Redesenhando uma interlocução entre sistema de informação e ética: um estudo exploratório numa empresa de autopeças
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v8i0.77Palavras-chave:
ética, consumidor, organização, sistema de informações e lucratividadeResumo
Realizou-se este estudo por meio de uma abordagem quantitativa que permitisse uma análise descritiva dos dados acerca das atitudes éticas nas organizações e que também propiciasse uma análise crítica dos sistemas de informações no cotidiano de uma organização fabricante de autopeças. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa a fim de verificar a postura das empresas ao recuperar as falhas junto aos clientes e consumidores. A coleta e análises das informações se deram a partir da aplicação de um questionário junto a consumidores e gestores de uma empresa de autopeças, que permitiram compreender os problemas que as empresas ainda enfrentam em termos da ausência da postura ética junto ao mercado e as lacunas dos sistemas de informações em relação às falhas e reclamações.Referências
Brown, M.T. 1990. Working Ethics. Ntal. Book Network,
Drucker, P.F. 1999. Administrando para o futuro: os anos 90 e a virada do século. Pioneira, São Paulo.
Figueiredo, P.N. 2003. Aprendizagem Tecnológica e Performance Competitiva. Editora FGV, Rio de Janeiro.
Fleury, M.T.L. 2002. As Pessoas na Organização. Gente, São Paulo.
Fleury, M.T.L. & Oliveira Júnior, M.M. 2002. Aprendizagem e gestão do conhecimento. In:Fleury, M.T.L. (Org), As Pessoas na Organização. Gente, São Paulo.
Kotler, P. 2000. Administração de Marketing. Prentice Hall, São Paulo.
Kotler, P. & Armstrong, G. 2006. Princípios de Marketing. Prentice Hall, São Paulo.
Nonaka, I. & Takeuchi, H. 1997. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 358p, 1997.
Platão. 2003. A República. Martin Claret, São Paulo.
Russel, P. 1995. O despertar da Terra: o cérebro global. Cultrix, São Paulo.
Severiano Filho, C. 1995. O enfoque vetorial da produtividade em um sistema de avaliação para a manufatura avançada da indústria de alimentos. Tese de doutorado, Florianópolis.
Silva, J.U. 2008. Gestão das Relações Econômicas Internacionais. Cengage, São Paulo.
Silva, J.U. 2009. Consciência e Desenvolvimento Sustentável nas Organizações. Elsevier, Rio de Janeiro.
Srour, R.H. 2008. Poder, Cultura e Ética nas Organizações. Elsevier, Rio de Janeiro.
Terra, J.C.C. & Gordon, C. 2011. Portais Corporativos: a revolução na Gestão do Conhecimento. Ed. Negócio, São Paulo.
Vasconcelos, M.C.R.L. 2000. Cooperação universidade/empresa na pós-graduação: contribuição para a aprendizagem, a gestão do conhecimento e a inovação na indústria mineira. Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 José Ultemar da Silva, Neuza Abbud Prado Garcia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.