Redesenhando uma interlocução entre sistema de informação e ética: um estudo exploratório numa empresa de autopeças

Autores

  • José Ultemar da Silva Universidade Nove de Julho
  • Neuza Abbud Prado Garcia Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v8i0.77

Palavras-chave:

ética, consumidor, organização, sistema de informações e lucratividade

Resumo

Realizou-se este estudo por meio de uma abordagem quantitativa que permitisse uma análise descritiva dos dados acerca das atitudes éticas nas organizações e que também propiciasse uma análise crítica dos sistemas de informações no cotidiano de uma organização fabricante de autopeças. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa a fim de verificar a postura das empresas ao recuperar as falhas junto aos clientes e consumidores. A coleta e análises das informações se deram a partir da aplicação de um questionário junto a consumidores e gestores de uma empresa de autopeças, que permitiram compreender os problemas que as empresas ainda enfrentam em termos da ausência da postura ética junto ao mercado e as lacunas dos sistemas de informações em relação às falhas e reclamações.

Biografia do Autor

José Ultemar da Silva, Universidade Nove de Julho

Pós-Doutor em Ciências Sociais Aplicadas pela USP (Universidade de São Paulo). Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Neuza Abbud Prado Garcia, Universidade Nove de Julho

Doutora em Psicologia Social pela USP (Universidade de São  Paulo).

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Publicado

2013-06-28

Como Citar

da Silva, J. U., & Garcia, N. A. P. (2013). Redesenhando uma interlocução entre sistema de informação e ética: um estudo exploratório numa empresa de autopeças. Revista Científica Hermes, 8. https://doi.org/10.21710/rch.v8i0.77

Edição

Seção

Artigos