O novo perfil do mercado de consumo brasileiro: em ensaio sobre a capacidade de indução do estado

Autores

  • Ronaldo Rangel

DOI:

https://doi.org/10.21710/rch.v7i0.59

Palavras-chave:

estado logístico, mercado de consumo, indução

Resumo

Este artigo pretende discutir o papel indutor do Estado na formação do novo perfil do mercado de consumo brasileiro. Apresenta as características do Estado logístico estabelecido como resposta ao declínio de estruturas tradicionais de Estado, impondo novas formas de análise e observação para estabelecimento de estratégias organizacionais.

Referências

Gomes, L.F.; Araya, M.C. & Carignano, C. 2004. Tomada de decisão em cenários complexos: introdução aos métodos discretos do apoio multicritério à decisão. Pioneira Thompson Learning, São Paulo.

Iida. I, 1993. Planejamento Estratégico Situacional. Revista Produção 3(2):113 -125.

Nogueira Batista, P. 1995. O Consenso de Washington: A Visão Neoliberal dos Problemas Latino-Americanos. Caderno Dívida Externa, São Paulo.

Nunes, E. 2010. A gramática política do Brasil: clientelismo, corporativismos e insulamento burocrático. Garamond, Rio de Janeiro.

Porter, M. & Kramer, M. 2006. Estratégia e sociedade: o elo entre a vantagem competitiva e a responsabilidade social empresarial. Harvard Business Review 84(12):78-92.

Rangel, R. 2002. Classes Médias e Projeto Nacional: elementos para a construção de uma agenda compromissada com o futuro. Archetypon 36:32-47.

Saaty, T.L. 1980. The Analytic Hierarchy Process. McGraw-Hill, New York.

Santos, M.M.; Coelho, G.M.; Santos, D.M. & Fellows Filho, L. 2004. Prospecção de tecnologias de futuro: métodos, técnicas e abordagens. Parcerias Estratégicas 19:189-229.

Solomon, M. 2002. O comportamento do consumidor. Bookman, Porto Alegre.

Acesso em 29 de março de 2012.

Acessoem 29 de março de 2012.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Como Citar

Rangel, R. (2012). O novo perfil do mercado de consumo brasileiro: em ensaio sobre a capacidade de indução do estado. Revista Científica Hermes, 7. https://doi.org/10.21710/rch.v7i0.59

Edição

Seção

Artigos Temáticos