Análise estocástica da viabilidade econômica de uma SPINOFF do setor de irrigação
DOI:
https://doi.org/10.21710/rch.v26i0.493Palavras-chave:
Spin-off acadêmica, irrigação localizada, viabilidade econômicaResumo
O objetivo geral deste trabalho é apresentar uma análise de viabilidade econômica para
uma Spin-off acadêmica, advinda de um projeto de pesquisa de inovação tecnológica, que dê suporte à tomada de decisão dos pesquisadores que pretendem empreender e ainda auxilie os incentivos à adoção de uma cultura empreendera no âmbito da universidade. Uma Spin-Off pode ser compreendida como empresas fundadas na intenção de explorar alguma propriedade intelectual gerada em instituições acadêmicas. A metodologia adotada para investigação e alcance do objetivo proposto foi o estudo bibliográfico, documental e quase-experimental, com caráter exploratório e descritivo da pesquisa denominada: “Processo utilizando o CO2 para dissolução de precipitados de carbonatos em sistemas de irrigação”. Os requisitos de atendimento aos critérios de viabilidade econômica foram apurados por meio dos cálculos de VPL, TIR e payback, tendo em vista um horizonte de cinco anos e uma taxa mínima de atratividade (TMA) de 20%. Junto à análise, atentou-se aos quesitos da inovação tecnológica, pois esta possui uma alta sensibilidade com relação ao mercado. Assim, adicionalmente aos métodos tradicionais de viabilidade, realizou-se uma simulação de Monte Carlo, que permite analisar os resultados estatisticamente, em termos de probabilidade. Os resultados obtidos por intermédio desta análise foram positivos. Além disso, contribuem para sanar as dúvidas de pesquisadores com relação à viabilidade da sua tecnologia.
Referências
Araújo, M. H., Lago, R. M., Oliveira, L. C. A., Cabral, P. R. M., Cheng, L. C., Borges, C. & Filion, L. J. (2005). Spin-Off acadêmico: criando riquezas a partir de conhecimento em pesquisa. Quím. Nova, 28(suplemento), 26-35. Recuperado em 13 nov. 2018, dehttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422005000700006.
Araújo, P. T. M., & Távora Júnior, J. L. (2010). Análise de viabilidade econômico/financeiro de implantação de projetos de inovação tecnológica. In Anais do XVIII Conic e II Coniti. Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Tecnologia e Geociências.
Barbosa, A. L. N., Vieira, L. P. O., Oliveira, Y. J., & Loureiro, J. P. B. (2015). Competitividade e viabilidade econômica: uma análise entre sistemas de produção de dendê em Tailândia/Pará. Custos e Agronegócio online, 11(1), 2-22. Recuperado em 10 de nov., 2018, de http://www.custoseagronegocioonline.com.br/edicoes.html.
Cirino, J. F., Ferreira, M. A. M., & Faria, L. V. P. (2017). Viabilidade econômica sob condições de risco da implantação de biodigestor para geração de energia elétrica a partir da suinocultura: estudo de caso para um sítio em Minas Gerais. Custos e Agronegócio online, 13 (Edição Especial), 155-182. Recuperado em 10 de nov., 2018, de http://www.custoseagronegocioonline.com.br/edicoes.html.
Damodaran, A. (2014). Applied Corporate Finance (4th ed). New York: Wiley.
Decreto n. 3.000, de 26 de março de 1999. Regulamenta a tributação, fiscalização, arrecadação e administração do Imposto de Renda e Proventos de Qualquer natureza. Diário Oficial da União: Brasília, DF.
Duarte, F. V., Schwabe, W. K., & Vieria. E. O. (2010) Influência da aplicação de gás carbônico na redução de precipitação de carbonatos em sistema de irrigação localizada (Tese de doutorado). Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Feliciani, A. V., Souza, A. M., & Souza, F. S. (2015). Métodos estocásticos de previsão dos preços da soja no Brasil. Custos e Agronegócio online, 11(1), 263-280. Recuperado em 10 de nov., 2018, de http://www.custoseagronegocioonline.com.br/edicoes.html.
Hoffman, R., & Ney, M. G. (2010). Estrutura fundiária e propriedade agrícola no Brasil: Grandes regiões e unidades da federação (de 1970 a 2008). Brasília, Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (2010). Censo Demográfico. Rio de Janeiro IBGE. Recuperado em 2 de agosto, 2018, de https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/montes-claros/panorama
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2006). Censo Agropecuário. Rio de Janeiro, IBGE. CD-ROM.
Lei n. 7.689, de 15 de dezembro de 1988. Institui contribuição social sobre o lucro das pessoas jurídicas e dá outras providências. Diário Oficial da União: Senado Federal. Brasília, DF.
Lei n. 10.637, de 30 de dezembro de 2002. Dispõe sobre a não cumulatividade na cobrança da contribuição para os Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), nos casos que especifica; sobre o pagamento e o parcelamento de débitos tributários federais, a compensação de créditos fiscais, a declaração de inaptidão de inscrição de pessoas jurídicas, a legislação aduaneira, e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF.
Lei n. 10.833, de 29 de dezembro de 2003. Altera a Legislação Tributária Federal e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, DF.
Lima, C. B. (2009). Tratamento de desobstrução do sistema de irrigação por gotejamento para aplicação de efluente de aquicultura (Tese de doutorado). Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, RN, Brasil.
Martelanc, R., Trizi, J. S., Pacheco, A. A., S., & Pasin, R. M. Utilização de metodologias de avaliação de empresas: resultados de uma pesquisa no Brasil. In Seminário em Administração – Semead, VIII, São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia e Administração, São Paulo.
Massari, M., Gianfrati, G., & Zanetti, L. (2016). Corporate valuation: Measuring the value of companies in turbulent times. Nova Jersey, EUA: John Wiley & Sons.
Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação – NTQI. (2012). Ferramenta de análise de investimentos em projetos inovadores de base tecnológica. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.
Pereira, S. M., Lobo, D. S., & Rocha JR, W. F. (2009). Custos e análise de investimento para transporte de dejetos suínos com posterior geração de bioenergia no município de Toledo, PR. Custos e Agronegócio online, 5(2), 81-103. Recuperado em 10 de nov., 2018, de http://www.custoseagronegocioonline.com.br/edicoes.html
Pires, R. C. M., Arruda, F. B., Sakai, E., Calheiros, R. O., & Brunini, O. (2008). Agricultura Irrigada. Revista Tecnologia & Inovação Agropecuária, 1(1), 98-111.
Porter, M. E. (2004). Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência (2a ed.). Rio de Janeiro, RJ: Elsevier.
Pressman, L. (2001). AUTM Licensing Survey 2000. Northbrook: Association of University Technology Managers.
Shane, S. A. (2004). Academic Entrepreneurship: University Spin-offs and Wealth Creation. Northampton: Edward Elgar.
Strapasson, F., Pavloski, P. R., Moreira, A. S., Amaro, H. D., & Souza, A. Viabilidade do Eucalyptus Grandis para a produção de lenha: uma análise utilizando a metodologia multi-índice. Custos e Agronegócio online, 14(1), 276-297. Recuperado em 10 de nov. 2018, de http://www.custoseagronegocioonline.com.br/edicoes.html
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alexandre Teixeira Norberto Batista, Handerson Leonidas Sales, Francinete Veloso Duarte

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.