francisco.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - ABED. 2010. Censo ead.br. Pearson Education do Brasil, São Paulo.
Behar, P.A. 2009. Modelos pedagógico em educação a distância. Artmed, Porto Alegre.
Behar, P.A. 2013. Competências em Educação a distância. Penso, Porto Alegre.
Clark, R.C.C. & MAYER, R.E. 2003. E-learning and the Science os instruction: proven guidelines for consumers and designer os multimídia leraning. Pfeiffer, San Francisco.
Christensen, C.; Horn, M. & Johnson, C. 2009. Inovação na Sala de Aula: Como a Inovação de Ruptura Muda a Forma de Aprender. Artmed, Porto Alegre.
Dutra, J.S. 2011. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. Atlas, São Paulo.
Dutra, J.S.; Fleury, M.T.L. & Ruas, R. 2010. Competências: conceitos, métodos e experiências. Atlas, São Paulo.
Fernandes, B.H.R. 2006. Competências e desempenho organizacional: o que há além do Balanced Scorecard. Saraiva, São Paulo.
Gardner, H. 1995. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Artmed, Porto Alegre.
Langhi, C. 2010. E-learning e aprendizagem significativa. Estratégica 10(2).
Lee, W.W. & Owens, D.L. 2004. Multimedia-based instructional design: computer based training, web-based training, distance broadcast training, performance-based Solutions. Pfeiffer, San Francisco.
Litto, F.M. & Formiga, M. 2009. Educação a distância: o estado da arte. Pearson, São Paulo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Helena Gemignani Peterossi, Celi Langhi, Marcos Crivelaro, Sergio Eugenio Menino
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.