O ensino da contabilidade para não contador: como os estudantes de administração e economia aprendem
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v17i0.300Keywords:
administração, contabilidade, economia, aprendizado, eficáciaAbstract
O Ministério da Educação (MEC) institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, as quais determinam que essas graduações devem possibilitar a formação do profissional, com pelo menos competências e habilidades em equacionar soluções, pensar estrategicamente e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão. Sob esse aspecto, este estudo objetivou, principalmente, observar na percepção dos discentes quais são as formas de aprendizado que lhes são favoráveis para aquisição de conhecimentos alusivos à Contabilidade. A pesquisa foi realizada por meio de uma pesquisa de campo em 4 renomadas Universidades do Brasil, situadas em Curitiba, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. Foi utilizado um questionário contendo perguntas com afirmações positivas e negativas. O programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 20.0 foi utilizado para processamento dos dados obtidos, cujas análises foram submetidas ao teste Mann Whitney. Os resultados mostram que, na percepção dos alunos, o aprendizado em Contabilidade é mais eficaz quando o ensino está associado à resolução de exercício e atividades práticas.
References
ANDERE, M.A. Aspectos da formação do professor de Ensino Superior de Ciências Contábeis: uma análise dos programas de Pós-Graduação. 2007. Dissertação (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2007.
BRASIL. Lei n.9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf> . Acesso em: 9 set. 2014a.
______. Decreto n. 61.934, de 22 de dezembro de 1967. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Técnico de Administração... Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Antigos/D61934.htm> . Acesso em: 13 ago. 2014b.
______. Ministério da Educação. Decreto-Lei n.5.773, de 9 de maio de 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br> . Acesso em: 10 out. 2014c.
______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES n. 4, de 13 de julho de 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf> . Acesso em: 21 nov. 2014d
______. Ministério da Educação. Resolução CNE/CES n. 4, de 13 de julho de 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf> . Acesso em: 21 nov. 2014e
______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu> . Acesso em: 20 out. 2014f
CASTRO, A.D.; CARVALHO, A.M.P. (Orgs.). Ensinar a ensinar: didática para a Escola Fundamental e Média. 3. reimp. São Paulo: Thomson Learning, 2006.
IUDÍCIBUS, S. Teoria da Contabilidade. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
______.; MARION, J.C. Curso de Contabilidade para não contadores: para as áreas de Administração, Economia, Direito e Engenharia. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LOBOSCO, I.F. Caso-problema no ensino de Contabilidade Introdutória: um estudo da percepção dos alunos do curso de graduação quanto à sua aplicabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, 2007.
LUCCHESI, M.A.S. Universidade no limiar do Terceiro Milênio: desafios e tendências. Santos: Universitária Leopoldianum, 2002.
______. O ensino da contabilidade.2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
______. Contabilidade básica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
MARION, A.L.C. Métodos de ensino para cursos de administração: uma análise da aplicabilidade e eficiência dos métodos. 2007. Dissertação. Mestrado em Administração de Empresas. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
______. Análise das demonstrações contábeis: contabilidade empresarial. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MARION, J.C. Contabilidade empresarial. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
______.; SOARES, A.H. Contabilidade como instrumento para tomada de decisões. Campinas: Alínea, 2000.
MARTINS, E. Contabilidade de Custos.10. ed. São Paulo: Atlas,2010.
MARTINS, G.A.; THEÓPHILO, C.R. Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MASETTO, M.T.. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MEGLIORINI, E., et al. Ética na Contabilidade de Custos: dilemas dos profissionais da Contabilidade de Custos. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 1, set./dez., 2008.
RIBEIRO, O.M. Contabilidade de Custos fácil. 6.ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
______. Estrutura e análise de balanços fácil. 6.ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
SANTOS, F.A. Estudo comparativo dos Cursos Superiores de Contabilidade no Brasil e na Argentina. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.
SIEGEL, S. Estatística não paramétrica para as ciências do comportamento. Tradução Alfredo Alves de Farias. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1975.
SUANNO, M.; RAJADELL, M. (Orgs.). Didática e formação de professores: perspectivas e inovações. Goiânia: CEPED Publicações e PUC Goiás, 2012.
WARREN, C.S.; REEVE, J.M.; FESS, P.E. Financial & managerial accounting. 4. ed. Cincinnati: South - Western College Publishing, 1994.
VELLANI, C.L.; MACIEL, A.M. Ensinar Contabilidade: tradicional ou balanços sucessivos? Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 5, n. 2, art. 1, p. 1-20 ISSN 1981-8610, maio/ago. 2011. Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2014.
ZGAIB, A.O. Didáctica de la contabilidad. La pared. FACES, v. 13, n. 29, p. 35-62, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista CientÃfica Hermes - FIPEN
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.